Saavedra: UFSC passa a oferecer mestrado em engenharia de sistemas eletrônicos em Joinville - Política - A Notícia

Versão mobile

Portal10/07/2017 | 07h30Atualizada em 10/07/2017 | 14h17

Saavedra: UFSC passa a oferecer mestrado em engenharia de sistemas eletrônicos em Joinville

Confira esta e outras notícias do colunista

A UFSC de Joinvilleestá ganhando novo curso de mestrado, em engenharia de sistemas eletrônicos. Com 15 vagas, o edital foi aberto na última sexta. Entre os temas de pesquisa, conforme a coordenação, estão a indústria 4.0, internet das coisas, energias renováveis, veículos elétricos e desenvolvimento de pequenos satélites.

Matrículas nos cursos
Em Joinville, a federal tem também mestrado em engenharia e ciências mecânicas – já tem aluno formado aprovado em concurso para professor substituto para a própria UFSC da cidade. Na graduação, a universidade tem mais de 1,5 mil alunos matriculados em cursos de engenharia de mobilidade.  

Leia mais notícias de Joinville e região.
Confira outras notas de Jefferson Saavedra 

  • Até onde vai
Em chegada ao aeroporto de Joinville, o fotógrafo e jornalista Eberson Theodoro conseguiu essa foto do Jardim Paraíso, com o residencial Rúbia Kaiser em destaque. Tem mais área urbana ao fundo.  Foto: Eberson Theodoro,Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

Desperdício
Os quase 75 mil votos em branco e nulos para deputado federal e os mais de 60 mil para deputado estadual na mesma situação em 2014 ainda são lembrados no meio político de Joinville, levando a uma movimentação para tentar convencer os eleitores a votarem em candidatos locais. Além da quantidade recorde de brancos e nulos, 60 mil eleitores não apareceram para votar na disputa de três anos atrás. 

Confira quais políticos estão cotados para concorrer aos cargos de deputado por Joinville

Com quem vai
Nesta semana, deve sair o posicionamento do PR sobre as pré-candidaturas de Joinville para deputado estadual e apoios para a disputa a federal.

 90 dias depois...
Hoje se completam três meses da apresentação da duplicação da ligação entre o Distrito Industrial de Joinville e a BR-101 e o edital ainda não foi lançado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura. A obra de R$ 50 milhões foi apresentada pelo governador Colombo na Acij.

Segundo secretário, maior parte das pessoas que dormem no local são de fora de Joinville Foto: Maykon Lammerhirt / Agencia RBS

Embaixo da marquise
Em manifestação nas redes sociais neste final de semana, o secretário Vagner de Oliveira (Assistência Social) apontou como opção a possibilidade de os moradores de rua pernoitarem no ginásio Abel Schulz assim que a marquise de agência bancária na área central ganhar grades – o que deve acontecer nos próximos dias: só vai para o ginásio quem desejar. O secretário também se manifestou sobre a origem daqueles moradores de rua.

80% de fora
¿80% destas pessoas não são de Joinville. Alguns vieram para Joinville em busca de qualidade de vida e emprego, outros tiveram seus vínculos familiares rompidos e outra grande maioria é encaminhada por outros municípios para serem atendidos pelos nossos serviços¿, alegou Vagner, qualificando ainda os joinvilenses como população ¿acolhedora¿. 

Eleição em seis escolas
As inscrições para quem quiser concorrer para diretor de escolas estaduais foram abertas na sexta pela Secretaria de Estado da Educação. A seleção será nas unidades que não tiveram candidatos em 2015, estão com cargo vago ou foram abertas recentemente. Em Joinville, estão na lista os colégios Luiz Henrique, João Martins Veras, Lea Maria Aguiar Lepper, Nair Pinheiro, Nagib Zattar e Ceja.

Gratuidade para deficientes
O Ministério Público Federal abriu inquérito em Joinville para apurar o cumprimento da lei de gratuidade para deficientes nos ônibus das linhas interestaduais. O passe livre é para pessoas carentes e cadastro no Ministério dos Transportes. 

Queixa dos desníveis
Em São Francisco do Sul, como em Joinville, também há cobrança de melhoria nas passagens de nível na linha do trem.

Gastronomia
O vereador Chris Manão (PMDB) quer São Francisco do Sul adotando o pirão com linguiça como prato oficial da cidade. O projeto está em análise.


Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJovem de 19 anos está desaparecido em Itapoá https://t.co/7h7mpkqtTG #LeianoANhá 4 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaMédico de Canoinhas atende aos pacientes fantasiado de Papai Noel https://t.co/f6k67nGWuM #LeianoANhá 4 horas Retweet
A Notícia
Busca