Oktoberfest: a festa das famílias - Política - A Notícia

Versão mobile

Moacir Pereira10/10/2016 | 13h30Atualizada em 10/10/2016 | 13h43

Oktoberfest: a festa das famílias

O sucesso de público tem um dado mais positivo: nenhum incidente 

Os organizadores calculam que mais de 120 mil pessoas já entraram no Parque da Vila Germânica de Blumenau na 33ª edição da Oktoberfest. O sucesso de público tem um dado mais positivo: nenhum incidente. Todos os serviços funcionaram, o roteiro das bandas foi cumprido, bares, restaurantes, lojas de suvenires e estandes de cerveja atuaram em plena carga. E vendendo muito bem. O fim de semana contou com o tradicional desfile de grupos folclóricos, bancadas, entidades artísticas, clubes de caça e tiro e o que a região de Blumenau tem de mais precioso para mostrar ao Brasil e ao mundo: a cultura germânica.

Impressionou a vibração de milhares de famílias no correr do desfile na rua XV de Novembro, a mais histórica e popular da cidade. Nos carros alegóricos, cada vez mais criativos e artísticos, descendentes idosos com filhos, netos e crianças com trajes típicos, garbosos e orgulhosos de relembrarem a saga dos fundadores e suas mais autênticas manifestações. No último fim de semana, nos pavilhões da Vila Germânica, multiplicaram-se os carrinhos de bebê até altas horas da noite, conduzidos por pais e avós, todos incorporados ao espírito da cultura alemã.

A festa este ano aprimorou a organização, o controle e as medidas preventivas de segurança, numa ação integrada e produtiva dos órgãos policiais, dentro e fora dos pavilhões da Vila. Inovação importante foi dada à gastronomia. Nada de tapioca, cocada e acarajé. Com orientação do chef Heiko Graboll, do Senac Restaurante de Blumenau, foi priorizada a cozinha alemã, com múltiplas variações do cardápio. Resultado: qualificação do público e mais consumo nos restaurantes.

A decoração da Eisenbahn, tanto na área externa do Parque como dentro da Vila, ficou mais harmoniosa e se identificou mais com a produção da cerveja e o perfil da cultura germânica. O secretário de Turismo, Ricardo Stodieck, que introduziu as inovações, prevê público maior no feriadão desta semana. Blumenau está realizando a mais ordeira, bonita, empolgante e familiar Oktoberfest desde a primeira, em 1984.

Acompanhe as publicações de Moacir Pereira

Lotados 

Foto: Moacir Pereira / Moacir Pereira

Os quatro pavilhões da Vila Germânica bombaram no fim de semana, em especial, na noite de sábado, com bandas se revezando no palco até as cinco da manhã. Milhares de pessoas formando dois perfis distintos: famílias da região, todos com trajes típicos; e turistas de todo canto do Brasil e de forma majoritária jovens.

Leia as últimas notícias do Diário Catarinense    

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A Notícia'Não haverá confronto', afirma representante dos taxistas de Joinville após anúncio do Uber na cidade:… https://t.co/3gdvHNL0RZhá 1 horaRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaUber começa a operar nas ruas de Joinville nesta sexta-feira: https://t.co/r0o6vU1YCx https://t.co/Z64ka18wEghá 2 horas Retweet
  •  
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros