Com liberações, Complexo Prisional de Florianópolis recebe novos presos - Segurança - A Notícia

Versão mobile

Sistema prisional21/07/2017 | 12h30Atualizada em 21/07/2017 | 12h33

Com liberações, Complexo Prisional de Florianópolis recebe novos presos

Seis detentos de Palhoça foram encaminhados para a Capital na noite desta quinta-feira com a saída de presos para a liberdade provisória

Com liberações, Complexo Prisional de Florianópolis recebe novos presos Cristiano Estrela/Agencia RBS
Seis novos presos chegaram na unidade nesta quinta-feira à noite Foto: Cristiano Estrela / Agencia RBS

A liberação de seis detentos na tarde de quinta-feira no Complexo Prisional da Agronômica, em Florianópolis, possibilitou o Departamento de Administração Prisional (Deap) receber novos presos durante a última noite. Uma viatura do órgãos buscou as seis pessoas que estão detidas na delegacia de Palhoça, na Grande Florianópolis. A Secretaria de Justiça e Cidadania (SJC) diz que só serão aceitos novos detentos a partir da saída de ocupantes. A atual limitação imposta pela Justiça no complexo é de 1.090 vagas. Desde quarta-feira o Estado informou que não receberia mais pessoas na unidade.

Na Central de Plantão Policial (CPP) da Capital, no entanto, na manhã desta sexta-feira ainda havia 12 presos que aguardavam transferência para a unidade. O local tem espaço apenas para duas pessoas. Diferente de São José e Palhoça, onde não há audiência de custódia, em Florianópolis os presos em flagrante precisam passar pela Justiça em até 24 horas após serem detidas para a confirmação ou não da prisão. Em São José, oito presos aguardam transferência para o Complexo.

Em nota, o Tribunal de Justiça (TJ) disse nesta quinta-feira que a determinação para o Fórum da Capital é para a continuidade das audiências de custódia, mesmo que o Deap não esteja presente. O TJ diz que as sessões devem ocorrer com consignação em ata da impossibilidade de sua efetivação pela ausência dos presos. O juiz responsável, neste caso, também deverá comunicar o Ministério Público sobre o fato.

A tendência é que durante esta sexta-feira novos presos ganhem liberdade no Complexo da Agronômica. Segundo o secretário-adjunto de Justiça e Cidadania, Leandro Soares Lima, em entrevista à rádio CBN Diário, a preferência pela transferência dos presos de Palhoça foi por conta do tempo que os presos estavam na unidade.

No final da manhã desta sexta-feira o governador Raimundo Colombo (PSD) se reuniu com o secretário de segurança pública, César Grubba, e o delegado-geral da Polícia Civil, Artur Nitz, para debater o problema.

Fechamento da unidade dois dias após denúncia

A decisão do Estado de não receber mais presos no Complexo de Florianópolis veio dois dias após denúncia da repórter Talita Rosa, na RBS TV, de que o Deap mantém listas paralelas de presos, o que indica a presença de um número maior de detentos dentro da unidade do que os documentos oficiais dizem. O secretário-adjunto da SSP negou que os fatos tenham relação.

A SJC aponta para a resistência dos municípios em receberem novas unidades prisionais como o principal motivo para a falta de novas vagas. Quatro cidades da Grande Florianópolis e do Sul do Estado travam batalhas jurídicas contra a secretaria por discordarem dos projetos de presídios ou penitenciárias. Em Imaruí, por exemplo, o processo se arrasta há quatro anos.

Também há disputas em Palhoça, Tijucas e São José. Nesta última, a prefeitura chegou a apontar sete terrenos como opção para o Estado, mas nenhum deles atendeu às expectativas do Departamento de Administração Prisional (Deap), a maioria por apresentar problemas ambientais.

Leia também:
Estado deixa de enviar presos ao Complexo Penitenciário de Florianópolis
Audiências de custódia são suspensas em Florianópolis
TJ-SC vai apurar se Deap esconde número real da Penitenciária da Capital
Leia todas as notícias do Diário Catarinense

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaPRF apreende 30 mil maços de cigarros contrabandeados na BR-282, no Meio-Oeste de SC https://t.co/2GjvBXeb1z #LeianoANhá 53 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaConheça Matheus Song, o joinvilense eleito Mister Brasil 2017 https://t.co/XQaDCtibNX #LeianoANhá 2 horas Retweet
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros