Por que nova investida da Lava-Jato se chama Operação Calicute - Política - A Notícia

Versão mobile

"Tormentas"17/11/2016 | 08h24Atualizada em 17/11/2016 | 08h27

Por que nova investida da Lava-Jato se chama Operação Calicute

Nome refere-se às tormentas enfrentadas pelo navegador Pedro Álvares Cabral a caminho das Índias

Por que nova investida da Lava-Jato se chama Operação Calicute Reprodução/Ver Descrição
Na foto, o navegador Pedro Álvares Cabral Foto: Reprodução / Ver Descrição
Agência Brasil
Agência Brasil

Resultado de investigação em curso na força-tarefa da Operação Lava-Jato no Rio de Janeiro e no Paraná, a Operação Calicute prendeu, na manhã desta quinta-feira, o ex-governador do Estado fluminense Sérgio Cabral. O nome da operação refere-se às tormentas enfrentadas pelo navegador Pedro Álvares Cabral a caminho das Índias.

A Polícia Federal (PF), em ação conjunta com o Ministério Público Federal (MPF) e a Receita Federal, deflagraram a operação com o objetivo de investigar o desvio de recursos públicos federais em obras realizadas pelo governo do Estado do Rio de Janeiro. O prejuízo estimado é superior a R$ 220 milhões.

Leia mais:
Relembre todas as fases da Operação Lava-Jato
Moro faz parceria e enquadra mais um político famoso
Ministra do TSE nega pedido de liberdade a Garotinho

A apuração identificou fortes indícios de cartelização de grandes obras executadas com recursos federais mediante o pagamento de propinas a agentes públicos, entre eles, o ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, preso em sua residência, no Leblon, bairro zona sul do Rio de Janeiro.

Duzentos e trinta agentes cumprem 38 mandados de busca e apreensão, oito mandados de prisão preventiva, dois mandados de prisões temporárias e 14 mandados de condução coercitiva expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, além de 14 mandados de busca e apreensão, dois mandados de prisão preventiva e um mandado de prisão temporária expedidos pela 13ª Vara Federal de Curitiba.

Leia as últimas notícias


 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaLoetz: Os motivos para o Ministério Público ser contra a venda da planta industrial da Duque https://t.co/cTbZYO7G1Q #LeianoANhá 2 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaVitória contra o São Bento colocará o JEC no G-4 após 11 rodadas https://t.co/xFTYU8zpyJ #LeianoANhá 11 horas Retweet
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros