Estatais extintas sobrevivem em SC - Política - A Notícia

Versão mobile

Moacir Pereira07/07/2017 | 02h00Atualizada em 07/07/2017 | 02h00

Estatais extintas sobrevivem em SC

Enquanto algumas continuam funcionando, projeto pretende extinguir outras duas companhias catarinense

Estatais extintas sobrevivem em SC Ver Descrição/Agencia RBS
Foto: Ver Descrição / Agencia RBS

A Assembleia Legislativa entrará em recesso na próxima quinta-feira, sem garantia de que projetos de interesse público sejam aprovados. Entre eles, o da extinção da Companhia de Desenvolvimento de Santa Catarina (Codesc) e da Companhia de Habitação de Santa Catarina (Cohab).

Se depender do presidente da Alesc, deputado Silvio Dreveck (PP), o projeto vai a plenário na quarta-feira.  Mas há resistências. Na Comissão de Finanças, funcionários da Cohab fizeram pressão. Há um grupo que não aderiu ao programa de demissão incentivada. O deputado Serafim Venzon (PSDB) propôs emenda que estende o prazo de adesão ao programa para depois da extinção.

Setores do PMDB também reagiram ao projeto de extinção das duas empresas estatais no ano passado. A Codesc tem na presidência o ex-prefeito de Tubarão Miguel Ximenez e a Cohab tinha no comando o ex-prefeito da Palhoça Ronério Heiderscheidt, ambos do PMDB. Os dois projetos estão no Legislativo desde novembro de 2016.

A experiência com extinção de empresas tem sido um escândalo em Santa Catarina. A Refloresc foi criada no governo Konder Reis e extinta no governo Jorge Bornhausen. Já se passaram mais de 35 anos e continua funcionando com um liquidante. Situação semelhante se registra em relação à Companhia de Desenvolvimento Industrial de Santa Catarina (Codisc), fechada há décadas e até hoje com um liquidante. E até a Indústria Carboquímica Catarinense (ICC), sonho de décadas de aproveitamento do rejeito do carvão, funcionou como cabide de empregos para políticos, virou pó, deu prejuízo milionário ao poder público. E até hoje continua em processo de liquidação.

Insepultas, as estatais extintas só dão prejuízo ao erário.

Acompanhe as publicações de Moacir Pereira

Governo propõe cessão de área vizinha a Casa da Agronômica para construção da sede do BRDE

Presidente da Caixa participa de evento em Florianópolis

Prefeitos catarinenses participam de reunião com Temer em Brasília



Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaRegime disciplinar mais rigoroso no sistema prisional está previsto para o próximo ano em Santa Catarina https://t.co/1QGOYpMPRr #LeianoANhá 5 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A Notícia¿A reforma da Previdência é a espinha dorsal do ajuste fiscal¿, afirma Zeina Latif https://t.co/tvIkhP5qXB #LeianoANhá 6 horas Retweet
A Notícia
Busca