Saavedra: Ações trabalhistas caem 10% no ano em Joinville - Política - A Notícia

Versão mobile

Portal28/10/2017 | 08h06Atualizada em 28/10/2017 | 08h06

Saavedra: Ações trabalhistas caem 10% no ano em Joinville

Um dos motivos seria a queda no número de demissões nos últimos meses

Saavedra: Ações trabalhistas caem 10% no ano em Joinville Marco Favero/Diário Catarinense
Foto: Marco Favero / Diário Catarinense

Perto do início da vigência das novas regras da reforma sancionada em julho pelo governo Temer, Joinville tem mantido a média de 22 novas ações trabalhistas ajuizadas por dia. São 6,1 mil novos processos distribuídos entre as cinco varas de Justiça do Trabalho na cidade. Na comparação com o ano passado, uma redução de 10% (a queda é ainda maior se forem levados em conta apenas os últimos meses). Há uma motivação para esse comportamento. 

Agora em 2017, caiu o número de demissões por causa do reaquecimento de mercado de trabalho, com a criação de 5,9 mil vagas.  No ano passado, até setembro, o balanço estava no negativo, com corte de 200 postos de trabalho. 

Seja em 2017 ou em 2016, estimativa aponta que 11% dos demitidos em Joinville procuraram a Justiça do Trabalho (cálculo feito confrontando as demissões com as novas ações). É uma projeção porque nem sempre a ação é apresentada no mesmo ano da saída do emprego e um mesmo trabalhador pode apresentar mais de uma ação. As novas regras trabalhistas passam a valer em novembro.

Leia as últimas notícias
Confira outras colunas de Saavedra 



Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaLoetz: Secovi quer mais recursos de bancos para financiamento de imóveis https://t.co/e8H7HzchSr #LeianoANhá 3 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaDeap mobilizará 700 agentes em reforço das cadeias de SC no fim do ano https://t.co/mCV40NwD2V #LeianoANhá 4 horas Retweet
A Notícia
Busca