Saavedra: decisão sobre canal do Linguado não muda planos para a BR-280  - Política - A Notícia

Versão mobile

Portal11/07/2017 | 08h41Atualizada em 11/07/2017 | 09h14

Saavedra: decisão sobre canal do Linguado não muda planos para a BR-280 

Previsão continua sendo a construção de ponte com duas pistas 

Saavedra: decisão sobre canal do Linguado não muda planos para a BR-280  Marco Favero/Agencia RBS
Canal tem 23 km de extensão e 2  km de largura. Foi fechado em 1935 Foto: Marco Favero / Agencia RBS

As decisões judiciais sobre o canal do Linguado não alteram os planos do DNIT para a duplicação da BR-280 naquele ponto de São Francisco do Sul. Na área do aterro, por onde cruzam a rodovia federal e a linha férrea, está prevista a construção de ponte com duas pistas. Assim, um dos sentidos do tráfego permanece no aterro e o outro, no inverso, é feito com a ponte. O ramal ferroviário fica como está.

Leia mais notícias de Joinville e região
Confira outras notas de Jefferson Saavedra 

Caso a Justiça tivesse decidido pela abertura, a ponte teria de ter quatro pistas e ainda contar com plataforma ferroviária. E para fazer o trem subir uma estrutura dessas, a ponte teria que contar com 6 km de extensão para permitir o rampeamento das composição, em vez do 1,9 km original. 

Relembre a história de Joinville e região no blog AN Memória

Ou seja, o custo inicial de R$ 200 milhões (orçamento de 2010) iria se multiplicar. A ponte só será licitada depois que a obra de duplicação iniciar no trecho entre Araquari e São Francisco do Sul – o governo federal não tem recursos neste momento para autorizar o início dos trabalhos, apenas os lotes em Jaraguá e Guaramirim estão em obras.

Para minimizar os impactos ambientais no Linguado, o DNIT projetou um ponte que passa acima da copa das árvores. Depois de o Surpremo Tribunal Federal negar recurso do Ministério Público Federal, defensor da reabertura do canal, as ações sobre o tema em instâncias passaram a ser arquivadas.

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaCarreta bate em árvore e trânsito fica complicado na Expedicionário Holz, no Centro de Joinville https://t.co/aibwo3hSie #LeianoANhá 1 horaRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaPrograma da TV Globo será exibido de Joinville na sexta-feira https://t.co/o5GT1vGr4T #LeianoANhá 5 horas Retweet
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros