"A política ainda tem muito espaço para ser conquistado", diz vereadora eleita com maior número de votos em SC - Política - A Notícia

Versão mobile

Eleições 201607/10/2016 | 06h43Atualizada em 07/10/2016 | 06h43

"A política ainda tem muito espaço para ser conquistado", diz vereadora eleita com maior número de votos em SC

Cleidenara Weirich (PSD) fez 6.371 votos e conquistou 5,88% do eleitorado em Chapecó

darci debona

A candidata a vereadora mais votada da história de Chapecó — e também a que mais recebeu votos entre todas as eleitas para as Câmaras municipais neste ano — nunca tinha participado de uma eleição para cargo público. Cleidenara Weirich (PSD), 45 anos, fez 6.371 votos, conquistou 5,88% do eleitorado no último domingo e ultrapassou o recordista anterior, Américo do Nascimento Jr. Em 2012, pelo DEM, ele fez 5.235 votos.

Com formação em Gestão de Processor Gerenciais pelo Senac, MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e Mestrado em Administração pela Univille, a ex-professora universitária entrou na vida pública há cinco anos. Foi gerente regional de Saúde, diretora de planejamento da Secretaria de Estado da Saúde e secretária de Saúde de Chapecó.

Você era um nome que estava entre os favoritos para uma das vagas na Câmara, mas ficou surpresa por ter sido a mais votada?
Não esperava pois estava concorrendo pela primeira vez. Fiquei lisonjeada. 

A que atribui a votação?
Ao trabalho desenvolvido na Secretaria de Saúde de Chapecó. Tivemos avanços importantes como o fim das filas nos primeiros sete meses, com o agendamento das consultas durante o expediente. As pessoas antes tinham que acordar de madrugada, ir para a fila, para pegar senha e daí marcar a consulta. Também reduzimos a mortalidade infantil em 50% e criamos uma equipe que atende em casa pessoas que se recuperam de AVC ou infarto. Também participei do projeto de ampliação do Hospital Regional do Oeste.

Como a senhora avalia a participação da mulher na política?
Avalio positivamente. As mulheres estão buscando mais espaço e automaticamente está se abrindo mais espaço para as mulheres. É um processo em construção no nosso Estado e no país e inclusive há partidos como o meu que apostam muito na gestão feminina e têm buscado mais mulheres para concorrer a prefeita e vereadora. A política ainda tem muito espaço para ser conquistado pelas mulheres e é necessário que elas continuem buscando isso.

Vai ser vereadora ou voltar para a secretaria de Saúde?
Fui eleita vereadora. Mas é algo que não depende só de mim. Onde estiver vou trabalhar pelo desenvolvimento do município e pelas pessoas.

Quais seus projetos?
Vou continuar trabalhando por uma saúde mais humanizada para a população.

Pensa em voos mais altos, pela votação expressiva?
Isso é o tempo que vai dizer.

Leia mais:

Confira todas as eleitas em Santa Catarina

Campanhas para prefeito das principais cidades de SC gastaram 72% menos que na eleição anterior

Presidentes dos principais partidos de SC avaliam novo mapa partidário do Estado

Confira os eleitos para prefeituras em todas as cidades de Santa Catarina

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaRepórter é consolado por mãe de goleiro da Chape, dona Alaíde, morto em tragédia https://t.co/axGmaiv7Ehhá 9 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaRT @jec_online: No peito pra sempre! Jogadores do #JECFutsal terão símbolo da Chape na camisa no jogo contra Jaraguá #forçaChape https://t.…há 9 horas Retweet
  •  
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros