Governo do Estado inaugura hangar da Companhia de Aviação de Joinville - Segurança - A Notícia

Versão mobile

 

Segurança13/04/2018 | 09h07Atualizada em 13/04/2018 | 09h08

Governo do Estado inaugura hangar da Companhia de Aviação de Joinville

Investimento é de R$ 607 mil e espaço permitirá economia com manutenção porque a aeronave ficará protegida

Governo do Estado inaugura hangar da Companhia de Aviação de Joinville Divulgação/Divulgação
Foto: Divulgação / Divulgação

 O comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Araújo Gomes Júnior, e a secretária executiva da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Joinville, Simone Schramm, inauguram nesta sexta-feira, às 10 horas, o hangar da 2ª Companhia do Batalhão de Aviação da Polícia Militar, em Joinville. O investimento do Governo do Estado é de R$ 607 mil. Anexo ao heliponto e homologado junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), permitirá economia com manutenção porque a aeronave ficará protegida das chuvas, granizo e umidade.

- A aeronave que atende a cidades de toda a região Norte é a única no Estado a ter um hangar próprio e isso é resultado de um conjunto de esforços dentro do governo. Acredito que as pessoas que nela trabalham, para a proteção da sociedade ou para o salvamento, terão mais segurança operacional - comenta Simone Schramm.

Com capacidade para sobrevoar Joinville em três a sete minutos, o Águia 1 realizou mais de 535,55 horas de voo em 2017. Foram 249 pessoas socorridas e 122 detidas além do auxílio na recuperação de 91 veículos e na apreensão de 25 armas de fogo. A aeronave tem espaço para seis passageiros, além de farol de busca noturna para operações especiais.

- A construção do hangar é um sonho antigo porque durante 15 anos operamos em condições não ideais de proteção da aeronave, um dos bens materiais mais caros do Estado," destaca o comandante da 2ª Companhia de Aviação, Alessandro Machado. O quartel possui 25 policiais militares, sendo oito pilotos, 13 tripulantes multimissão e quatro auxiliares administrativos.

Homenagem

O hangar terá como patrono o tenente-coronel Asteróide da Costa Arantes, pioneiro da aviação na Polícia Militar de Santa Catarina. Nascido em 1903, em Palhoça, na Grande Florianópolis, foi um dos pioneiros ao obter o diploma de piloto aviador civil, em 1938, quando detinha a patente de capitão. A fundação do Aeroclube de Santa Catarina é de 1937 e o de Joinville surgiu em 1938. Depois de aposentado como coronel pela reserva remunerada em 1946, foi nomeado delegado especial de polícia em Joinville onde fixou residência. Morreu em dezembro de 1961 e seu corpo está sepultado no Cemitério Municipal.

 
A Notícia
Busca