Conheça as propostas dos candidatos a governador para a duplicação do Eixo Industrial de Joinville - Política - A Notícia

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Eleições 201826/09/2018 | 07h30Atualizada em 26/09/2018 | 07h30

Conheça as propostas dos candidatos a governador para a duplicação do Eixo Industrial de Joinville

As prioridades contidas nesta série do jornal A Notícia foram definidas por entidades representativas da região

Conheça as propostas dos candidatos a governador para a duplicação do Eixo Industrial de Joinville Salmo Duarte/A Notícia
Necessidade das obras de duplicação das rodovias Hans Dieter Schmidt e Edgar Meister foram questionadas aos candidatos Foto: Salmo Duarte / A Notícia
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Desde segunda-feira (24), "AN" publica as propostas dos candidatos ao governo do estado sobre cinco prioridades para Joinville, definidas após consulta a entidades representativas da região.

O jornal convidou a Associação Empresarial de Joinville (Acij), Câmara dos Dirigentes Lojistas de Joinville (Cdl), Associação de Joinville e Região da Pequena, Micro e Média Empresa (Ajorpeme), Associação dos Comerciantes de Material de Construção de Joinville e Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) para elencarem as principais demandas da cidade aos postulantes ao cargo de governador. 

Abaixo, você confere o pensamento dos candidatos sobre as obras de duplicação da SC-108, conhecido como Eixo Industrial. Ela faz parte das questões focadas na infraestrutura e na mobilidade. Nos próximos dias, serão publicadas as respostas sobre as propostas para o Hospital Municipal São José e os Bombeiros Voluntários. Já foram publicadas matérias mostrando o pensamento dos candidatos sobre questões de segurança e sobre a participação de Joinville no governo. 

* CANDIDATOS POR ORDEM ALFABÉTICA

A obra de duplicação da SC-108 (rodovias Hans Dieter Schmidt/Edgar Meister), principal acesso ao Distrito Industrial de Joinville, está nos planos? Quando será executada? 

COMANDANTE MOISÉS (PSL)

- Conforme citei na resposta anterior, a duplicação da SC-108 não só está no plano de governo, como é uma de minhas prioridades ao falarmos de infraestrutura para Santa Catarina. Afinal, é um sonho que já foi orçado, apontando investimento de R$ 50.395.295,04, mas que nunca saiu do papel e que desafogaria o trânsito lento dela, que é a única estadual que está dentro do perímetro urbano de Joinville. Com a revisão do Pacto Federativo, proposta alinhada com a do presidenciável Jair Bolsonaro, além de enxugarmos a máquina pública, teremos embasamento financeiro para, com convênios com o governo federal, fazermos disso realidade.

DÉCIO LIMA (PT)

- A duplicação deste trecho de rodovia irá constar no Plano Estadual de Obras Públicas. Pretendemos investir, nos próximos quatro anos, R$ 10 bilhões, e esta obra contará com recursos do governo do Estado e do Tesouro Nacional. Será executada no período de nosso mandado, que irá de 2019 até 2022. É uma obra urgente e necessária, pois, apesar de ter apenas 6 km, é responsável pelo escoamento de grande parte da produção industrial de Joinville. Por essa rodovia, passam mais de 20 mil veículos por dia, e a promessa de duplicação se arrasta por anos. Entendemos como fundamental duplicar o Eixo Industrial de Joinville com a implantação de corredor exclusivo de ônibus e ciclovia.

GELSON MERISIO (PSD)

-  Sim, conforme está na "Carta de Joinville", estes são compromissos assumidos e que vou tirar do papel, se eleito governador. No caso do acesso ao Distrito Industrial, a situação desse trecho piora sensivelmente a mobilidade urbana, pois é usado não apenas pelas indústrias para escoar a produção, mas muito pelas pessoas que moram no entorno, que frequentam a universidade ou mesmo precisam ir ao aeroporto. A expectativa é resgatar o tema tão logo assuma o governo do Estado, uma vez que já existem projetos para a obra. Esta e outras obras serão garantidas pelo novo programa de fomento ao desenvolvimento que vamos criar por meio da capitalização do BRDE, aportando R$ 1 bilhão em ativos e gerando R$ 11 bilhões de capacidade de financiamento, inclusive para projetos de infraestrutura relacionados ao desenvolvimento econômico dos municípios.

INGRID ASSIS (PSTU)

- Precisamos cobrar dos grandes empresários que ficam com a maior parte dos R$ 5,8 bilhões das renúncias fiscais dadas pelo governo estadual. Também deve-se parar de pagar à União os cerca de R$ 2 bilhões para o pagamento da dívida pública só neste ano pelo governo estadual. Romper com grandes empresários e banqueiros para poder fazer as obras de infraestrutura que são necessárias.

JESSÉ PEREIRA (Patriotas)

 - Esta obra da SC-108 está, sim, em nossa meta, porém sigo na mesma linha de pensamento da questão anterior, sem promessas e sem data estipulada, pois dependemos de recursos para todas estas ações governamentais. É muita incoerência dos candidatos, neste momento, fazer promessas somente para angariar votos, e o povo não aguenta mais isso. Tenho caráter e responsabilidade, e o que eu falar ou prometer, terei o dever de cumprir.

LEONEL CAMASÃO (PSOL)

- Nós defendemos a conclusão da SC-108, que é um importante acesso de Joinville e que precisa ser concluído. Vamos colocar essa obra no nosso plano estadual de obras de infraestrutura que vão ser analisadas junto com toda a sociedade civil. Não queremos apenas as entidades empresariais definindo as obras prioritárias. Faremos isso a partir da Secretaria Estadual das Cidades, que vai ser um órgão de planejamento urbano das microrregiões de Santa Catarina, com o apoio do governo do Estado, para que sejam possíveis as obras de mobilidade urbana, infraestrutura, saneamento, destino correto do lixo e, também, para definir as prioridades das obras de infraestrutura como essa da SC-108.

MAURO MARIANI (MDB)

- Como governador, vou viabilizar a duplicação da rodovia A101A, chamado acesso ao Distrito Industrial, trecho da Hans Dieter Schmidt e Edgar Meister. A obra está orçada em R$ 50 milhões, e o primeiro ato em 2019 será a negociação com o BNDES. O Estado possui um problema, mas de curto prazo: o fluxo de caixa. Tem capacidade de endividamento, mas não de financiamento, pois perdeu a capacidade de pagamento. Então é preciso renegociar a dívida e cortar os desperdícios em diversas áreas do governo. E, com o crescimento econômico, teremos novamente fluxo de caixa para viabilizar um novo financiamento no primeiro ano do governo para a execução de importantes obras. Cito duas para a região Norte: o acesso ao Eixo Industrial, em Joinville, e o trecho estadualizado da BR-280, em Guaramirim, orçado em R$ 90 milhões.

ROGÉRIO PORTANOVA (REDE)

- Como já citado, a necessidade de uma duplicação na SC-108 é algo notório em toda a classe empresarial de Joinville. Uma boa fatia do PIB de SC passa por esta rodovia. Estudos iniciais indicam a necessidade de investimento de aproximadamente R$ 50 milhões, apenas para duplicação dos aproximadamente cinco quilômetros entre o Distrito Industrial e a BR-101. Acreditamos que recursos seriam prioridade para esta obra, pois impactariam significativamente no aumento de produção e, consequentemente, na arrecadação estadual. Isto viabiliza perfeitamente um compromisso de utilização de recursos da fonte 100, sem qualquer vinculação, diante do impacto positivo que traria para nossa sociedade, bem como aceleraria o processo de obras desta importante rodovia. Ganham o setor e Santa Catarina, com a expansão de sua atividade industrial.

*Até o fechamento desta edição, a candidato Ângelo Castro (PCO) estava com a candidatura impugnada, impedido de fazer campanha pelo TRE. Ele está recorrendo com embargos declaratórios e aguarda julgamento. Mesmo assim, o “AN” encaminhou as questões para sua equipe de campanha, mas até o prazo combinado não recebeu as respostas.

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