Valcir Melo: amável e generoso - Política - A Notícia

Versão mobile

Moacir Pereira13/09/2017 | 03h20Atualizada em 13/09/2017 | 03h20

Valcir Melo: amável e generoso

Faleceu nesta terça em São Paulo o advogado e cartorário, estimado e insuperável amigo de mais de 50 anos e uma das pessoas mais queridas que Santa Catarina conheceu

Ele era um ser humano especial, voltado para a família, o trabalho e a convivência com os amigos. Com todos, ricos e pobres, brancos e pretos, sempre foi educado e atencioso. Nunca exerceu cargo público, nem era artista popular. Mas sua imagem de bom homem que só fazia o bem consagrou sua vida na comunidade.

Ele nos deixou terça, e nesta quarta se despede de todos no Crematório Catarinense, em Palhoça. Vitimado por um câncer que o atormentou por mais de seis anos e causou grande sofrimento, faleceu em São Paulo o advogado e cartorário Valcir Melo, estimado e insuperável amigo de mais de 50 anos e uma das pessoas mais queridas que Santa Catarina conheceu.

Nascido de família humilde, batalhou desde menino, sempre educado e buscando nos melhores exemplos à sua volta os parâmetros da vida digna e honrada, o que marcou seus 76 anos de existência. Nas semanas finais, revelou-se um destemido guerreiro na luta contra a dor, amenizada pela presença e carinho permanente dos familiares.

Era casado havia 48 anos com a cartorária Glecy Ribeiro Melo, a letrada representante de São Joaquim na Ilha de Santa Catarina e outro exemplo vivo de bondade e convivência. Um casal que transformou sua morada no que os joaquinenses tem de melhor e mais rico em hospitalidade e fraterno relacionamento humano. Portas abertas, recepção calorosa, coração receptivo com todos os semelhantes.

O verão na Cachoeira do Bom Jesus perde seu brilho e a salutar confraria social com a partida de Valcir.  Sua casa era o ponto de encontro de todas as tribos. Ali, com o costumeiro e espontâneo sorriso, a alegria da esposa e os filhos Murilo e Alexandre, esmerava-se na acolhida. As noras Taís e Karine, enriquecendo o aprazível recanto, emolduravam com mais simpatia e redobrada atenção aos visitantes.

Durante décadas, o querido amigo era o "faz-tudo" na Cachoeira do Bom Jesus. Se as crianças lamentavam eventual defeito num brinquedo, na bicicleta, ele se oferecia e se esmerava no reparo. Sabendo de algum problema doméstico de um vizinho, ele mesmo executava serviços elétricos e hidráulicos, ou indicava o melhor profissional. Revèillon, carnaval e datas festivas da temporada eram celebrados em salutar clima familiar, nos últimos anos com o entusiasmo contagiante do filho Alexandre.

Nos fins de semana mantinha a tradicional "barraca do Vavá", reunindo seleto e variado grupo de amigos para conversas descontraídas e muita confraternização. Testemunhas da singular hospitalidade estão aí os turistas eventuais, com destaque para gaúchos e argentinos.

No Cartório de Registro de Imóveis se desdobrava em dar orientação jurídica a quem o procurasse, sempre com a mesma dedicação, sem distinção de qualquer natureza. Sempre foi uma personalidade singular na relação com os amigos. Um verdadeiro gentleman, dialogava animadamente com todos, conversava sempre de forma carinhosa e jamais levantava a voz com os interlocutores. Caprichoso no vestir e ético no agir, esmerou-se em ajudar os semelhantes,  doando e dando-se em praticar o bem.

Vai-se o corpo, mas o espírito permanece, enriquecido pela convivência e pelos magníficos exemplos de sua rica trajetória. Merece o descanso eterno, reconhecido pela misericórdia divina.

Acompanhe as publicações de Moacir Pereira

 Financiamento do BID com Celesc divide a base governista na Alesc 

"O Brasil vai sair engrandecido e a democracia, mais sólida", diz Roberto Jefferson 

A blindagem dos corruptos


Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaDiretor do JEC/Krona quer 'tríplice coroa' nesta temporada https://t.co/tgxqqr4WZR #LeianoANhá 3 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaDesaparecimento de taxista é investigado como um possível latrocínio em Jaraguá do Sul https://t.co/wDopUqiEoO #LeianoANhá 5 horas Retweet
A Notícia
Busca