Saavedra: Liberação de licenças de construção cai 20% em Joinville - Política - A Notícia

Versão mobile

Portal13/06/2017 | 07h30Atualizada em 13/06/2017 | 07h30

Saavedra: Liberação de licenças de construção cai 20% em Joinville

A comparação é com os cinco meses do ano passado

Saavedra: Liberação de licenças de construção cai 20% em Joinville Rodrigo Philipps/Agencia RBS
Há reclamações com relação à demora nos licenciamentos ambientais de construções Foto: Rodrigo Philipps / Agencia RBS

No ano de estreia da Lei de Ordenamento Territorial (LOT), a metragem autorizada para novas construções em Joinville caiu 20%, na comparação com os primeiros cinco meses do ano passado. 

A LOT é uma lei complementar ao Plano Diretor, com as regras de ocupação urbana (era conhecida no passado como Lei de Uso e Ocupação do Solo). Até maio, a Secretaria de Meio Ambiente de Joinville, responsável pelo setor de licenciamento municipal, liberou 293 mil metros quadrados. 

Foram incluídos todos os tipos de construções, como residências, prédios, comércios, indústrias e imóveis de uso misto. Para a Secretaria de Meio Ambiente, em avaliação preliminar, a instabilidade econômica teve mais impacto no resultado nas autorizações da construção civil do que eventuais dificuldades provocadas pelo início da vigência da LOT, em janeiro. 

No mercado, as principais queixas não se concentram na nova lei – embora uma equipe da Prefeitura esteja fazendo adequações e correções na legislação: a principal reclamação é referente à demora no licenciamento ambiental, principalmente para os prédios. Nas residências multifamiliares, formadas em boa parte por condomínios verticais, a queda nas autorizações foi de 43% nos primeiros cinco meses do ano.

Saiba como fica a LOT bairro a bairro em Joinville

Leia as últimas notícias

Confira outras colunas de Jefferson Saavedra  





 
 
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros