As causas da crise na área da saúde em Santa Catarina - Política - A Notícia

Versão mobile

Moacir Pereira30/08/2017 | 02h30Atualizada em 30/08/2017 | 02h30

As causas da crise na área da saúde em Santa Catarina

O Tribunal de Contas do Estado está concluindo estudo inédito exatamente sobre os responsáveis pela crise do setor no Estado

As causas da crise na área da saúde em Santa Catarina Marcello Casal Jr. / Agência Brasil/Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil / Agência Brasil

A queda da arrecadação estadual é uma das causas da grave crise registrada na saúde de Santa Catarina. A ausência de definição de prioridades na distribuição das verbas encurtadas é outra - afirmou na Assembleia Legislativa o deputado médico Fernando Coruja (PMDB).

A razão maior, contudo, está mais uma vez em Brasília. A partir da Constituição de 1988, o governo federal transferiu responsabilidades para Estados e municípios, sem o indispensável dos recursos. Para agravar o cenário, implantou o Sistema Único de Saúde (SUS) sem assegurar a base financeira para seu pleno funcionamento.

Para se ter uma ideia do gravíssimo dilema, que se repete em todas as cidades que possuem hospitais públicos ou filantrópicos, o Hospital Celso Ramos, de Florianópolis, que tem gestão plena do governo, recebe apenas 40% do SUS para o pagamento das despesas. Os 60% são custeados integralmente pelos contribuintes catarinenses.

O Tribunal de Contas do Estado está concluindo estudo inédito exatamente sobre os responsáveis pela crise do setor saúde. Uma das conclusões: a média das prefeituras destina 24% da receita líquida para o setor saúde, portanto, muito acima do percentual definido pela Constituição. E Joinville tem despesas superiores a 40%, em função do Hospital São José. E a indenização de Brasília é mínima.

Ouvido ontem sobre o estudo, o presidente do TCE, conselheiro Luiz Eduardo Cherem, revelou outro dado sintomático: o reajuste no preço da água em todo o pais foi de 900% desde o Plano Real. E de somente 90% nas tabelas de serviços do SUS.

A pesquisa inédita deve ser concluída em setembro.

Conselho muda
O presidente da Associação Catarinense de Medicina, Rafael Klee de Vasconcellos, é o novo coordenador do Conselho Superior das Entidades Médicas de Santa Catarina (Cosemesc). A posse aconteceu durante o 20º Fórum das Entidades Médicas. Criada em 1996, a instituição é hoje um modelo para todo o país. É integrado pela ACM, o Conselho Regional, o Sindicato dos Médicos e a Academia de Medicina de Santa Catarina. 

Formação
A Unimed da Grande Florianópolis está comemorando nesta quarta 46 anos de atividade com projeto inovador. Os médicos que se associarem agora à cooperativa serão submetidos à capacitação em governança, gestão da saúde, compliance e big data. Os requisitos já são exigidos para os que assumirem cargos de direção na cooperativa médica. A nova direção, liderada pelo médico Théo Bub, reduziu de 30% para 3,5% a retenção obrigatória sobre todos os médicos para reduzir o déficit milionário. A previsão é zerar a retenção em três meses e iniciar a reposição em 2018.

Luto pomerano
Prefeitura de Pomerode mandou celebrar Missa de 7º Dia pela jornalista  Francielle Wellick Ferreira, que faleceu no fim da semana no Vale do Itajaí, vítima de câncer. Profissional exemplar com atuação em vários veículos de Pomerode (Testo Notícias), Blumenau e Itajaí, tinha apenas 31 anos. A Câmara Municipal também  está prestando homenagem póstuma à profissional.

Novo diretor
O cardiologista pediatra Mauricio Laerte da Silva já assumiu a direção do Hospital Infantil Joana de Gusmão. Tem apoio do corpo clínico e da Associação dos Voluntários e já dirigiu o hospital durante oito anos nos governos Luiz Henrique. Tem promessa da Secretaria da Saúde de compra emergencial de material cirurgião para normalização das atividades do hospital.

Acompanhe as publicações de Moacir Pereira

Político que denunciou o mensalão, Roberto Jefferson virá para Santa Catarina

Avança aliança entre PSD, PP e PSB para as eleições de 2018 em SC

Ministro do Turismo visita terminal de cruzeiros marítimos em Balneário Camboriú 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaCresce número de homicídios em Santa Catarina https://t.co/2ZKi4GI2Ln #LeianoANhá 7 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaLoetz: Licitação para centro de inovação de Joinvile será lançada em dezembro  https://t.co/S9xqYRFZej #LeianoANhá 2 horas Retweet
A Notícia
Busca