PSD realiza encontro regional em Campo Alegre - Política - A Notícia

Versão mobile

Moacir Pereira18/12/2017 | 05h00Atualizada em 18/12/2017 | 05h00

PSD realiza encontro regional em Campo Alegre

Reunião serviu para fortalecer a pré-candidatura de Gelson Merisio ao governo do Estado

PSD realiza encontro regional em Campo Alegre Divulgação/Divulgação
Foto: Divulgação / Divulgação

O Encontro Regional do PSD, realizado em Campo Alegre, no fim de semana, fortaleceu a pré-candidatura do deputado estadual Gelson Merisio ao governo do Estado. Por  várias razões: foi um contraponto à reunião de prefeitos que lançou o deputado João Rodrigues,na Capital; contou com a presença do governador do Estado; consolidou as candidaturas de Merisio ao governo e Raimundo Colombo ao Senado; e teve a presença dos partidos da aliança constituída há meses, com PSD, PP e PSB. E, não menos importante, a presença da prefeita de Bombinhas, Ana Paula Silva, a Paulinha, do PDT, que esteve no evento de João Rodrigues, quando fez um forte discurso de apoio à sua pré-candidatura.

A participação do governador Colombo remete a várias leituras. Uma delas, a de que procura equilibrar as forças principais de sua base na Assembleia, depois de anunciar a transição com posse de Eduardo Moreira no governo a partir de fevereiro. Outra interpretação: afaga o líder Darci de Matos e outros pessedistas que se rebelaram nas última sessões, apresentando emendas que, segundo as Secretarias da Casa Civil e Fazenda, estouram as finanças do Estado em 2018.

Um detalhe político que não pode faltar na análise: de acordo com Gelson Merisio e João Rodrigues, mais de 70% dos prefeitos do PSD não aceitam coligação com o PMDB nas eleições de 2018. Trata-se de uma sinalização que, se confirmada na convenção, leva o PSD, o PP e o PSB, já aliados, para projeto comum com o PSDB.

Um jogo que se definirá quando o Estado souber quem lidera o PSD: o presidente Gelson Merisio ou Raimundo Colombo, fora do poder.

Sindicância

O diretor-geral da Polícia Federal, delegado Fernando Segovia, confirmou a abertura de sindicância na Superintendência da PF em Santa Catarina para apurar atos da delegada Erika Marena, que pediu a prisão do reitor Luiz Carlos Cancellier. O próprio anunciou na Veja que a delegada Marena foi cogitada para assumir a superintendência da Polícia Federal em Sergipe, mas a nomeação está suspensa. Nesta segunda-feira, as 11h, haverá solenidade comemorativa dos 57 anos da UFSC, com nova homenagem ao injustiçado reitor Cancellier.

Anvisa

O atual secretário adjunto da Saúde, André Bazzo, teve aprovado pelo Senado a indicação para ocupar uma Diretoria da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Técnico de alto nível que modernizou a Secretaria de Finanças da Prefeitura de Florianópolis e depois inovou e informatizou a Junta Comercial do Estado, Bazzo estuda as condições da mudança para assumir o cargo em Brasília.     

Crea muda

O engenheiro agrônomo Ari Geraldo Neumann é o novo presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. Foi eleito com 1.886 votos de um total de 5.424 eleitores. O agrônomo José Carlos Paiva Filho obteve 1.275 votos, o engenheiro mecânico Júlio Fialkoski conquistou 1.260 votos, o engenheiro eletricista Celso Leal 689 votos e o agrônomo Leonel Ferreira Junior, 98. A homologação do resultado se dará na plenária do Confea no dia 20 de dezembro. O novo diretor-geral da Mútua é o engenheiro civil Abelardo Pereira Filho.        

Médicos

O Sindicato dos Médicos de Santa Catarina encerrou as atividades de 2017 com homenagens a vários profissionais.  Os cardiologistas Tales de Carvalho e Walter da Luz receberam títulos de sócios vitalícios. Pelo conjunto da obra foram diplomados os médicos Amaury Machry, Ângelo Ferreira da Silva, Afonso Marcio Batista da Silva, Fernando Menegazzo Rosa, Franz Willy Nietsche Cruz, Homero Garofallis Ribeiro, Irae Ruhland, Jani Rogerio Vieira Wolff, Jorge Alberto de Mattos, Nonohai Cunha da Silva, Otavio Galvao Filho,Paulino Lucianetti Neto, Rui Martins Iwersen , Tales de Carvalho, Walter da Luz e Wilson Leitão Leite.

Estradas

A Assembleia Legislativa aprovou projeto do deputado Valdir Cobalchini (PMDB), que destina 10% da receita do IPVA para a manutenção de rodovias estaduais. Atualmente, 50% do imposto vai para o governo e outros 50% para os municípios. A última arrecadação totalizou R$ 75 milhões, destinados todos para o caixa único. O projeto vai agora à sanção do governador.

Reciclagem

O Programa Reciclar EPS, da Termotécnica de Joinville, já reciclou mais de 35 mil toneladas de pós-consumo de EPS, o conhecido isopor. O número equivale a um terço de todo o isopor reciclado no Brasil desde 2007, quando a Termotécnica iniciou o programa. A empresa criada e presidida pelo empresário Albano Schmidt é a maior indústria de reciclagem e transformação de isopor da América Latina. O Reciclar EPS gera 100 empregos diretos, tem 1.200 ponto de colega e 300 cooperativas.

Proibição

Tribunal de Contas do Estado decide hoje sobre liminar concedida pelo conselheiro Adircélio Ferreira Júnior, proibindo o governo estadual de transferir os R$ 100 milhões do Porto de São Francisco do Sul para o caixa do Tesouro. O TCE acolheu representação da Agência Nacional de Transportes Aquáticos (Antaq) e do Sindicato dos Operadores Portuários. Ambos alegam que a legislação e a delegação federal vetam o uso da receita do porto para outra finalidade.

Recuperação

Elogiável, sob todos os títulos, o trabalho de recuperação das praias do norte da Ilha que a prefeitura de Florianópolis vem executando. Numa operação de guerra, mobiliza máquinas, caminhões e operários na limpeza das praias e colocação de estacas de eucalipto que até embelezam paisagens deterioradas. O prefeito Gean Loureiro, neste quesito, vem merecendo nota dez.

Acompanhe as publicações de Moacir Pereira 

Governo contrata nova organização social para SAMU e estuda rescisão com SPDM 

Tribunal de Contas proíbe governo de usar recursos do porto de São Francisco

Órgão Especial do TJ se reúne para apreciar casos do desembargador Gallo











Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJEC larga na frente, mas cede a virada e perde para o Avaí na Capital https://t.co/NzewLW16ei #LeianoANhá 1 horaRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaGoool do @jec_online! Acompanhe a partida entre Joinville e Avaí na NSC TV.há 3 horas Retweet
A Notícia
Busca