Saavedra: Vereador de Joinville estuda instalação de centro para idosos com deficiências físicas em Joinville - Política - A Notícia

Versão mobile

Portal30/11/2016 | 08h01Atualizada em 30/11/2016 | 08h01

Saavedra: Vereador de Joinville estuda instalação de centro para idosos com deficiências físicas em Joinville

Demanda e modelo de funcionamento serão debatidos com especialistas

Fabio Dalonso está estudando na Câmara de Joinville uma forma de tentar a instalação na cidade de um centro para atendimento de idosos com deficiências físicas. O vereador do PSD acredita em grande demanda pelo atendimento (será feita pesquisa sobre isso), e o modelo de funcionamento será debatido com especialistas no tema.

Silêncio

Por enquanto, o PSDB de Joinville não se manifestou sobre as disputas de bastidores entre o vereador eleito Natanael Jordão e o vereador Maycon César. A assessoria jurídica de Natanael diz que assessores de Maycon estão por trás de parte das denúncias contra o vereador eleito.

Suplência

Natanael é alvo de ação de investigação eleitoral e Maycon será o primeiro suplente do PSDB na Câmara de Joinville a partir de 2017. Ou seja, em caso de impedimento do titular, Maycon assume. A audiência de instrução e julgamento da ação foi marcada para o dia 14 de dezembro.

Ottokar

Uma mudança no cruzamento das ruas Otto Parucker (continuação da Marquês de Olinda) e Marajó pode ser uma intervenção do Ippuj em 2017 para tentar reduzir o trânsito na Ottokar Doerffel, um dos acessos a Joinville pela BR-101 cada vez mais congestionado. O instituto quer ver como resolve o fato de a Marajó ser rua estreita para tamanho tráfego.

Duplicar

No plano de governo de Udo de 2012, havia previsão de construção de elevado na esquina da Ottokar com a continuação da Marquês. A obra nem chegou a ser examinada e sumiu do plano de 2016. Desta vez, a promessa é de duplicação da Ottokar, em parceria com o governo do Estado.

Ainda a LOT

A Câmara de Joinville ainda tenta encontrar uma possibilidade legal de votar o projeto da LOT sem as emendas que necessitam de mapeamento. Tais emendas já passaram em primeira votação e agora o Legislativo quer ver se pode excluí-las.

Sem mapas

Se a proposta for adiante, as emendas a serem cortadas envolvem a criação de áreas de expansão urbana, na maioria dos casos. O impasse surgiu porque a comissão de Urbanismo não conseguiu definir quem fará os mapas dessas emendas.

As posses

No encontro de ontem com o colegiado, Udo Döhler confirmou a exoneração dos quase 500 ocupantes de cargos comissionados no final do depois. No início de janeiro, recomeçam as nomeações. Mas no caso de parte dos secretários, será em 2 de janeiro, dia seguinte à posse marcada para as 17 horas do dia 1º.

Ajuda da Fatma ao helicóptero

Um repasse de recursos pela Fatma deverá garantir a plena operação do helicóptero da PM durante a temporada de veraneio. Neste momento, devido à limitação de cota de combustível, o Águia só atende a ocorrências graves, sem participar de ações preventivas. O dinheiro vindo da Fatma será usado no contrato de manutenção e compra de combustível.

Contas eleitorais

Em tese, aponta especialista, ainda que os recursos junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) não sejam suficientes, a rejeição de contas eleitorais de vereadores eleitos em outubro em Joinville não deverá impedir a diplomação. Maurício Peixer (PR), Richard Harrison (PMDB) e Roque Mattei (PMDB) vão recorrer da decisão de desaprovação em primeira instância.

A cartilha

Em cartilha para as eleições de 2016, o TSE aponta que a Justiça Eleitoral enviará os processos de rejeição de contas ao Ministério Público para apuração sobre eventual abuso de poder econômico. No caso das vereadores de Joinville, a reprovação ocorreu por “inconsistências” na documentação.

De volta

Por conta própria, a Prefeitura de Joinville vai retomar a obra da segunda etapa do corredor de ônibus da Nove de Março, na área central da cidade. A revisão do projeto, cobrada pelo Ippuj, levou a instalação da via exclusiva para o transporte coletivo ser suspensa no final do ano passado. A obra foi contratada pelo governo do Estado.

Numa só via

Agora em janeiro, será feita uma adaptação pelo município, considerada suficiente para jogar na Nove de Março todo o trânsito de ônibus de acesso ao terminal central. Assim, os veículos coletivos deixam os trechos no entorno da Quinze, a rua do Príncipe, Dona Francisca e Princesa Isabel. Mais adiante, será cobrada do Estado a melhoria nos passeios.

O motivo

Mais do que a dificuldade das estruturas para conseguir recursos, as fundações de Joinville se encaminham para a extinção principalmente como forma de economia de custos e corte de cargos comissionados. Por enquanto, as reações ainda são tímidas. Devem aparecer com mais intensidade quando o projeto for apresentado.

A NOTÍCIA

Notícias Relacionadas

Portal 24/11/2016 | 09h02

Saavedra: Udo não acredita mais em LOT para 2016

Confira esta e outras notícias da coluna Portal

Portal 07/11/2016 | 07h02

Justiça nega paralisação das obras de drenagem no rio Mathias

Ação judicial de moradores cobra laudos e estudos de impacto

Portal 06/10/2016 | 07h02

Saavedra: Corrida na Justiça para impedir a votação da LOT

Outras três ações devem ser protocoladas ainda esta semana para tentar suspender andamento da votação do projeto

Portal 29/09/2016 | 07h01

Saavedra: Último balanço mostra recuo no peso da folha de pagamento da Prefeitura de Joinville

A despesa mensal esteve em média em R$ 61 milhões nos últimos 12 meses

Portal 07/09/2016 | 07h04

Jefferson Saavedra: Aumentam os roubos de celulares em Joinville

No mês passado, foram 42 casos registrados apenas na Zona Sul

AN Portal 13/08/2016 | 07h31

Peso da folha será o maior desafio do próximo prefeito de Joinville

Ainda sem o reajuste de 2016, folha de pagamento está em R$ 790 milhões anuais

AN Portal 17/02/2016 | 09h23

Jefferson Saavedra: Fiscalização dos bombeiros militares atende a pedido do MP em Joinville

Bombeiros militares estão fiscalizando hotéis e pousadas na cidade

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaUber começa a operar nas ruas de Joinville nesta sexta-feira: https://t.co/r0o6vU1YCx https://t.co/Z64ka18wEghá 56 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaHemosc de Joinville concentra a coleta de sangue no Norte até fevereiro https://t.co/2jdcNytUhPhá 4 horas Retweet
  •  
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros