Candidatos ao segundo turno em Joinville começam a alinhar estratégias de campanha - Política - A Notícia

Versão mobile

Eleições 201604/10/2016 | 07h02Atualizada em 04/10/2016 | 07h02

Candidatos ao segundo turno em Joinville começam a alinhar estratégias de campanha

Foco na propaganda e campanha sem aliados estão nos planos de Udo Döhler e Darci de Matos

Candidatos ao segundo turno em Joinville começam a alinhar estratégias de campanha Maykon Lammerhirt/Agencia RBS
Os dois concorrentes já começaram a avaliar os votos pelas seções eleitorais da cidade Foto: Maykon Lammerhirt / Agencia RBS
Cláudia Morriesen

claudia.morriesen@an.com.br

Com o fim do primeiro turno das eleições, os dois candidatos que disputam a Prefeitura de Joinville reservaram a segunda-feira para conversas e reuniões com suas equipes de trabalho. Enquanto alinhavam a forma com a qual realizarão suas campanhas, Udo Döhler (PMDB) e Darci de Matos (PSD) dividiam duas certezas: a que será um segundo turno sem expectativas de novas alianças entre os partidos, já que os dois candidatos afirmaram não ter interesse em buscar apoio das chapas derrotadas; e que o tempo alongado de propaganda eleitoral – dez minutos diários para cada um – garantirá mais chances de conquistar os joinvilenses que ainda não haviam depositado neles a confiança do voto.

– Temos uma coligação consolidada que se revelou acertada, visto o número de vereadores que elegemos. Se funcionou bem, não tem porque alterar agora – avaliou Udo Döhler.

Em sua equipe, há a crença de que uma coligação que chegou a 45% dos votos válidos no primeiro turno não dependerá de alianças para continuar liderando a intenção do eleitorado.

Darci de Matos também afirmou que não aceitará alianças com políticos e partidos que ainda não faziam parte de seus apoiadores no primeiro turno, e adiantou que já havia sido procurado na manhã de ontem, mas não aceitaria ampliar a base.

– Não quero compromisso com nenhum político. Vou focar no meu grupo e quero compromisso com o eleitor. Com todos, mas, principalmente os mais simples, nos bairros – garantiu.

Os dois concorrentes já começaram a avaliar os votos a partir das seções eleitorais para identificar onde estão seus eleitores e as regiões que será necessário buscar mais confiança. Enquanto Udo tem maior aceitação na região central e dificuldades em bairros da zona Sul, Darci verificou apoio nos bairros mais periféricos.

Na campanha de Udo, haverá um novo planejamento para reorganizar a produção e deixá-la mais centrada na figura do prefeito. Darci aproveitará o tempo de TV e rádio para discutir a diferença entre a sua visão para a cidade e o que foi apresentado nos últimos quatro anos de gestão.

“Queremos manter a mesma conduta”

Boa parte das primeiras horas de segundo turno do atual prefeito e candidato à reeleição Udo Döhler (PMDB) foram de avaliação da campanha e do resultado no primeiro turno. Para ele, o resultado das urnas foi uma agradável surpresa e superou a expectativa da coligação, que calculava a partir dos números apresentados pelas pesquisas – quando apareceu com índices que variavam entre 23% no início da campanha e 38% no fim – que a primeira fase de votações o levaria ao segundo turno com cerca de 40%.

No total, Udo recebeu 137.700 votos ou 45,01% dos votos válidos.
Além disso, o atual prefeito também comemorou a composição da Câmara de Vereadores, para a qual foram eleitos oito candidatos da coligação Juntos no Rumo Certo (PMDB/PV/PC do B/PT do B/PSC/PTC/PROS/PTB).

– Ficou dentro da nossa leitura de chapa e nos mostra muita tranquilidade para o segundo turno, porque queremos manter a mesma conduta. Esta não será uma nova eleição, será o segundo tempo da mesma campanha – afirmou o candidato.

No primeiro momento das eleições, a propaganda eleitoral de Udo na televisão e no rádio focou nos trabalhos executados por sua gestão entre 2013 e 2016, além das propostas para uma nova administração. Agora, a intenção é detalhá-las de forma que possa demonstrar como ele vai realizar o que promete no plano de governo. Ele acredita que, assim a adesão crescerá, já que seu crescimento nas pesquisas durante o primeiro turno foi constante à medida que as propostas eram apresentadas na propaganda eleitoral.

– Temos consciência que a TV ajudou muito porque mostrou o que a atual gestão fez pelos bairros, em obras na educação e na saúde – afirma o coordenador da campanha, Marco Aurélio Braga.

“Queremos manter a mesma conduta”

Até as 15 horas de ontem, o candidato Darci de Matos (PSD) havia passado por pelo menos três reuniões e feito contato com os sete vereadores da coligação Joinville Mais Humana e Mais Feliz (PSD/PSDC/PMB/PSB/PR) e os suplentes da base eleitos à Câmara de Vereadores para a próxima gestão. Na pauta, a avaliação do resultado no primeiro turno na corrida pela Prefeitura de Joinvile, quando o candidato conquistou 27,53% dos votos válidos, com 84.235 votos; além de encontros com representantes do PR e com os deputados estaduais Kennedy Nunes, Patricio Destro e Dalmo Claro.

Oscilando entre 18% e 23% nas pesquisas do primeiro turno, quando o candidato Marco Tebaldi (PSDB) parecia uma ameaça à chegada no segundo turno, Darci chegou a calcular um número muito próximo da votação obtida, traçando uma possibilidade de ficar com 27% e 30% dos votos. Para ele, o aumento ocorreu com o apoio recebido nos bairros mais periféricos da cidade, área em que se prevalece diante de seu concorrente no segundo turno.

Os rumos da campanha no segundo turno seriam discutidos nesta segunda-deira, mas Darci afirmou que não deve mudar a forma de trabalho nas próximas semanas.

– Vamos continuar focando no projeto de governo com diálogo, abertura e responsabilidade e discutir as questões que a cidade mais precisa, além dos problemas básicos, como saúde e educação.

Segundo o coordenador de campanha Rafael Bittencourt, o foco está na vontade de renovação dos joinvilenses e o momento é do eleitor entender as propostas e comparar as opções.

– O segundo turno é um espaço para a ampliação da discussão, para o detalhamento e para a comparação de projetos, e é isso que nós queremos fazer – destaca.


Confira o resultado das eleições em Guaramirim, Barra Velha, Massaranduba, Schroeder e Corupá
Resultado das eleições no Planalto Norte de SC
Confira o resultado das eleições em São Francisco do Sul
Como foi as eleições em Araquari, Norte de SC
Veja resultado das eleições em Jaraguá do Sul
Confira quem foram os 19 vereadores eleitos em Joinville
Confira quem foram os 19 vereadores eleitos em Jaraguá do Sul
Veja como foi a cobertura das eleições em Joinville
Confira outras notícias de Joinville e região.

A NOTÍCIA

Notícias Relacionadas

Eleições 2016 02/10/2016 | 20h09

Eleições 2016: confira quem foram os 19 vereadores eleitos em Joinville

Eleitos formam o Legislativo a partir de 2017

Eleições 2016 28/09/2016 | 07h32

Como funciona a máquina pública do governo de Joinville

O prefeito que vai comandar a cidade até 2020 terá de mostrar habilidade para atender as demandas da população e contribuir para o desenvolvimento do município

Voto consciente 19/09/2016 | 08h01

Envolvimento com política desde a infância é fundamental para melhorar situação do País

Exemplos como o de Emily, que é vereadora mirim em Joinville, podem servir de inspiração

Eleições 2016 15/09/2016 | 07h04

Os slogans dos candidatos a prefeito para conquistar o eleitor de Joinville

Entre os oito postulantes ao cargo, apenas o petista Carlito Merss não faz uso do recurso na campanha deste ano

Propaganda eleitoral 25/08/2016 | 22h

O que os candidatos a prefeito de Joinville vão mostrar no rádio e na TV

A partir desta sexta-feira, disputa pela Prefeitura será mais divulgada pelos meios de comunicação

Eleições 2016 04/08/2016 | 11h31

Saiba onde fica a Joinville que nem todos conhecem

Programas sociais destinados à população mais carente da periferia amenizam a situação de muitas famílias, mas não resolvem todos os problemas

Eleições 2016 28/07/2016 | 07h36

Saiba qual é o peso da saúde nas contas de Joinville

Melhorar o atendimento é promessa comum de candidatos, mas a solução não é tão simples assim

Eleições 2016 21/07/2016 | 11h39

Educação infantil é um dos principais desafios para gestão de Joinville

Na cidade, a falta de vagas em Ceis e a inclusão de destacam

Eleições 2016 14/07/2016 | 07h02

Ações preventivas e de educação são desafios para a segurança em Joinville

A segurança pública é dever do Estado e da União, mas cresce cobrança por maior contribuição do município

Eleições 2016 07/07/2016 | 07h01

Saiba como Joinville pode ser uma cidade com mais apelo turístico

Criação de espaços estruturados e aposta em uma marca que venda a cidade no plano turístico estão entre os desafios apontados por especialistas

Eleições 2016 30/06/2016 | 07h32

Espaços e projetos da área cultural contam com menos recursos do que o necessário em Joinville

Presidente da Fundação Cultural diz que o repasse feito pela Prefeitura tem sido inferior ao previsto no orçamento anual

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaHemosc de Joinville concentra a coleta de sangue no Norte até fevereiro https://t.co/2jdcNytUhPhá 1 horaRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaPM divulga distribuição dos novos policiais militares de Santa Catarina https://t.co/kDVclFOQRchá 5 horas Retweet
  •  
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros