Alunos do curso de formação da PM poderão auxiliar na segurança das eleições em Santa Catarina - Política - A Notícia

Versão mobile

À disposição29/09/2016 | 20h27Atualizada em 29/09/2016 | 20h44

Alunos do curso de formação da PM poderão auxiliar na segurança das eleições em Santa Catarina

Sobre o policiamento em geral, a polícia informou que caberá a cada regional definir as prioridades de reforço

Alunos do curso de formação da PM poderão auxiliar na segurança das eleições em Santa Catarina Notícia Hoje/Site
Em Santa Cecília, na Serra Catarinense, um candidato foi alvo de tiros na madrugada de quarta-feira Foto: Notícia Hoje / Site

Os alunos do curso de formação da Polícia Militar, que deve ser concluído em dezembro, estarão aptos a atuarem nas ruas durante as Eleições 2016 em Santa Catarina. O comando-geral da corporação liberou a participação deles, caso necessário. A atuação não deve ser completa, mas com supervisão e objetivo de aumentar a presença policial na segurança do pleito. Há cidades como Criciúma, Blumenau e Joinville com formação de soldados na própria região.

Sobre o policiamento em geral, a PM informou que caberá a cada regional definir as prioridades de reforço. Cada comandante analisará qual batalhão precisa de mais ou menos policiais e fará a distribuição. Em relação à boca de urna, que é proibida, a polícia pede que cidadãos comuniquem ocorrências ao 190 para que seja feita a verificação e o Termo Circunstanciado ou até prisão, se for o caso.

Eleições 2016: saiba o que pode e o que não pode no dia da votação

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) informou que até esta quinta-feira não havia registrado um pedido estadual da Polícia Militar por mais segurança em locais específicos de Santa Catarina. Conforme o TRE, essas definições são da PM em cada município. Também não houve nenhuma orientação a respeito vinda do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na madrugada de quarta-feira, o candidato a prefeito em Santa Cecília, na Serra catarinense, João Rodoger (PSD)sofreu uma tentativa de homicídio na madrugada desta quarta-feira em frente à casa onde mora. Segundo informações repassadas pelos funcionários de campanha, Rodoger voltava para casa de carro por volta de 0h30min quando um homem efetuou quatro disparos em sua direção. Ele não se feriu.

Saiba quem são os candidatos a prefeito e vice nas principais cidades de SC

Em Goiás, também na quarta, uma carreata comandada pelo governador em exercício de Goiás, José Eliton (PP), terminou em tragédia em Itumbiara, cidade a 240 quilômetros de Goiânia. O candidato a prefeito José Gomes da Rocha (PTB), o Zé Gomes, que estava ao lado de Eliton na carroceria de uma caminhonete, foi executado com tiro na cabeça. O autor dos disparos, o funcionário público Gilberto Ferreira do Amaral, e o policial militar Vanilson Rodrigues morreram minutos depois em tiroteio.

Saiba tudo sobre as Eleições 2016 em Santa Catarina

Ferido com tiros no abdome, o governador em exercício foi levado para o hospital municipal de Itumbiara. No começo da noite, ele foi transferido de helicóptero para a capital.  O deputado Jovait Arantes (PTB) e o senador Wilder Morais (PP) também estavam no carro de Zé Gomes, mas não foram atingidos pelos disparos.

O presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, chamou o ataque em Goiás de "chocante e deplorável". Ele afirma que está acompanhando de perto os fatos ocorridos nas eleições e pediu a colaboração da Polícia Federal para a apurar a violência nas campanhas eleitorais a partir do crime organizado.

No final de agosto, o ministro já havia se encontrado com Moraes no Rio de Janeiro para pedir a colaboração da PF para apurar violência e presença do crime organizado nas campanhas eleitorais.

Corrupção: os eleitores também são responsáveis

Levantamento do portal G1 aponta que 12 Estados brasileiros registraram ataques a candidatos nestas eleições. Por conta do crime em Santa Cecília, Santa Catarina também está na lista.

Leia as últimas notícias do Diário Catarinense

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaTransformador de cinco toneladas cai de carreta e bloqueia BR-376 https://t.co/YUAK9VyoVWhá 6 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJoão Carlos Gonçalves é afastado do cargo da Câmara de Vereadores de Joinville https://t.co/UIXONjXnEjhá 10 horas Retweet
  •  
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros