Upiara Boschi: Resultado de 2016 pode gerar ressaca petista nas urnas de 2018 - Política - A Notícia

Versão mobile

Análise15/10/2016 | 07h10Atualizada em 16/10/2016 | 18h22

Upiara Boschi: Resultado de 2016 pode gerar ressaca petista nas urnas de 2018

upiara boschi
upiara boschi

A forma como uma eleição se entranha na seguinte é um dos principais dramas que o Partido dos Trabalhadores passou a viver após o resultado desastroso nas urnas este ano, especialmente em Santa Catarina. Na lógica da política, os prefeitos e vereadores eleitos agora serão os cabos eleitorais que vão garantir a conquista de vagas na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados em 2018.

Atingido pela crise econômica e política, pelo impeachment de Dilma Rousseff (PT) e pela situação de Luiz Inácio Lula da Silva, três vezes réu na Operação Lava Jato, o PT encolheu nacionalmente. Elegeu menos prefeitos do que o PDT, virtual parceiro de campo político, algo impensável há dois anos. Santa Catarina já vinha impondo seguidas derrotas ao partido nas eleições presidenciais e manteve a lógica este ano.

O partido regrediu ao tamanho que tinha no ano de 2000 no Estado em número de prefeitos e vereadores. Mas como a história não pode ser contada apenas com números, é importante lembrar que o PT saiu eufórico daquela última disputa estadual antes de conquistar o Planalto. Elegeu 18 prefeitos, mas a lista contava com as reeleições de Décio Lima em Blumenau e José Fritsch em Chapecó. Além disso, conquistava Criciúma com Décio Goes, Concórdia com Neodi Saretta e Rio do Sul com Jailson Lima. O ano de 2000 consolidou o PT nas cidades médias de Santa Catarina e pavimentou a surpreendente votação que Lula teria no Estado dois anos depois, ajudando a eleger as maiores bancadas estadual e federal e a senadora Ideli Salvatti.

Agora, o viés é de baixa. Das 20 cidades em que elegeu prefeito, a maior é Imbituba — a 30ª do Estado. As lideranças estaduais do partido ainda não têm diagnósticos precisos sobre o que fazer para impedir que 2014 anteceda uma Onda Lula às avessas — uma ressaca que faça o partido praticamente desaparecer em nível estadual. 

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaRepórter é consolado por mãe de goleiro da Chape, dona Alaíde, morto em tragédia https://t.co/axGmaiv7Ehhá 9 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaRT @jec_online: No peito pra sempre! Jogadores do #JECFutsal terão símbolo da Chape na camisa no jogo contra Jaraguá #forçaChape https://t.…há 9 horas Retweet
  •  
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros