Temer: a denúncia e a ofensiva - Política - A Notícia

Versão mobile

Moacir Pereira28/06/2017 | 02h10Atualizada em 28/06/2017 | 02h10

Temer: a denúncia e a ofensiva

O contundente pronunciamento do presidente Michel Temer colocou mais combustível na fogueira da crise política

Temer: a denúncia e a ofensiva EVARISTO SA/AFP
Foto: EVARISTO SA / AFP

O agravamento da crise política com a denúncia do procurador-geral da República contra o presidente Michel Temer não monopoliza as conversas parlamentares e de lideranças partidárias aqui no Estado. Mas é notório o clima de crescente apreensão com o rumo dos acontecimentos.

Se a falta de alternativas para solucionar a crise representava a maior angústia dos líderes políticos daqui, o contundente pronunciamento do presidente Michel Temer colocou mais combustível na fogueira.

A avaliação feita na Assembleia Legislativa registrou, inclusive, mudança no termômetro político. Até a fala presidencial, deputados avaliavam o que seria melhor para o Brasil: a renúncia do presidente ou o enfrentamento. Pela primeira alternativa, teria-se mais rapidez no fim da crise; pelo segundo caminho, a impossibilidade de prever desdobramentos e, sobretudo, seu final.

Depois do discurso, a estratégia do procurador-geral, Rodrigo Janot, de fatiar as denúncias com base num único episódio (as delações do criminoso confesso Joesley Batista), reverteu o quadro, favorecendo Temer em sua disposição de partir para a ofensiva.

Críticas não faltaram a Janot dos políticos e advogados que leram a denúncia, considerando-a frágil e sem provas dos ilícitos ali apontados. E interpretaram que isso pode fortalecer Temer na Câmara dos Deputados, que terá a responsabilidade de decidir sobre o futuro do presidente.

O problema é que a crise não se esgota na denúncia e muito menos na investida presidencial.

Bombeiros
O tiroteio político entre Eduardo Moreira e Dário Berger foi o tema principal da reunião da bancada estadual do PMDB. Anunciou operação bombeiros com o entendimento de que a consulta às bases na jornada em andamento vai definir propostas e o rumo do partido. A disputa por nomes é considerada tema secundário neste momento e que "não há motivo para precipitar o debate sobre qualquer candidatura".

No jogo
Durante a prestigiada solenidade de posse do empresário Moacir Thomazzi para novo mandato na presidência da Associação Empresarial de Joinville, o prefeito Udo Döhler (PMDB) fez um discurso de forte conteúdo político. Citou três vezes o nome do deputado Darci de Matos (PSD), seu adversário no ano passado, e homenageou Esperidião, Angela e João Amin, todos do PP.

Conselheiro
O atual secretário adjunto da Saúde, contador André Luiz Bazzo, foi indicado pelo governador Raimundo Colombo para integrar o Conselho Fiscal da Celesc Distribuição. Vai substituir o prefeito de Lages, Antônio Ceron (PSD). Bazzo tem pós-graduação em Direito e Contabilidade Pública e durante quatro anos atuou como diretor de Gestão da Celesc.

Justiça
Juiz Laudenir Fernando Petroncini, da 3ª Vara da Fazenda Pública da Capital, concedeu liminar em ação popular impetrada pelo advogado Eder Lana, suspendendo os efeitos da nomeação do advogado Alex Santore para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. O magistrado determinou que a OAB-SC passe a figurar no polo ativo da demanda judicial. Cabe recurso ao Tribunal de Justiça.

Acompanhe as publicações de Moacir Pereira

Sede do Clube 12 de Agosto em Florianópolis pode ter pedido de destombamento

Secretaria da Saúde estuda a possibilidade de venda do Hospital Celso Ramos, em Florianópolis

Em reunião na Serra, Colombo diz que Fundam injetou R$ 35 milhões na economia do Planalto


Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaInstalação de novo semáforo na área central de Joinville é elogiada por pedestres e comerciantes   https://t.co/camaPvU2Gl #LeianoANhá 1 horaRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaEdital de licitação para estacionamento rotativo no Centro de Joinville continua sem prazo definido  https://t.co/Egu5VIe9j3 #LeianoANhá 1 horaRetweet
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros