Polícias e Celesc realizam operação em residencial na zona Sul de Joinville - Segurança - A Notícia

Versão mobile

Segurança30/11/2017 | 11h09Atualizada em 30/11/2017 | 21h29

Polícias e Celesc realizam operação em residencial na zona Sul de Joinville

O objetivo foi combater possíveis furtos de energia elétrica (conhecidos como gatos)

Polícias e Celesc realizam operação em residencial na zona Sul de Joinville Divulgação/Divulgação
Operação ocorreu na manhã desta quinta-fera Foto: Divulgação / Divulgação
A Notícia
A Notícia

Uma operação movimentou a zona Sul de Joinville na manhã desta quinta-feira. A ação, conjunta entre a Polícia Civil, Militar, IGP e a Celesc, ocorreu na rua Juliano Busarelo, bairro Boehmerwald. O objetivo foi combater possíveis ligações irregulares de energia elétrica (conhecidos como gatos) em alguns apartamentos do Residencial Trentino 2. 

Leia as últimas notícias de Joinville e região em AN.com.br

Por volta das 6 horas, um grande número de policiais e técnicos da Celesc chegaram ao local. Após entrar averiguação nos imóveis, a Polícia Civil autuou cinco pessoas em flagrante pelo crime e duas pessoas foram conduzidas à Central de Polícia por posse de drogas. Para garantir a segurança durante a operação, a empresa de energia acionou a PM e também a Polícia Civil.

Segundo delegada regional, Tânia Harada, as equipes chegaram até os apartamentos a partir de um mapeamento da companhia de energia de onde estariam ocorrendo esses furtos de luz, que é um crime previsto no Código Penal. Nos apartamentos onde havia um responsável e ficou constatado o delito, os policiais fizeram o flagrante. 

Operação em residencial na Zona Sul de Joinville
Foto: Gabriela Florêncio / A Notícia

— Entretanto, essa comprovação da ocorrência de furto não era feito de imediato, na hora. À medida que a Celesc apontava a ocorrência de furto, a Polícia Civil e a Militar se deslocavam para os apartamentos, efetuavam a prisão em flagrante, caso encontravam alguém nas residências, e as buscas (no interior do apartamento) porque se tratava de situação flagrancial — afirma a delegada.

Nos casos onde houve comprovação do furto, mas não foi localizado o responsável pelo imóvel, será investigado por meio de inquérito policial. Ainda de acordo com Tânia, esta foi a primeira operação desta natureza envolvendo as três instituições. 

Conforme o tenente-coronel Luís André Pena Viana de Oliveira, comandante do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), policiais militares da unidade, com apoio da companhia de patrulhamento tático e da cavalaria, foram até o residencial para garantir a segurança da área externa e internado do residencial. 

— Foi feito uma varredura em todo o Trentino 2, que é uma parte daquele complexo. Nós garantimos a segurança ali, nos apartamentos, na parte externa e do pátio, foi mobilizado aproximadamente 60 policiais militares — explica o comandante. 

Em nota, a  Celesc  informou que, das aproximadamente 290 unidades consumidoras (UC) do condomínio, 43 sofreram intervenções, sendo que, 7 foram caracterizadas como furto de energia elétrica. Nas outras 36 foram identificadas irregularidades diversas. Após a ação, cinco pessoas foram encaminhadas para a delegacia de polícia. 

O chefe da agência regional de Joinville, engenheiro Jean Eduardo Costanzi, afirma que a Celesc de Joinville tem mapeadas todas as regiões com probabilidade de furtos de energia da cidade. A partir disso, a Empresa está em tratativas com os órgãos de segurança para que ocorram outras operações desta natureza.  Jean enfatiza que as ações serão estruturadas de acordo com a necessidade. "Além dos procedimentos que a empresa já realiza por conta de fraudes, nestes casos a presença da autoridade policial garante a segurança dos nossos empregados durante a operação e principalmente a responsabilização criminal dos fraudadores", conclui.   

Leia também:
Litoral lidera o número de mortes violentas no Norte de SC 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaCarro roubado é recuperado na BR 101 em Joinville https://t.co/XhqLsM0b0S #LeianoANhá 1 horaRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaCarro roubado é recuperado na BR 101 em Joinville https://t.co/Q3DU6JFdyl #LeianoANhá 1 horaRetweet
A Notícia
Busca