As invasões e a educação - Política - A Notícia

Versão mobile

Moacir Pereira05/11/2016 | 06h15Atualizada em 05/11/2016 | 06h15

As invasões e a educação

Há 15 dias, estudantes e sindicalistas invadiram a Reitoria da Udesc, tiraram a Rádio Educativa do ar, proibiram a circulação de todos os servidores, do reitor, pró-reitores e alunos e até bloquearam os serviços contábeis e financeiros.  A Reitoria entrou com ação e obteve liminar de imediata reintegração de posse. O que fez o reitor Marcus Tomasi? Ao invés de cumprir a decisão judicial, "negociou" com os invasores. Desobedeceu, também, a ordem da Justiça. Foi além, retirando a ação judicial, mesmo com a Reitoria ainda ocupada.

Numa democracia, os estudantes, e seus aliados sindicalistas têm todo o direito de protestar contra a PEC dos gastos públicos e da reforma do ensino. No Congresso, na Assembleia, nos espaços públicos. Nunca invadindo e inviabilizando a educação. Inadimissível a invasão a uma unidade de ensino prejudicando milhares de estudantes e abrindo precedentes perigosos.

Esta semana, manifestantes ocuparam os centros de Educação e de Ciências Humanas no campus da Universidade Federal de Santa Catarina. Num deles criaram milícias radicais que controlam saída e entrada de professores e acadêmicos. Em outro, algazarras no centro do prédio prejudicam e suspenderam aulas, segundo a reitoria.

Mais grave e inédito. A Associação dos Professores da Udesc, que tinha a obrigação de preservar a normalidade escolar, emitiu nota apoiando a invasão política e a desordem acadêmica.

A educação vai mal? É porque tem mitos professores e poucos educadores.    

Acompanhe as publicações de Moacir Pereira
Leia as últimas notícias do Diário Catarinense    

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaConmebol confirma título da Chapecoense na Copa Sul-Americana https://t.co/DRSnXaMH9jhá 17 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaTrês pessoas morrem em acidente na BR-101, em Joinville https://t.co/l8OUqDJflmhá 17 horas Retweet
  •  
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros