Saavedra: Lei que coíbe o transporte ilegal em Joinville atinge motoristas executivos - Política - A Notícia

Versão mobile

Portal28/04/2017 | 06h31Atualizada em 28/04/2017 | 06h31

Saavedra: Lei que coíbe o transporte ilegal em Joinville atinge motoristas executivos

A modalidade, feita para empresas, já era comum mesmo sem legalização por causa das punições brandas 

Como era esperado, a lei com multas mais salgadas para o transporte ilegal em Joinville trouxe outros impactos em outras modalidades além do Uber e atingiu o transporte executivo, ainda sem regulamentação na cidade. A modalidade, feita para empresas, já era comum mesmo sem legalização porque as punições brandas não intimidavam.

Com a legislação em vigor desde janeiro, a coisa mudou de figura: multa já começa em R$ 8,1 mil e a fiscalização apertou. Com isso, muitos condutores deixaram a atividade e os passageiros desse tipo de transporte precisam usar táxis ou as vans de fretamento, principalmente no aeroporto.

Há empresas que passaram a preferir outros terminais, onde é permitido o transporte executivo. Para tentar acabar com a encrenca, a Prefeitura mandou para a Câmara de Vereadores projeto para regulamentar o transporte executivo. A proposta já conta com resistência de taxistas e nenhuma pressa dos vereadores em levar adiante.

Quanto ao Uber, já foram aplicados mais de R$ 500 mil em multas, mas como a maioria dos condutores já conta com liminar para não ser enquadrado como transporte ilegal, as autuações estão despencando. Não há projeto no Legislativo para a regulamentação do aplicativo de transportes.

Protesto
A mobilização de servidores municipais, estaduais e federais, além de movimentos sociais, deve formar o maior contingente em Joinville no movimento de protesto desta sexta, com repúdio às reformas pretendidas pelo governo federal. Um dos primeiros movimentos será no início da manhã, no entorno do terminal central de ônibus.

Base da Guarda
A comissão de Proteção Civil da Câmara de Joinville quer uma base da Guarda Municipal em Pirabeiraba. Pedidos de bases da Polícia Militar são bem mais comuns. A guarda tem 40 profissionais e há interesse em novo concurso, ainda sem data marcada. Também está sendo reivindicada a instalação de câmeras de monitoramento no distrito.

Posição
Os deputados federais com base eleitoral em Joinville, Marco Tebaldi (PSDB) e Mauro Mariani (PMDB), votaram a favor da reforma trabalhista proposta pelo governo Temer e aprovada pela Câmara na noite de quarta. O projeto passou com 296 votos favoráveis e 177 contra. Agora, será analisado no Senado.

Sem reserva de fauna na Babitonga
Na reunião desta quinta-feira em São Francisco do Conselho de Desenvolvimento Regional, mais uma vez foi descartada a criação de reserva de fauna na Babitonga. A proposta era do governo federal. Ainda não está definida qual modalidade de unidade de conservação será adotada. Na imagem, Darci de Matos, Dalmo Claro, Carlos Chodini, Simone Schramm, Renato Gama Lobo e Antonio Aguiar. 

Foto: Ana Paula Keller,ADR,Divulgação / Divulgação

No conselho
Joinville passou a contar com representante no Conselho Estadual de Educação. A portaria publicada nesta quinta-feira nomeou o suplente Tito Lermen como titular, com mandato de seis anos. A secretária da ADR, Simone Schramm, foi escolhida como conselheira suplente, com mandato até novembro. O secretário de Educação, Roque Mattei, é nome cotado.

Interino
Em pouco mais de cem dias de mandato, o vice-prefeito Nelson Coelho ganhou a chance de comandar Joinville de forma interina, devido a viagem particular de Udo Döhler. A interinidade dura das 22 horas de hoje até as 7h de sexta da próxima semana. No mandato anterior, Udo passou o cargo pela primeira vez somente depois de um ano e oito meses no cargo ao vice Rodrigo Coelho.

Tubos
Com produção bastante reduzida, quase parada, a fábrica de tubos de concreto da Prefeitura de Joinville pode voltar a operar nas próximas semanas se as tratativas com fornecedores de insumos derem certo, principalmente para entrega de brita e pó de brita. Se não der certo, os tubos serão comprados de empresas privadas.

Nova central
A audiência pública sobre a central de tratamento de resíduos pretendida pela Ambiental para Guaramirim reuniu em torno de 300 pessoas na cidade. O licenciamento da área na Rodovia do Arroz está em fase de licenciamento. Além de lixo doméstico, a central poderá receber resíduos industriais e da construção civil.

Mão inglesa
Em conversa com Fabio Dalonso, Udo Döhler demonstrou simpatia pela proposta do vereador do PSD de adoção de mão inglesa em vários pontos da cidade e pediu à Secretaria de Planejamento Urbano um estudo sobre o tema. Dentro da pasta, há resistência de técnicos devido à segurança.

Alerta
Os dados coletados pela Gerência Regional de Saúde em pontos de atendimento de Joinville mostram um maior número de casos de automutilação de jovens e adolescentes nos últimos meses, com pelo menos 31 casos neste ano, proporcionalmente acima do registrado no ano passado.

Outra multa
Mais uma agência bancária de Joinville foi autuada nesta quinta-feira pelo Procon por não contar com vigilantes no entorno dos caixas eletrônicas. Agora, já são seis na cidade. A lei manda ter segurança enquanto o aparelho estiver operando.

O Linguado
A praticamente abandonada discussão sobre a reabertura do canal do Linguado será retomada no debate sobre o modelo de preservação da baía da Babitonga. Não há prazo algum para qualquer definição.

No teto
A Prefeitura de Joinville está pedindo autorização dos vereadores para permitir a instalação de antenas de celular na cobertura do Centreventos Cau Hansen. Se ganhar a futura licitação, terá de pagar aluguel e ainda poderá usar uma sala do prédio. A concessão do imóvel inteiro está em estudo, mas é para mais adiante.

Piraí x Cubatão
O rio Piraí se saiu melhor nas primeiras avaliações em 2017 da qualidade de água na comparação com o Cubatão. Na medição feita no ponto de captação da região Oeste de Joinville, o rio conseguiu índices de 78,1 (janeiro) e de 75,3 (fevereiro), em escala de zero a cem. A pontuação é considerada ¿boa¿. A medição é feita antes do tratamento.

Também ¿boa¿
Na estação de captação do Cubatão, o índice de qualidade da água variou de 71,7 para 71,3, também na escala ¿boa¿. A medição é feita semanalmente pela Águas de Joinville. Na média do ano passado, levando em conta todos os meses, o Cubatão atingiu índice de 67,2, com o Piraí ficando com 61,2%. O abastecimento de Joinville vem dos dois rios.

Aviso
Na reunião desta quinta-feira pela manhã do colegiado do governo Udo, o prefeito recomendou aos secretários a maior atenção com os convites dos vereadores para comparecimento na Câmara. O recado possivelmente foi dado para evitar que os assessores venham a ser convocados pelos vereadores.

Sim, é viva!

Foto: Aldo Brasil / A Notícia

Contumaz observador do Centro de Joinville, Aldo Brasil encontrou dia desses esta estátua viva com detalhada caracterização. Tinha até aviso para deixar claro que se tratava de uma pessoa, de uma pessoa viva.

Negociação
Na nova rodada de negociação entre Prefeitura de Joinville e Sindicato dos Servidores, o prefeito praticamente descartou a possibilidade de concessão de ganho real, isto é, o que vier terá a inflação como teto. O município aguarda a divulgação do INPC de abril, o que deve ocorrer no início de maio. O sindicato quer a inflação mais 5%.

1º de Maio
O Mercado Público Municipal será mais vez o ambiente para a festa de 1º de maio promovida pela RBS TV de Joinville. Com sete atrações musicais e presença de food trucks, o evento tem programação entre as 14h e as 20h de segunda, feriado do Dia do Trabalho. Rafael Custódio e Rejane Gambin comandam a apresentação, com participação de Mario Motta.

Regularidade
A média mensal de seis transplantes de rim está se mantendo neste ano no Hospital São José, de Joinville.

Metropolitana
O projeto de criação da região metropolitana, enfim, deve ser reapresentado na Assembleia Legislativa nos próximos dias. Desta vez, o governo do Estado será autor da proposta. Hoje, apenas a metropolitana de Florianópolis foi criada.

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaLoetz: Audiência pública para discutir novo porto de São Francisco do Sul será no fim de agosto  https://t.co/mCHwiqb6mI #LeianoANhá 1 horaRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJogo-treino entre reservas e time sub-20 marca o início da semana do JEC https://t.co/w4tcsebxAs #LeianoANhá 10 horas Retweet
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros