Se a sociedade não valoriza quem os defende, quem vai protegê-la? - Política - A Notícia

Versão mobile

Moacir Pereira02/09/2017 | 02h20Atualizada em 02/09/2017 | 02h20

Se a sociedade não valoriza quem os defende, quem vai protegê-la?

Quando policiais militares são bárbara e impiedosamente executados por bandidos e instituições civis se calam, o futuro não se desenha promissor

Se a sociedade não valoriza quem os defende, quem vai protegê-la? Salmo Duarte/A Notícia
Foto: Salmo Duarte / A Notícia

Um documentário produzido há 27 anos e visto por mais de 40 milhões de espectadores volta a fazer sucesso mundial. "A Guerra Civil Americana" é obra histórica de Ken Burns. São capítulos editados com meticulosa seleção de depoimentos, milhares de fotos e depoimentos de historiadores sobre a Guerra da Secessão.

Este premiado documentário ajuda a explicar porque os cidadãos americanos tem educação de alto nível, respeitam as leis, lutam até a morte por seus direitos e se destacam no mundo em múltiplos setores. Lá está revelado, por exemplo, que durante os anos da guerra civil foram registradas batalhas em 10 mil locais diferentes. Quer dizer: o trágico conflito nacional envolve toda a nação em torno da cruzada pelo fim da escravidão e pela igualdade de direitos.

O Brasil teve a libertação por uma concessão da monarquia (Lei Áurea), a República por um golpe militar (Deodoro da Fonseca) e benefícios sociais conferidos por governantes populistas, alguns oportunistas, outros fisiológicos e até dirigentes criminosos.

Tudo isto talvez explique um fato lamentável, triste, realmente frustrante: a apatia e o silêncio da sociedade civil com esta barbárie que se repete todos os dias nas maiores cidades e chega de forma assustadora em Florianópolis e Santa Catarina.

Quando policiais militares são bárbara e impiedosamente executados por bandidos e instituições civis se calam, o futuro não se desenha promissor. Nem uma nota de pesar. Afinal, se a sociedade não valoriza quem os defende, quem vai protegê-la?

Acompanhe as publicações de Moacir Pereira

Governo de SC emite nota sobre crise no setor da saúde

Líderes do PMDB acusam deputado de engavetar financiamento de US$ 376 milhões à Celesc

Encerra nesta sexta o Congresso Catarinense de Saneamento

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaFestival reúne receitas diferentes para quem gosta de churros em Joinville https://t.co/FKsKQvaFSA #LeianoANhá 10 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaCondutor morre após carro colidir com caminhão na BR-280, em Jaraguá do Sul https://t.co/Rq6BmUjrx6 #LeianoANhá 15 horas Retweet
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros