Eleições 2016: primeira pesquisa Ibope indica disputas diferentes em Joinville e Florianópolis - Política - A Notícia

Versão mobile

Moacir Pereira11/10/2016 | 08h35Atualizada em 11/10/2016 | 08h35

Eleições 2016: primeira pesquisa Ibope indica disputas diferentes em Joinville e Florianópolis

Em Florianópolis, o deputado Gean Loureiro (PMDB) aumentou a diferença conquistada no primeiro turno. Em Joinville, o cenário é diferente e revela disputa mais acirrada entre Udo Döhler (PMDB) e Darci de Matos (PSD)

primeira pesquisa Ibope sobre a campanha de segundo turno em Santa Catarina está indicando duas disputas diferentes nos dois maiores colégios eleitorais do Estado.

Em Florianópolis, o deputado Gean Loureiro (PMDB) aumentou a diferença conquistada no primeiro turno. Estava com 40% dos votos e agora passou para 48% na espontânea e 53% na estimulada, enquanto Angela Amin (PP) ficou praticamente estagnada. Recebeu 24,57% dos votos no primeiro tuno e está agora, segundo a prévia, com 25% na espontânea e 26% na motivada. Quer dizer: Loureiro conquistou novos adeptos e Angela agregou restrita adesão. Neste corte, o apoio do candidato Murilo Flores (PSB) ainda não se refletiu na primeira prévia. Ele que registrou 22 mil votos. Ou eles não foram transferidos para a candidata progressista, correram para Gean Loureiro, ou estão entre os indecisos e brancos.

A ex-prefeita Angela Amin enfrenta neste início de campanha de segundo turno o mesmo problema detectado na apuração do primeiro, isto é, as adversidades em reduzir a vantagem de 40 mil votos de seu adversário.

Foto: Leo Munhoz / Agencia RBS

Em Joinville, o cenário é diferente e revela disputa mais acirrada entre Udo Döhler (PMDB) e Darci de Matos (PSD). Houve uma redução significativa entre os dois candidatos. O prefeito obteve 40% dos votos no primeiro turno e está agora com 47% na motivada, enquanto o deputado pessedista recebeu 24% dos votos e aparece com 41% na primeira prévia.

Foto: Divulgação / Divuçgação

Duas sinalizações claras: Gean Loureiro mantém favoritismo em Florianópolis e o segundo turno está totalmente indefinido em Joinville.

A pesquisa revelou outro fato relevante: em Florianópolis e Joinville aumentou o interesse do eleitorado pela escolha dos novos prefeitos.

Acompanhe as publicações de Moacir Pereira

Leia mais: 

Ibope em Joinville: Udo Döhler tem 47%, e Darci de Matos, 41%

Ibope em Florianópolis: Gean Loureiro tem 53%, e Angela Amin, 26%

Propaganda eleitoral do 2º turno começa nesta terça-feira em Florianópolis 

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaSenado adia sessão para esperar decisão do STF sobre afastamento de Renan Calheiros https://t.co/ykBgXcQeDVhá 39 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaAO VIVO: STF decide se mantém ou afasta Renan Calheiros da presidência do Senado https://t.co/iOIfkAQjbehá 1 horaRetweet
  •  
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros