Quem é o novo secretário de Segurança Pública de SC - Política - A Notícia

Versão mobile

 

 

Perfil06/02/2018 | 21h00Atualizada em 07/02/2018 | 10h53

Quem é o novo secretário de Segurança Pública de SC

Alceu de Oliveira Pinto Junior é advogado e professor de Direito, e não pretende se afastar das salas de aula

Quem é o novo secretário de Segurança Pública de SC Emerson Souza/Agencia RBS
Foto: Emerson Souza / Agencia RBS

Alceu de Oliveira Pinto Junior é o escolhido pelo vice-governador Eduardo Pinho Moreira (PMDB) para ser o secretário de Segurança Pública de Santa Catarina (SSP) pelos próximos 10 meses. Advogado e professor de Direito, o novo comandante das forças policiais catarinenses tem forte influência acadêmica. A escolha é tratada com surpresa nos bastidores da segurança estadual. Antes dele, o futuro governador que assume no dia 16 em função da licença de Raimundo Colombo (PSD), consultou outros nomes - a maioria ligada ao Ministério Público e ao Judiciário.

Mais recentemente, na quinta-feira passada, Alceu foi procurado pelo prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (PMDB). Os dois trabalharam juntos na Câmara de Vereadores da Capital, quando o peemedebista foi presidente e o novo secretário ocupou o cargo de procurador-geral. Loureiro foi o interlocutor de Pinho Moreira no convite a Alceu, que inicialmente resistiu, mas depois aceitou ouvir a proposta.

Ainda na quinta e na sexta-feira, o professor se reuniu com representantes das polícias Civil e Militar para se inteirar do atual panorama da segurança pública. Depois das conversas, decidiu colocar o coronel Araújo Gomes no comando da Polícia Militar e Marcos Ghizoni como delegado-geral da Polícia Civil. O perfil técnico de ambos agradou, mas Alceu somente aceitou o convite do novo governador nesta terça-feira à tarde. No encontro, os dois confirmaram as novas chefias das polícias.

Outro acerto feito nesta terça-feira é que o coronel Claudio Roberto Koglin, atual comandante da 3ª Região da Polícia Militar em Balneário Camboriú, será o subcomandante-geral da PM, no lugar de Gomes. 

O novo secretário não pretende, nesse primeiro momento, mexer no comando do Corpo de Bombeiros, do Instituto Geral de Perícias e outros órgãos ligados à SSP. Essa avaliação só deve ocorrer depois da transição que será feita com o atual secretário, Cesar Grubba. Os dois vão se reunir nos próximos dias. A posse de Pinho Moreira está marcada para o dia 16 de fevereiro, mas a troca na SSP deve ocorrer entre os dias 20 e 21.

O secretário-adjunto de Segurança Pública ainda não foi definido. Uma possibilidade praticamente definida é que o delegado Aldo Pinheiro D'Ávila, atual ocupante do posto, não deve ficar.

Currículo voltado para a academia

Alceu de Oliveira é bastante conhecido no mundo acadêmico pela atuação na área do direito. É graduado em direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutor em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

Entre suas atuais funções está a presidência nacional do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Atualmente, é coordenador da Univali na Grande Florianópolis, mas não pretende se afastar das aulas mesmo estando na secretaria. Ele deve sair apenas do escritório de advocacia onde atua, que continuará funcionando com outros profissionais.

O novo secretário também é membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais e do Instituto Latino-Americano de Direito Penal e Processual Penal. Tem experiência na área de Direito Penal, com ênfase em Criminologia e Direito Penitenciário, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito Processual Penal, Direito Penal, Criminologia, Direito Penal Ambiental e Direito Penitenciário.

A Notícia
Busca