Saavedra: Escolas estaduais de Joinville têm 12,8 mil vagas ociosas - Política - A Notícia

Versão mobile

Portal15/06/2017 | 06h30Atualizada em 15/06/2017 | 06h30

Saavedra: Escolas estaduais de Joinville têm 12,8 mil vagas ociosas

Levantamento feito pela Gerência Regional de Educação mostra que ociosidade tem a ver com o fechamento de unidades, além da falta de interessados

Saavedra: Escolas estaduais de Joinville têm 12,8 mil vagas ociosas Diorgenes Pandini/Agencia RBS
Conselheiro Mafra é uma das escolas desativadas em Joinville Foto: Diorgenes Pandini / Agencia RBS

Se toda a estrutura das escolas estaduais fosse utilizada em plena capacidade em Joinville, seria possível o atendimento de mais 5,7 mil alunos durante o dia e outros 7,1 mil à noite. As vagas estão ociosas por falta de interessados, ainda que a matrícula esteja disponível.

Os dados foram coletados em levantamento da Gerência Regional de Educação (Gered) de Joinville, ligada à Secretaria de Estado da Educação, em pesquisa realizada também pelas demais Gereds em outras regiões de Santa Catarina.

Para a gerência de Joinville, portanto, a rede estadual teria capacidade de atender a mais 12,8 mil alunos na cidade, além dos 38,4 mil estudantes já matriculados. A redução no número de alunos fez o governo do Estado fechar quatro escolas nos últimos anos em Joinville (em duas delas, o processo foi acelerado pela dificuldade de reformas, como no caso da Conselheiro Mafra, na área central, e da Monsenhor Sebastião Scarzello, no Itaum).

Não há previsão de fechamento de mais unidades estaduais neste ano, embora a utilização das vagas esteja sendo monitorada pela Gered. O mínimo de alunos para manter uma escola com viabilidade é de 120, mas cada caso tem avaliação: se não há outro estabelecimento perto, o colégio é mantido.

Apesar da ociosidade, o governo do Estado quer ampliar a rede do ensino médio porque há regiões sem escolas. Há dois meses, foi inaugurado colégio no Parque Guarani. A construção no Vila Nova está perto de ser entregue. Os bairros Espinheiros e Aventureiro estão mapeados para as próximas unidades de ensino médio.

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJogo-treino entre reservas e time sub-20 marca o início da semana do JEC https://t.co/w4tcsebxAs #LeianoANhá 22 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaCarreta bate em árvore e trânsito fica complicado na Expedicionário Holz, no Centro de Joinville https://t.co/aibwo3hSie #LeianoANhá 3 horas Retweet
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros