Saavedra: Águas de Joinville cumpre 78% da meta orçada - Segurança - A Notícia

Versão mobile

Portal27/02/2017 | 08h01

Saavedra: Águas de Joinville cumpre 78% da meta orçada

Desempenho só não foi melhor porque os investimentos em água ficaram em 71%

A Águas de Joinville deu um salto no cumprimento das metas de investimento no ano passado, mas ainda não foi desta vez que a companhia municipal atingiu a marca de 100% ou mesmo os 90% definidos como objetivo.

Em 2015, a Águas conseguiu cumprir apenas 45% do orçado. Em 2016, chegou a 78%, conforme relatórios preliminares da Amae, a agência de regulação. O desempenho só não foi melhor porque os investimentos em água ficaram em 71%, com o esgoto puxando a média para cima.

A versão disponível no site da agência é resumida e não traz valores. Este é o último acompanhamento da Amae porque a agência está em processo de extinção.

 Acessibilidade
O governo do Estado recorreu, mas não conseguiu derrubar no Tribunal de Justiça a liminar com determinação de melhorias na sede da Delegacia Regional de Polícia Civil, na rua Blumenau.

O Ministério Público cobrou melhorias na acessibilidade e decisão em primeira instância mandou adequar as áreas públicas em até oito meses. As  rampas são consideradas inclinadas demais, há rebaixamento das calçadas, escadas em corrimão etc.

Borrachudos
A Justiça negou indenização a associação de moradores da Estrada do Pico por causa de surto de borrachudos em 2005 na localidade de Pirabeiraba. A ação alegou que os serviços contratados pela Fundação 25 de Julho não teriam sido eficientes. Na decisão, foi provado a aplicação dos defensivos previstos em contrato, com fiscalização pela fundação. Portanto, o surto teria outro motivo.

Quase 2 mil
Pelas contas de Ninfo König (PSB), também empresário e aliado do prefeito Udo Döhler, são quase duas mil consultas de viabilidade à espera de análise na Secretaria de Meio Ambiente de Joinville. O vereador cobra uma força-tarefa para reduzir o estoque. Para ele, é demora demais para tão "singelo parecer administrativo".


Carnavais
Em relação às observações do ex-prefeito Carlito Merss sobre o Carnaval de Joinville, com relato sobre a presença de 40 mil pessoas nos desfiles de Carnaval realizados durante o seu mandato, a Secretaria de Comunicação do governo Udo alega que foram 40 mil pessoas em dois carnavais da gestão.  Quanto à suspensão do repasses para as escolas, a alegação foi de crise — não enfrentada por Carlito.


Antes que tome conta
O pessoal do Itinga, na zona Sul de Joinville, alerta sobre buraco no rua dos Esportistas, uma lateral da Waldemiro José Borges. Quanto mais demora o conserto, mais a cratera vai se espalhando pela pista de rolamento.

No prazo
O fato de os procedimentos terem sido realizados menos de um ano depois do ingresso da ação judicial, livrou o governo do Estado e a Prefeitura de Joinville de pagarem indenização a um grupo de mulheres por atraso na realização de cirurgias bariátricas. Na semana passada, o Tribunal de Justiça apontou que as cirurgias não eram emergenciais e há uma série de etapas a serem vencidas. Assim, foi mantida decisão de primeira instância.


Não andou
A cobrança de pedágios em rodovias estaduais continua distante. No final de 2015, o governo do Estado anunciou o interesse de conceder um lote de estradas, a serem definidas em estudo a ficar pronto no primeiro semestre de 2016. O diagnóstico foi feito, mas a proposta continua engavetada, sem previsão de leilão.


Até o fim
Rodrigo Fachni quer mudar a regra dos contratos temporários dos professores municipais. Hoje, o profissional trabalha um ano e pode ficar mais um. Mas se essa segunda prorrogação vencer durante o ano letivo, poderá permanecer até o final do período de aulas, se o projeto do vereador de Joinville for aprovado.


Porto
Com a saída de Paulo Corsi da presidência do Porto de São Francisco do Sul, atendendo ao convite de iniciativa privada, o diretor de logística, Arnaldo S.Thiago passa acumular também a presidência. A nomeação, publicada na sexta, vale a partir do dia 9. S.Thiago já comandou o porto e foi vice-prefeito de São Francisco do Sul entre 2001 e 2004.


De outros tempos...
Ao citar Udo Döhler como um dos nomes possíveis do PMDB para o governo do Estado, Eduardo Pinho Moreira tem trazido desconforto ao pessoal de Mauro Mariani. Mas não dá para culpar o vice-governador pela distância entre o prefeito e o deputado federal: os dois não chegaram a romper, mas nunca foram próximos.


Convenção do PMDB
Em 2013, quando Pinho derrotou Mariani por 87 votos na convenção do PMDB, Udo apoiou o vice-governador. No ano seguinte, o prefeito endossou o apoio a Colombo, enquanto Mariani ainda sonhava com a candidatura própria. Em 2016, Udo e o deputado tiveram uma conversa dura antes da eleições, mas mantiveram a relação, ainda que sem muita aproximação.


Fraldas
Rodrigo Coelho está fazendo uma série de perguntas sobre o fornecimento de fraldas geriátricas em Joinville. O produto, pelo menos em tamanho maior, está em falta desde novembro, segundo apurou a reportagem da RBS TV. O vereador do PSB quer saber qual o motivo da interrupção no abastecimento.

Leia mais notícias de Joinville e região no AN.com.br

Em março
Depois de cinco adiamentos, dois deles por pedido de vista, a análise da auditoria nos reajustes do transporte coletivo aplicados depois de 2007 deve ser concluída pelo TCE na próxima segunda, dia 6. Na primeira manifestação, o relator sugeriu a determinação de nova licitação e que fosse revisado o acordo assinado pelo governo anterior de reconhecimento da dívida com as empresas — o que, neste caso, já está sendo feito judicialmente.

Numa boa
Marco Tebaldi vê uma eventual aliança do PSDB com o PMDB em 2018 com o "maior prazer". Mas desde que a cabeça de chapa fique com os tucanos e os peemedebistas fiquem com a vice. Seria uma reciprocidade ao que o PSDB fez nos dois mandatos de Luiz Henrique, entre 2003 e 2010, abrindo mão da cabeça de chapa.


De fora
No final do governo anterior, o pronto-socorro do Hospital São José atendeu 4 mil pacientes de outras cidades. Naquele ano, 2012, o pessoal de fora representou 10% dos atendimentos no PS. No passado, foram 5,5 mil pacientes e a fatia subiu para 15%. Já entre os pacientes moradores de Joinville, não houve variação significativa, com 36 mil atendimentos por ano no hospital municipal de Joinville.

A NOTÍCIA

Notícias Relacionadas

Portal 25/02/2017 | 07h41

Saavedra: Joinville tem 12 roubos de carro por semana

Crime no qual a vítima está presente dobrou ao longo da última década

Portal 24/02/2017 | 07h12

Saavedra: Possível candidatura de Udo não muda planos de Mariani para 2018

Deputado federal se mantém como pré-candidato para o governo do Estado pelo PMDB

Portal 14/02/2017 | 07h01

Saavedra: Nova lei do transporte ilegal já fez dez notificações envolvendo o Uber

Antes da nova legislação, haviam sido 30 notificações aos carros de Uber em Joinville

Portal 07/11/2016 | 07h02

Justiça nega paralisação das obras de drenagem no rio Mathias

Ação judicial de moradores cobra laudos e estudos de impacto

Portal 06/10/2016 | 07h02

Saavedra: Corrida na Justiça para impedir a votação da LOT

Outras três ações devem ser protocoladas ainda esta semana para tentar suspender andamento da votação do projeto

Portal 29/09/2016 | 07h01

Saavedra: Último balanço mostra recuo no peso da folha de pagamento da Prefeitura de Joinville

A despesa mensal esteve em média em R$ 61 milhões nos últimos 12 meses

Portal 07/09/2016 | 07h04

Jefferson Saavedra: Aumentam os roubos de celulares em Joinville

No mês passado, foram 42 casos registrados apenas na Zona Sul

AN Portal 13/08/2016 | 07h31

Peso da folha será o maior desafio do próximo prefeito de Joinville

Ainda sem o reajuste de 2016, folha de pagamento está em R$ 790 milhões anuais

AN Portal 17/02/2016 | 09h23

Jefferson Saavedra: Fiscalização dos bombeiros militares atende a pedido do MP em Joinville

Bombeiros militares estão fiscalizando hotéis e pousadas na cidade

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaMeia emprestado ao JEC desejava permanecer até o fim do ano https://t.co/6vAh79SVPL #LeianoANhá 10 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaCiro Gomes faz palestra em Joinville nesta quinta-feira https://t.co/trvAIFHqxW #LeianoANhá 39 minutosRetweet
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros