O dia do professor já foi mais lembrado - Política - A Notícia

Versão mobile

Moacir Pereira15/10/2016 | 08h01Atualizada em 15/10/2016 | 08h01

O dia do professor já foi mais lembrado

Como muito pouco se falou na semana sobre a data, nada melhor do que refletir sobre os responsáveis pela formação das novas gerações

O dia do professor já foi mais lembrado Carlos Macedo/Agencia RBS
Foto: Carlos Macedo / Agencia RBS

Em outros tempos mais humanos e com mais valorização da educação, o Dia do Professor, que neste sábado transcorre, era marcado por mensagens, eventos comunitários e boas notícias dos governantes.

Como muito pouco se falou na semana sobre a data, nada melhor do que refletir sobre os responsáveis pela formação das novas gerações.

Assim, a mente se volta para o Grupo Escolar Padre Anchieta, onde as primeiras luzes foram transmitidas pelas professoras Hilda Teodoro Vieira (saudosa diretora, mãe do deputado Marcos Vieira), Uda Farias (mãe do Carlinhos Farias), Catarina, Olindina, cujas imagens de competência e dedicação permaneceram para sempre na memória. 

Prossegue no Colégio Catarinense, referência nacional da educação e por onde passaram os grandes homens públicos de Santa Catarina, incluindo os de expressão nacional. Presença jesuítica que se deve ao governador Vidal Ramos, que revolucionou a educação com a criação dos Grupos Escolares e construções inovadoras que estão presentes até hoje em Florianópolis, Laguna e Lages. Professores Valdir Busch, Pereirinha, Warken, Herber Poeta, entre os leigos; padres Cardoso, Jeremias, Alfredo Rohr, Breno da Física, Armandinho, Paulão e tantos outros magníficos exemplos de competentes educadores. 

Na faculdade de Direito, as primeiras aulas com Marcílio Medeiros, depois com Norberto Ungaretti, Alcides Abreu, Clóvis Goulart, Osni Régis, Osmundo Nóbrega, Henrique Stodieck e uma seleção de ouro responsável pela formação de destacados profissionais do Direito.

Aos antigos mestres e àqueles que hoje se dedicam à mais nobre das missões - a formação e o aprendizado - a gratidão imorredoura.

 Professores dedicados e amigos são inesquecíveis!

Acompanhe as publicações de Moacir Pereira

Eleições 2016: juiz eleitoral se reúne com advogados dos candidatos em Florianópolis

Flic já é o maior evento cultural deste ano em Santa Catarina

Após onda de violência em Itajaí, a ordem para PM é endurecer

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaHemosc de Joinville concentra a coleta de sangue no Norte até fevereiro https://t.co/2jdcNytUhPhá 53 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaPM divulga distribuição dos novos policiais militares de Santa Catarina https://t.co/kDVclFOQRchá 5 horas Retweet
  •  
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros