Corrupção: os eleitores também são responsáveis - Política - A Notícia

Versão mobile

Vote Consciente29/09/2016 | 08h03Atualizada em 29/09/2016 | 08h03

Corrupção: os eleitores também são responsáveis

Que a corrupção existe, e que o povo está insatisfeito com o atual cenário político, todo mundo já sabe. Mas você, cidadão eleitor, já parou para pensar o que a corrupção significa exatamente? E o que você pode fazer para ajudar a combatê-la?

Veja também:
Fórum CBN discute corrupção e política
Fecoagro adere à campanha Vote Consciente
Guia especial ajuda o eleitor a votar melhor

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Mapa com o eleitorado de Santa Catarina em maio mostrou que mais de 40% dos entrevistados entende que os bons políticos ou saem da vida pública ou se corrompem. Isso corrobora outro dado da mesma pesquisa: dois em cada 10 eleitores afirmam que todos os políticos, sem exceção, são corruptos. 

Por outro lado, a cada eleição vemos a fraca renovação nas câmaras municipais, por exemplo. Prefeitos e deputados cujos nomes aparecem em escândalos e crimes voltam a se eleger. Isso coloca uma questão: como o eleitor espera que as coisas mudem, se ele mesmo não muda sua maneira de votar?

– O eleitor precisa saber que o seu voto vai definir se o seu dinheiro construirá uma creche ou construirá uma conta na Suíça. O dinheiro que compra um voto hoje, por exemplo, custa uma consulta médica amanha, porque a conta precisa fechar e isso sairá de algum lugar – esclarece o conselheiro estadual da OAB/SC Valdemiro Adauto de Souza.

Por isso, dizer-se insatisfeito com a corrupção de forma genérica, como se ela fosse intangível, não basta. 

– O cidadão muitas vezes acha que a corrupção está longe, em Brasília, e não se dá conta da sangria que está nas empresas privadas em todos os setores, no seu bairro, na sua cidade – complementa Souza. 

Cada um deve se conscientizar da sua responsabilidade na política e perceber que o voto é uma arma de cada eleitor para mudar a realidade atual.

SOBRE A CAMPANHA

A campanha multimídia Vote Consciente é uma iniciativa liderada pelo Diário Catarinense e pela OAB Santa Catarina, com a adesão dos demais veículos da RBS no Estado, e que tem o objetivo de alertar o eleitor catarinense sobre o papel decisivo de cada um na decisão que sai das urnas.

>> Saiba mais acessando o guia especial Vote Consciente.

Com a proximidade de mais uma eleição municipal, em 2 de outubro deste ano, a campanha bate forte na tecla da responsabilização do eleitor, convocando todos os cidadãos a refletirem sobre a maneira como encaram a política em suas cidades, no Estado e no país.

Participe usando #voteconsciente
Saiba mais em diariocatarinense.com.br/voteconsciente

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaFim de semana será de chuva em todas as regiões de Santa Catarina https://t.co/hwiw5PbHa7há 39 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A Notícia'AN' testa o aplicativo Uber no primeiro dia de funcionamento em Joinville https://t.co/il68udAyxO https://t.co/6WUEYID981há 13 horas Retweet
  •  
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros