Com apenas um voto contrário, LOT é aprovada na Câmara de Joinville - Política - A Notícia

Versão mobile

Planejamento31/10/2016 | 21h16Atualizada em 31/10/2016 | 23h29

Com apenas um voto contrário, LOT é aprovada na Câmara de Joinville

Projeto que modifica perfil dos bairros e as regras de construção está em discussão desde 2011

Com apenas um voto contrário, LOT é aprovada na Câmara de Joinville Maykon Lammerhirt/Agencia RBS
O presidente da casa, Rodrigo Fachini (esq), convocou sessão extraordinária Foto: Maykon Lammerhirt / Agencia RBS

Após cinco anos de debates, polêmicas e questionamentos na Justiça, a Câmara de Vereadores de Joinville aprovou o projeto da Lei de Ordenamento Territorial (LOT) por 18 votos favoráveis e um contrário - do vereador Adilson Mariano (PSOL). A LOT é o projeto mais importante e aguardado na cidade porque define a fisionomia do perímetro urbano, o perfil dos bairros, como o solo pode ser parcelado e as regras de construção.

:: Saiba qual é o impacto da LOT em cada bairro

O texto original Executivo sai da Câmara com 63 emendas e depende da sanção do prefeito Udo Döhler (PMDB) para que a lei entre em vigor. A expectativa de membros da equipe do governo municipal é a de que o prefeito deva vetar o projeto parcialmente, especialmente pontos de expansão urbana. O projeto original do Ippuj foi concebido  para concentrar o crescimento da cidade na região mais central, assim, expandir o perímetro urbano iria de encontro ao espírito da lei.

O processo de votação em Plenário começou no início de outubro, em regime de prioridade sobre outras matérias, e foi concluído no sétimo dia de votação. A aprovação ocorreu nesta segunda feira, às 21h20, depois que o plenário da Câmara de Vereadores de Joinville rejeitou seis emendas que foram reapresentadas pelos vereadores Adilson Mariano (PSOL) e James Schroeder (PDT)  - os últimos pontos de debate do projeto no Legislativo.

Para concluir as discussões e a votação nesta segunda-feira, o presidente da Câmara, Rodrigo Fachini (PMDB), convocou sessão extraordinária.

O trâmite legal estabelece que o projeto volte para as comissões para redação do texto final incorporando as 63 emendas. O documento consolidado passará novamente pelo Plenário para segunda votação, mas desta vez em caráter mais protocolar, formalizando o projeto a ser enviado ao Executivo.

:: Leia mais sobre Joinville e região em AN.com.br

O prefeito Udo Döhler terá o prazo de 15 dias úteis, contados a partir da data de recebimento, para aprovar a LOT total ou parcialmente ou, ainda, vetar integralmente o projeto, o que certamente não irá acontecer, mesmo com várias modificações realizadas no Legislativo. O governo atual reconhece a importância da nova lei que modifica a legislação anterior, que é 1996 e foi atualizada em 2010.

O presidente da Comissão de Urbanismo e relator da LOT, vereador Manoel Bento (PT), comemorou o resultado.

— Missão cumprida, a população espera por isso, aguardamos agora que o Executivo respeite o corpo do projeto que está sendo encaminhado pela Câmara — afirmou, ao final da votação. 

Para o presidente Fachini, concluir o projeto é motivo de orgulho.

— A LOT vinha se arrastando desde a outra legislatura e conseguimos finalizá-la — declarou, transmitindo um sentimento que é compartilhado por boa parte dos vereadores, o alívio de encerrar o mandato sem deixar esta pendência para os novos vereadores eleitos em 2 de outubro.

A NOTÍCIA

Notícias Relacionadas

Planejamento 28/10/2016 | 18h58

LOT entra na última fase de votação na Câmara de Vereadores de Joinville

Projeto de ordenamento territorial está em discussão no plenário desde o dia 4 de outubro

Portal 25/10/2016 | 07h11

Câmara de Joinville avança na discussão sobre aumento do perímetro urbano

três emendas de criação de área de expansão urbana ao projeto da Lei de Ordenamento Territorial (LOT) foram aprovadas nesta segunda-feira

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaPrimeiro relatório da temporada aponta 44 pontos impróprios para banho em SC https://t.co/mWmj1CVZKehá 2 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaCorpo é encontrado às margens da BR-101, em Joinville https://t.co/iT10L1DbWkhá 2 horas Retweet
  •  
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros