O massacre dos motociclistas - Política - A Notícia

Versão mobile

Moacir Pereira28/10/2017 | 03h00Atualizada em 30/10/2017 | 20h39

O massacre dos motociclistas

O aumento da demanda de vítimas de motos nas emergências afeta a agenda dos centros cirúrgicos e retarda a desocupação dos pacientes internados

O massacre dos motociclistas Leo Munhoz/Agencia RBS
Foto: Leo Munhoz / Agencia RBS

Um grave problema de saúde e assistência hospitalar, que se agrava em Santa Catarina, está relacionado com o crescente número de vítimas em acidentes de motocicletas, que encaminhadas aos hospitais públicos provocam dois efeitos danosos: os motoqueiros vitimados têm atendimento prioritário nas emergências; o aumento da demanda de vítimas de motos nas emergências afeta a agenda dos centros cirúrgicos e retarda a desocupação dos pacientes internados.

As estatísticas falam por si. No Hospital Regional de São José, com maior incidência pela BR-101, já foram atendidos este ano 2.864 motoqueiros, com média superior a 300 casos por mês. No Hospital Celso Ramos foram registradas 1.245 vítimas, aumento de quase 20% em relação a 2016. Ali, o número de casos de emergência varia de 110 a 160 por mês.

Segundo o superintendente dos Hospitais da Secretaria da Saúde, Marcelo Reis, as mortes causadas por acidentes de motos representam 40% dos óbitos em trânsito no Brasil. Em 2015, foramn 12.126 mortes no Brasil, média de 33 registros por hora, segundo o Datasus do Ministério da Saúde.

No período entre 2000 e 2016 houve um crescimento de 1.281% no número de motos, de acordo com o Denatram. E a Organização Mundial da Saúde revela que o Brasil é o quarto colocado em número de mortes por acidentes com moto nas Américas, atrás apenas da República Dominicana, Belize e Venezuela.

As indenizações envolvendo acidentes fatais no trânsito tiveram aumento de 27% este ano. As motos representam apenas 27% da frota nacional, mas respondem por  74% das indenizações pelo Seguro DPVAT. Grave é que não há um projeto educativo para melhorar a orientação de motociclistas e motoristas.

Tradição alemã
São Martinho, município com 99% de descendentes de alemães, promove neste fim de semana a 24ª Festa do Produto Colonial, com múltiplas atrações culturais, gastronômicas e musicais. O desfile neste domingo é dos mais autênticos do Estado. Com apenas 3,2 mil habitantes, tem como destaque turístico a Fluss Haus (Casa do Rio), produtora dos biscoitos natalinos mais conhecidos no Brasil. É um empreendimento encantador, com restaurante, bierplatz, almoço alemão, café colonial e pousada. Fica em Vargem do Cedro, conhecida como “a capital mundial das vocações”.

Condecoração
O Tribunal de Contas da União decidiu conferir ao ex-senador e ex-ministro Jorge Bornhausen o Grande Colar do Mérito. A solenidade está marcada para o dia 22 de novembro em Brasília. Trata-se da principal condecoração do TCU às personalidades que mais contribuíram para o fortalecimento da instituição.

Termas
A construção de um centro de convenções em Gravatal é uma das prioridades do prefeito Edivaldo Vez (PMDB). O projeto, orçado em R$ 7 milhões, já está pronto e depende de liberação de recursos do Ministério do Turismo, já contatado pelo deputado Edinho Bez. Gravatal está vivendo um novo boom no turismo. O empresário Pedro Agostinelli Zapellini planeja para 2019 a transformação do Hotel Internacional de Gravatal em resort de cinco estrelas.

Documentário
Médico e ex-deputado Jailson Lima da Silva anunciou para o fim de novembro o lançamento do documentário "Em nome da inocência: Justiça", que focalizará a prisão e a morte do reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo. O projeto é dele e do desembargador Lédio Rosa de Andrade. A direção e produção está a cargo de Sérgio Giron e Edike Carneiro, tendo como diretor de fotografia Fernando Carvalho e participação de Rafaela Martins e Luiz Peixoto. Várias autoridades estão sendo ouvidas.

Financiamentos
Se a Assembleia Legislativa não aprovar até terça-feira o projeto com emenda a lei que autoriza a Celesc a contrair financiamentos com o BID e a AFD, o prazo se esgota e o processo se extingue. O deputado Jean Kuhlmann, do PSD, presidente da Comissão de Justiça, está sendo muito criticado pelos atrasos. Ele ficou com o projeto original desde 21 de julho e só levou à votação em outubro. Conflitos do PSD com o PMDB.

O líder governista Darci de Matos (PSD) informou que está tudo definido. O projeto será votado na terça-feira e vai a plenário no mesmo dia.

Resposta
Assessoria do deputado Jean Kuhlmann informa que a sessão da Comissão de Constituição e Justiça da Alesc foi convocada por alguns membros na quinta-feira sem o conhecimento do deputado, que é o presidente da CCJ, que a matéria da discussão já estava pautada para a próxima terça-feira e que a reunião extraordinária não teria efeito prático já que o projeto precisa passar por mais duas comissões, que se reunirão somente na próxima semana, para só então ir a plenário. Kuhlmann completa o argumento dizendo que a matéria precisa ser apreciada com extremo cuidado e que não pode ser aprovada na CCJ em meio a ameaças ao relator, pressão e açodamento.

Inquérito do reitor
A Polícia Civil concluiu o inquérito sobre a morte do reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, ocorrida em 2 de outubro, e confirmou o caso de suicídio. O documento, assinado pelo delegado Eduardo Mattos, teve como base exames realizados, depoimento de testemunhas, as filmagens das câmeras do shopping e o teor dos laudos periciais emitidos pelo IML. Concluído na quarta-feira (25/10), o inquérito segue agora para a Justiça criminal da Capital, que decidirá se arquiva ou não a investigação iniciada quando o reitor foi encontrado morto no shopping do centro da cidade.

Curtas
*A solenidade de concessão do título de cidadão honorário de Santa Catarina ao ex-secretário da Agricultura e ex-deputado Odacir Zonata será no dia 31 de outubro na Assembleia Legislativa.

*O professor e competente cirurgião dentista Rodrigo Lima acaba de conquistar o título de mestre em odontologia pela Universidade de Campinas. Obteve nota máxima, com merecimento. Ele é filho do publicitário Ricardo Barbosa Lima.

Acompanhe as publicações de Moacir Pereira

Artista prepara mosaico inédito em Santa Catarina

Deputados de SC mudam voto contra Temer de olho nas eleições de 2018

Parceria vai oferecer energia solar para mais de 50 mil indústrias de SC



Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaMotorista colide contra viatura da PM na área Central de Joinville https://t.co/VpBrz0U5aa #LeianoANhá 8 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaDois homens morrem após ação de combate ao tráfico de drogas em Araquari https://t.co/ug6GIjF79N #LeianoANhá 8 horas Retweet
A Notícia
Busca