Projeto de concessão do aeroporto Hercílio Luz é falho  - Política - A Notícia

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Moacir Pereira29/09/2016 | 07h02Atualizada em 29/09/2016 | 07h02

Projeto de concessão do aeroporto Hercílio Luz é falho 

O projeto não contempla a ampliação da atual pista, que tem apenas 2,1 mil metros, o que impede voos direitos dos Estados Unidos e Europa

Projeto de concessão do aeroporto Hercílio Luz é falho  Cristian Delosantos / CBN Diário /CBN Diário
Pela Secretaria da Aviação Civil, o novo aeroporto só estará pronto no fim de 2019  Foto: Cristian Delosantos / CBN Diário / CBN Diário

O projeto de concessão, por meio de leilão, do aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, prevê investimentos totais de R$ 900 milhões. Não contempla, contudo, a ampliação da atual pista, que tem apenas 2,1 mil metros, o que impede voos fretados dos Estados Unidos e Europa direto para a capital catarinense. A pista precisa ter, no mínimo, 2,8 mil metros, o que incrementaria o turismo de qualidade no Estado.

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Há quase 10 anos, o governador Luiz Henrique da Silveira fez contatos com empresas aéreas de Portugal e da Europa, visando voos regulares diretos para Florianópolis. A ideia não se concretizou porque a atual pista é curta demais para aeronaves maiores. Elas só poderiam operar com lotação incompleta e pouca bagagem, segundo os especialistas, o que inviabiliza economicamente as novas rotas.

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O tema foi amplamente debatido na reunião da Câmara de Transporte e Logística daFiescMotivou o envio esta semana de documento do presidente da Federação, Glauco José Côrte, ao ministro do Transporte, Portos e Aviação Civil, Mauricio Lessa. Lembra que pela Secretaria da Aviação Civil, o novo aeroporto só estará pronto no fim de 2019 - devia ser concluído em 2008 - e defende medidas emergentes. Entre elas a instalação de fingers, a exemplo dos que existem em Joinville. Estruturas "que poderiam ser depois aproveitadas no terminal atual para voos charter". E sugestão de especialistas de "priorizar as obras da taxiway, com ganhos de operação no curto prazo." Enfatiza, sobretudo, o aumento da pista para rotas diretas com outros continentes.

Outra lacuna grave: "Não consta do projeto nenhum investimento ou ação relacionados com a manutenção da integridade das áreas adjacentes". Isto, no futuro, pode inviabilizar o aumento da pista.

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