Nota emitida pelo TRE-SC mantém candidatura de Angela Amin - Política - A Notícia

Versão mobile

Moacir Pereira05/10/2016 | 08h07Atualizada em 05/10/2016 | 08h07

Nota emitida pelo TRE-SC mantém candidatura de Angela Amin

Mas já é real o prejuízo político de sua campanha de segundo turno

Nota emitida pelo TRE-SC mantém candidatura de Angela Amin Moacir Pereira/Moacir Pereira
Foto: Moacir Pereira / Moacir Pereira

A candidatura de Angela Amin (PP) está mantida pela Justiça Eleitoral, conforme nota do TRE-SC. Não corre qualquer risco. Mas já é real o prejuízo político de sua campanha de segundo turno, basicamente por dois motivos:  o recurso a ser impetrado por seus advogados no Superior Tribunal de Justiça para reverter a decisão do ministro Mauro Campbell Marques, que suspendeu seus direitos políticos, certamente levará dias, se não acontecer depois de meses.  Caso em que a candidata ficará "sub judice";  mesmo que, numa hipótese improvável, o próprio ministro venha a rever a decisão, a exploração política já terá reproduzido o fato, sem possibilidade de sua reparação plena.

O clima no comitê de Angela Amin era de indignação. Primeiro porque o episódio se refere à campanha de 2000. Segundo, porque a Justiça Eleitoral, por julgados da primeira e da segunda instância, rejeitou a denúncia. Terceiro, que a denúncia do Ministério Público estadual foi rejeitada pelo juízo da Vara da Fazenda Pública da Capital e, só com recurso, acolhida pela 4ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça - e na segunda instância a punição foi apenas de ressarcimento da propaganda. Assim, segundo o advogado Alessandro Abreu, além de uma decisão tomada  de um fato ocorrido há 16 anos, o ministro Mauro Campbell Marques teria extrapolado com um despacho de apenas um parágrafo, dando-lhe forte conotação eleitoral, pelo resultado de domingo.

No comitê de Gean Loureiro, a decisão foi recebida com a maior naturalidade, sem celebrações. É problema da candidata com a Justiça.

Foto: DIvulgação / Divulgação

Acompanhe as publicações de Moacir Pereira

Leia também: 

"Despropositada e em tempo inoportuno", diz advogado da coligação de Angela Amin sobre decisão do STJ

Decisão contra Angela Amin é o principal fato político do início do 2º turno em SC

Angela Amin (PP) é condenada no STJ por improbidade administrativa

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaTransformador de cinco toneladas cai de carreta e bloqueia BR-376 https://t.co/YUAK9VyoVWhá 6 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJoão Carlos Gonçalves é afastado do cargo da Câmara de Vereadores de Joinville https://t.co/UIXONjXnEjhá 10 horas Retweet
  •  
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros