Saavedra: Desconto IPTU para quem adota animais de rua em Araquari não teve nenhum inscrito - Política - A Notícia

Versão mobile

Portal22/08/2017 | 07h00Atualizada em 22/08/2017 | 07h00

Saavedra: Desconto IPTU para quem adota animais de rua em Araquari não teve nenhum inscrito

Leia esta e outras notícias do colunista Jefferson Saavedra

Ninguém Com grande impacto à época pelo ineditismo das condições, a lei de Araquari com previsão de descontos no IPTU para quem adota animais de rua ainda não deslanchou: em vigor desde 2014, ainda não beneficia nenhum contribuinte. A série de exigências para se cadastramento seria o motivo pela lei não ter atraído o interesse dos moradores. 

Perto da inauguração 

Estação de Tratamento de Esgoto no Itinga Foto: Divulgação / Divulgação

A Casan garante a entrega em outubro da estação de tratamento de esgoto de Araquari, em construção no Itinga. O bairro também está recebendo a rede de coleta. O conjunto da obra está estimado em R$ 20,2 milhões. Na cidade, há cobrança da Prefeitura para que o abastecimento de água não tenha mais dependência parcial de Joinville. 

Confira outras colunas de Jefferson Saavedra

Nova proposta
Em audiência no Ministério Público do Trabalho, a Águas de Joinville mudou a proposta de reajuste e agora está oferecendo a inflação, 4%, de uma só vez, retroativos a maio, a data-base. Até então, a companhia vinha propondo o aumento em quatro parcelas, no mesmo modelo concedido aos servidores da Prefeitura. Os sindicatos com atuação na Águas vão analisar a contraproposta em assembleia. 

No DEM
Depois de meses de conversas, Sidney Sabel (ex-PP) assinou ontem a filiação no DEM. No partido, o ex-vereador será o presidente municipal em Joinville. Sabel também é pré-candidato a deputado estadual.

Apuração
O Ministério Público abriu dois inquéritos na área de saúde de Joinville. Em um deles, trata do formulário para requerimentos de próteses, órteses e materiais. O documento fica disponível aos médicos da rede municipal. Em outro inquérito, será apurado se houve falta de alimentos na Maternidade Darcy Vargas.

Conta atrasada
O pagamento da conta de energia atrasada, com valor estimado em R$ 25 mil, é uma etapas a serem vencidas para o prédio do Hospital de Caridade de São Francisco do Sul voltar a ser usado. Há projetos em negociações com grupos privados.O débito deverá ser quitado por meio de convênio entre o Estado e a Prefeitura. O hospital foi fechado em 2012.

Meta na Educação
A Secretaria de Educação de Joinville garante já cumprir a meta do Plano Municipal de Educação, de contar com pelo menos 90% dos professores como servidores efetivos, com o restante contratado de forma temporário. Também está sendo cumprida a proporcionalidade para os demais funcionários da Educação. O Tribunal de Contas do Estado está monitorando se o plano será atendido.

Judiciário
A nova diretora do Fórum de Joinville, a juíza Karen Schubert Reimer, aponta a vara especializada em direito empresarial como prioridade da comarca de Joinville. As tratativas iniciaram ainda em 2015. Mas a magistrada vê também a necessidade de mais unidades para a Fazenda Pública e Cívil, além de uma vara só para tribunais de júri. 

A reforma
A reforma do prédio do Fórum também está entre as demandas da juíza: além das melhorias na estrutura, serão reforçados os dispositivos de segurança. O imóvel na Beira-rio completa 20 anos da inauguração. Há ainda um anexo, ocupado no imóvel anteriormente usado pela Justiça Federal. 

Os próximos
A programação do Detrans aponta a esquina das ruas Blumenau e dos Ginásticos como o próximo ponto a receber semáforo em Joinville. Depois, será a vez da Albano Schmidt com a Vitor Konder e da Baercker Wagner com o terminal do Iririú, as duas no bairro Iririú. Mais adiante, será a vez da Blumenau com a Aracaju, no América. 

Já são 168
São instalações para os próximos meses. Outros locais, como a Benjamin Constant com a Campos Salles, mostrado na edição de ontem da coluna, estão ainda em avaliação, embora estejam previstos em concorrência lançada no ano passado. Joinville tem hoje 168 locais com semáforos. 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaVocê sabe qual é o meio de transporte mais rápido na hora de pico na área central de Joinville? Confira: https://t.co/AugMvOEqmIhá 4 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJEC sofre segunda derrota no Campeonato Catarinense júnior https://t.co/gAyq4ukOv5 #LeianoANhá 5 horas Retweet
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros