Secretaria Estadual de Saúde quer reduzir o número de unidades do Samu - Política - A Notícia

Versão mobile

Moacir Pereira16/06/2017 | 07h00Atualizada em 16/06/2017 | 07h00

Secretaria Estadual de Saúde quer reduzir o número de unidades do Samu

Os estudos propõem diminuir de oito para apenas quatro centrais de atendimento

Secretaria Estadual de Saúde quer reduzir o número de unidades do Samu Daniel Conzi/Agencia RBS
Foto: Daniel Conzi / Agencia RBS

A Secretaria Estadual de Saúde está determinada a reduzir o número de unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os estudos propõem redução de oito para apenas quatro centrais e garantem que não haverá prejuízos aos pacientes. As despesas com o Samu cairiam de R$ 9,4 milhões para R$ 7,5 milhões.

Falta UPA
Dados levantados pela Secretaria Estadual da Saúde demonstram que a ausência de Unidade de Pronto Atendimento (UPA) pela Prefeitura de São José congestiona emergência do Hospital Regional Homero de Miranda Gomes. O mesmo ocorre no Estreito, que também não tem UPA e onera o Hospital Florianópolis.

Prefeituras assumem
congelamento das tabelas do SUS pelo governo federal e o aumento da demanda de pacientes vêm ampliando as despesas das prefeituras com o setor saúde. Joinville, por exemplo, investe mais de 40% da receita, Criciúma outros 33%, Blumenau entra com 31% e Jaraguá do Sul com 28%. Já São José investe 18% da arrecadação e Florianópolis apenas 17,5%.

Carnaval no Sul
A Câmara de Vereadores de Nova Veneza realizou ontem à noite sessão solene comemorativa dos 126 anos da colonização italiana. A programação cultural e gastronômica prossegue até domingo, com previsão de 100 mil visitantes. A cidade realiza amanhã o mais diversificado, colorido e bonito desfile das máscaras típicas do Carnaval de Veneza. No ano passado, vários grupos de Florianópolis se incorporaram às festividades.

Curtas

O médico Marcelo Reis deixou a Direção Geral do Hospital Celso Ramos para assumir a Superintendência dos Hospitais Públicos do Estado.

Câmara de Vereadores de São José adotou, a partir desta semana, a ferramenta VLibras para tradução dos textos em Língua Brasileira de Sinais. Serviço gratuito.

Acompanhe as publicações de Moacir Pereira

Obra do contorno viário da BR-101 na Grande Florianópolis está próxima de conclusão

Recursos federais serão liberados para Central de Monitoramento de Enchentes em Blumenau 

Silêncio de Cunha provoca alívio em setores do PMDB catarinense


 
 
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros