Jefferson Saavedra: Oftalmologia lidera demanda de consulta cirúrgica em Joinville - Segurança - A Notícia

Vers?o mobile

 
 

AN Portal09/10/2015 | 09h13

Jefferson Saavedra: Oftalmologia lidera demanda de consulta cirúrgica em Joinville

Secretaria da saúde vai tentar liberação de recursos bloqueados

A oftalmologia lidera com folga a demanda em consultas e cirurgias em Joinville. Dos 110 mil procedimentos na fila da rede municipal, 15,8 mil estão com a especialidade. Parte da demanda será atendida em parcerias com a iniciativa privada, por meio dos editais de credenciamento. A ortopedia, que já chegou a ter 25 mil pacientes na fila, está em segundo, com 11,2 mil pessoas à espera de uma consulta ou de um exame. As pequenas cirurgias aparecem em seguida, com fila de 6 mil pacientes. Praticamente o mesmo número de pessoas espera por uma cirurgia classificada como geral. O quinto lugar na demanda da rede municipal é a cirurgia vascular, com 5 mil pacientes esperando atendimento.

Nas negociações com o Ministério Público sobre como atender a demanda das filas, a Secretaria de Saúde de Joinville vai solicitar a liberação de recursos bloqueados em ações judiciais na saúda para aplicação nas próprias demandas. O MP analisa o pedido.

Projeto da ponte

O edital para o projeto executivo da Ponte Joinville (Adhemar Garcia e Boa Vista) foi lançado ontem com valor máximo de R$ 3,9 milhões. Um passo importante, mas como as propostas das empresas concorrentes serão apresentadas em novembro, haverá intervalo para início dos trabalhos e o prazo para a conclusão será de 12 meses, a possibilidade de licitação para a construção da ponte ainda em 2016 ficou remota.

Leia outras colunas de Jefferson Saavedra

Quem banca?

Há ainda outro entrave. Apesar das várias reuniões da Prefeitura de Joinville com o governo do Estado, inclusive com garantias de financiamento assegurado – em dado momento, o Estado iria até licitar a ponte, segundo o município – Joinville ainda não tem fonte definida para bancar a construção.

Impacto ambiental

Está sendo tentado contrato com o Fonplata, o fundo que bancou os parques, para financiar a ponte. Hoje sai o edital para a elaboração do estudo de impacto ambiental. Antes, a ideia era fazer apenas estudo simplificado, mas o EIA-Rima será necessário.

Está cheia?

Na transmissão do cargo para o vice-prefeito Rodrigo Coelho, Udo Döhler brinca com a caneta, observado também por Maria José Fettback, a Zeca. Nos últimos três dias da ausência de Udo, o cargo de prefeito ficará interinamente com Rodrigo Fachini.

Lava-jato

O procurador da República, Deltan Dallagnol, coordenador da Operaçao Lava-Jato, estará em Joinville na semana que vem, atendendo a convite do Conselho dos Pastores. Ele vai falar sobre a operação e medidas de enfrentamento da corrupção. Será terça-feira.

Biométrico

A média diária de 2,4 mil atendidos nos últimos dias levou Joinville a atingir a marca de 36% dos eleitores já cadastrados no sistema de biometria. A cidade tem 393 mil eleitores. O prazo para o recadastramento obrigatório se encerra em 22 de março.

A construir

Mauro Mariani admite – e nem poderia ser diferente – que sua escolha como presidente do PMDB/SC é uma “sinalização” de sua pré-candidatura ao governo do Estado. “Mas o tempo dirá quem será o nome. Tem três anos pela frente”, diz ele, citando a instalabilidade política nacional como entrave para previsões.

Celebração

A Igreja Católica está aguardando dez mil pessoas para a celebração com o padre Robson de Oliveira, na paróquia Bom Jesus. A imagem da Peregrina do Pai Eterno será levada do aeroporto de Joinville até o Aventureiro por uma procissão de motociclistas. A Rede Vida fará a transmissão.

Pente-fino nas despesas

O pente-fino nas despesas da Prefeitura de Joinville por causa da crise está levando também a avaliação da folha de pagamento dos servidores. As cedências para outros órgãos está em análise. Mas nenhuma decisão foi tomada ainda, se que algo será feito. Contratos – que já sofreram cortes – e aluguéis também estão sendo monitorados.

Enfim

Depois de oito anos da instalação do último lote de aparelhos analógicos, Joinville começou a receber ontem as primeiras câmeras digitais de um conjunto inicial de 100 equipamentos, com instalação gradual nas próximas semanas. A primeira câmera foi colocada no bairro Boa Vista, perto da Tupy. O investimento do governo do Estado prevê novo lote no ano que vem.

Cessão no São José

O MP arquivou investigação sobre o empréstimo de equipamentos do Hospital São José de Joinville para outros estabelecimentos de saúde da cidade. A cessão só é feita se não houver impacto no atendimento aos pacientes do hospital.

Dança das cadeiras

O pré-lançamento de Mauro Mariani como candidato ao governo do Estado abre uma vaga em Joinville para candidato a deputado federal. Em princípio, Carlos Chiodini, aliado de Mariani, deve ser o candidato, com Rodrigo Fachini concorrendo a estadual. Mas tem uma eleição municipal pela frente, o que, dependendo dos resultados, pode estimular outros candidatos, como Claudio Aragão.

PSDB

Marco Tebaldi e Ivandro de Souza abriram ontem série de reuniões com os pré-candidatos a vereador do partido. O plano do deputado, articulador da nominata, é manter o pessoal unido e evitar surpresas com o novo prazo de filiações, até seis meses antes da eleição.

“Nada”

O deputado Tebaldi negou ontem qualquer convite – dele ou de algum outro tucano – para Kennedy Nunes se filiar ao PSDB. “Ninguém procurou ele, nem ele nos procurou. E nós já temos candidato, Ivandro”, alega o deputado, negando os boatos da aproximação do PSDB com o deputado do PSD.

Na Justiça

No momento do surgimento da denúncia apropriação de parte dos salários de assessores, João Carlos Gonçalves (PMDB) acreditava que, ao ouvir sua versão, o Ministério Público não levaria o caso adiante. Não foi o que aconteceu e nesta semana a promotoria entrou com ação contra o vereador.

Chapa do PMDB

Pelos lados do governo Udo é descartada a possibilidade de Afonso Fraiz ser o novo vice-presidente do PMDB de Joinville. Alexandre Brandão é o nome para o cargo. E para a presidência, Alexandre Fernandes, como já acertado entre Udo, Mariani e o empresário.

Saída

A pedido, Marlize Martinelli Schroeder deixou coordenadoria na Secretaria de Educação de Joinville.

Convite

Darci de Matos chegou a conversar com Lioilson Correa para ver se o vereador não quer ir para o PSD. Lioilson prefere ficar no PT.

>

A NOTÍCIA

Notícias Relacionadas

AN Portal 07/10/2015 | 09h55

Jefferson Saavedra: Evento do PMDB em Joinville vai mirar em 2018

Por consenso, PMDB indicou Mariani como novo presidente

AN Portal 05/10/2015 | 09h03

Jefferson Saavedra: Educação infantil terá mudanças em 2016 em Joinville

Turno integral vai acabar na faixa de 4 e 5 anos na rede municipal

AN Portal 12/08/2015 | 08h07

Jefferson Saavedra: Exportações têm queda de 16% em Joinville

Nos últimos 12 meses, as indústrias responsáveis pelas exportações demitiram 5,1 mil

AN Portal 11/08/2015 | 08h27

Jefferson Saavedra: Joinville terá mais dez radares até setembro

Primeiros quatro aparelhos do novo lote serão ligados no próximo dia 23

AN Portal  22/06/2015 | 07h29

Jefferson Saavedra: MP aumenta pressão sobre ações judiciais envolvendo saúde de Joinville

Investigação é para apurar se não houve descumprimento de decisões judiciais em cinco ações

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaEmpresa aérea anuncia venda de passagens a preço de lata de cerveja durante jogo do Brasil  https://t.co/K44hPtCv11há 1 horaRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaAndarilho acusado de matar dois colegas é condenado a 24 anos de prisão em Joinville  https://t.co/ttvBK4Iu1Thá 1 horaRetweet
A Notícia
Busca