Saúde: secretários municipais mobilizados em SC - Política - A Notícia

Versão mobile

Moacir Pereira19/10/2016 | 08h30Atualizada em 19/10/2016 | 08h30

Saúde: secretários municipais mobilizados em SC

No próximo dia 25, a partir das 14h no Centro Administrativo da SC-401, estão previstas ações de protesto e reivindicações relativas ao atraso no pagamento de parcelas devidas pelo Estado

Secretários municipais de Saúde de Santa Catarina marcaram para o próximo dia 25, a partir das 14h no Centro Administrativo da SC-401, várias ações de protesto e reivindicações relativas ao atraso no pagamento de parcelas devidas pelo Estado.

O Conselho Municipal (Cosems/SC) começa a divulgar, a partir desta quarta, um "Manifesto à sociedade de Santa Catarina¿, em que aponta a situação dramática da saúde, agravada pela inadimplência estadual. Informa que o último repasse às prefeituras pelo governo, em 2016, foi realizado no primeiro trimestre do ano. E confirma que "a dívida com os municípios já chega a R$ 101 milhões".

Prossegue o manifesto:  "Atraso do governo do Estado não é novidade. A dívida de seis meses de 2015, por exemplo, só foi paga este ano. Com essa realidade, os municípios são obrigados a cobrir o rombo da saúde com recursos próprios, afetando outras áreas da administração municipal. O problema é que a grande maioria dos municípios não tem recursos suficientes para as demandas. E a situação é pior agora porque os gestores municipais têm que fechar as contas do exercício de final de mandato, não podendo gastar mais do que o previsto no orçamento".

E quais as consequências desta situação? O Conselho dos Secretários responde: "O resultado é a diminuição das consultas e exames especializados, falta de medicamentos, redução de carga horária das equipes de saúde, suspensão de cirurgias eletivas, falta de materiais, causando dificuldades e transtornos a toda população que necessita do serviço de saúde."

Acusa a Secretaria da Saúde do Estado de não honrar os compromissos com os municípios e pede, em conclusão, o apoio de toda a sociedade catarinense.

Acompanhe as publicações de Moacir Pereira

Insegurança rural

Udesc reivindica 

Pesca: ministro promete prioridade

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJovem de 24 anos é morto a tiros na zona Norte de Joinville https://t.co/NVHjEeMLQChá 9 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJoinvilense ganha quase R$ 1 milhão em aposta na Lotofácil https://t.co/m1zlCP6xes https://t.co/exHcidw8sXhá 12 horas Retweet
  •  
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros