"Concluídos os estudos de concessões de rodovias em SC", diz superintendente do DNIT-SC - Política - A Notícia

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Moacir Pereira11/05/2017 | 07h00Atualizada em 11/05/2017 | 07h00

"Concluídos os estudos de concessões de rodovias em SC", diz superintendente do DNIT-SC

Confira entrevista com Vissilar Pretto sobre a BR-470

"Concluídos os estudos de concessões de rodovias em SC", diz superintendente do DNIT-SC Lucas Correia/Agencia RBS
Foto: Lucas Correia / Agencia RBS

Confira entrevista com Vissilar Pretto, superintendente do DNIT-SC

Qual a situação real hoje da duplicação da BR-470?

A rodovia está dividida em quatro lotes, com 75 quilômetros, de Navegantes a Indaial. Os lotes 3 e 4 estão paralisados. A perspectiva hoje não é boa. A necessidade do DNIT é de R$ 450 milhões este ano para os quatro lotes. O orçamento da União prevê apenas R$ 80 milhões. O Fórum Parlamentar obteve uma emenda de apenas R$ 35 milhões. Teremos apenas R$ 115 milhões para os quatro lotes, incluindo desapropriações. Se repetirmos estes recursos nos próximos anos finalizaremos apenas em 2022. 

Por que os lotes 3 e 4, os mais críticos, estão parados?

O lote 2, na região de Gaspar, tem 50% concluídos. O que causa paralisação é exclusivamente a falta de recursos para desapropriações. É um trecho extremamente urbano. Só ali, nos lotes 3 e 4, serão necessários R$ 250 milhões. Do lote 3 temos apenas R$ 27 milhões, recurso empenhado em 2015. Pretendemos, por isso, atacar obras específicas no Bandenfurt e no trevo da Mafisa. Mas também aí não há verbas para desapropriações. 

Como  estão as concessões das rodovias federais em Santa Catarina?

Os estudos foram feitos pelo DNIT  de SC. Ele contempla várias opções: terceiras faixas, duplicações e para concessões. Inclui a 470, a 282, a 280. Mais importante: todos os estudos do DNIT e da ANTT para concessão dos 1,8 mil quilômetros de estradas federais em SC estão concluídos. Já foi, inclusive, aberto o prazo da PMI para as empresas apresentarem propostas.  

Foram abertas as concessões?

Sim. Temos 20 empresas estudando a concessão da BR-470 de todo o trecho. Há outras 28 interessadas na BR-280. E mais algumas no trecho da 282 no Oeste. O problema é que as empresas privadas também têm dificuldades financeiras. 

A alternativa agora é a concessão de rodovias?

Esta pode ser a melhor solução.

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