Saavedra: Instalação de placas no Mirante do Boa Vista alertam ciclistas para o risco de acidentes - Política - A Notícia

Versão mobile

Portal25/08/2017 | 07h00Atualizada em 25/08/2017 | 07h56

Saavedra: Instalação de placas no Mirante do Boa Vista alertam ciclistas para o risco de acidentes

Outras possibilidades estão em estudo, como só permitir a subida de menores acompanhados de um adulto responsável

A instalação de placas com avisos de segurança aos ciclistas, feita pelo Detrans em parceria com o Pedala Joinville, é uma das medidas para prevenir acidentes no acesso aoMirante do Boa Vista, uma via com dois quilômetros de extensão. Há outras possibilidades em estudo envolvendo o mirante.

Uma delas é só permitir a subida de menores ciclistas acompanhados de um adulto responsável. Pode também vir a ser adotado cadastro para os ciclistas, com apresentação de documentos. Há temor no Pedala Joinville de que eventuais acidentes, até com pedestres, possam vir a proibir o acesso de ciclistas ao mirante.

Confira outras colunas de Jefferson Saavedra

Será que tem?
Na oposição ao novo traçado do contorno ferroviário de Joinville, com passagem pelo Itinga, já tem um pessoal em Araquari querendo que o dinheiro da obra seja usado na duplicação da BR-280. O mais complicado é que o governo federal venha a ter recursos para bancar os dois contornos – Joinville e São Francisco do Sul – dentro de um período razoável, afinal, só a obra de Joinville está estimada em R$ 250 milhões.

Não vai sair

Neste momento, não está previsto desassoreamento para o Cachoeira, o que poderia facilitar a navegação – o acúmulo de sedimentos no leito é o principal motivo para a dificuldade de travessia dos barcos de maior porte. Em 2008, o impasse sobre onde seria depositado o material retirado do rio impediu o acesso a um repasse de R$ 8 milhões.

Monitoramento nas entradas

São Francisco do Sul vai ganhar duas câmeras para fazer o monitoramento dos veículos, com instalação em entradas da cidade. A parceria foi fechada pela Prefeitura com a PM e a Águas de São Francisco, responsável pela doação dos equipamentos. Além da fiscalização sobre a regularidade dos veículos, as câmeras vão coletar informações sobre a população flutuante, ajudando no cálculo da demanda por água.

Setembro Amarelo
Nos próximos dias, o Centro de Valorização da Vida (CVV) lançará em Joinville a campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, com participação de outras entidades. Estão previstas caminhadas, palestras e panfletagem. Uma das ações também será a realização de curso para treinamento de voluntários para a iniciativa. Mais informações em cvv.org.br ou pelo e-mail joinville@cvv.org.br.

Novo vazamento
A necessidade de conserto de vazamento de água quase na esquina com a JK e a João Colin levou à interdição da Nove de Março, no Centro de Joinville Assim, consequentemente, o corredor exclusivo não foi usado pelos ônibus nos últimos dias, causando transtornos entre outros pontos. A via deve ser liberada ainda hoje pela Águas de Joinville.

Enfim, os elevadores
Na terceira tentativa, houve empresa interessada na licitação pela Prefeitura de Joinville e já está contratado o serviço de manutenção dos elevadores do Mirante do Boa Vista, desativado desde o ano passado. No mesmo contrato, estão os elevadores da sede da administração, do Centreventos e do Arquivo Histórico. O trabalho começa nos próximos dias.

De novo 

Maré baixa mudou o cenário na Baía da Babitonga Foto: Alexandre Braga,Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

A maré baixa voltou a ocorrer nesta quinta-feira em São Francisco do Sul, como mostra a imagem da baía da Babitonga a partir da trapiche de Iperoba. Não foram registrados danos na navegação.

Uma recomendação
O Ministério Público está recomendando à Secretaria de Saúde de Joinville que seja usado o formulário de requerimento de órteses, próteses e materiais pelos médicos da rede municipal. O documento traz as justificativas para fazer a requisição dos materiais.

Sem ilegalidade
Em São Francisco do Sul, o MP arquivou uma representação com queixas em relação ao número de cargos comissionados na Prefeitura. Não foi encontrada ilegalidade e, além disso, nem todos os postos estão preenchidos. A promotoria alegou que caso alguém se sinta prejudicado, que sensibilize os vereadores a mudarem as leis.

A próxima
Na semana que vem, a Câmara deve aprovar a transformação de toda a rua Graciosa em faixa viária – hoje, apenas um trecho da rua tem esse status. O pacote com pelo menos sete adequações na LOT, previsto pela Secretaria de Planejamento Urbano, ainda não chegou ao Legislativo.

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaProcon Joinville orienta sobre cuidados com as compras na Black Friday https://t.co/BpoNefT9S5 #LeianoANhá 6 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaDiretoria do JEC se posiciona e diz não haver necessidade de "comissão de transição" https://t.co/tkTAzPqKmZ #LeianoANhá 7 horas Retweet
A Notícia
Busca