Jefferson Saavedra: Evento do PMDB em Joinville vai mirar em 2018 - Política - A Notícia

Vers?o mobile

 
 

AN Portal07/10/2015 | 09h55

Jefferson Saavedra: Evento do PMDB em Joinville vai mirar em 2018

Por consenso, PMDB indicou Mariani como novo presidente

A definição de Mauro Mariani como futuro presidente do PMDB/SC vai transformar o ato de amanhã do partido em Joinville em pontapé inicial para 2018, quando será escolhido o novo governador. Com a decisão da noite de segunda, o deputado federal é ainda mais pré-candidato. O evento faz parte da Jornada da Unidade, uma mobilização nascida após a morte de LHS até como forma de homenagear o senador. Em Joinville, até peemedebistas se surpreenderam com a rápida escolha do deputado federal como presidente do PMDB/SC, a ser homologada na convenção do dia 18. A expectativa era pela escolha dele, mas em uma reunião a se estender madrugada adentro, na melhor das hipóteses – podia ficar para outro dia. Mal deu meia hora e Mariani já estava escolhido. A disputa do governo do Estado estava na mira dele desde 2008, quando se mudou para Joinville.

O momento

A análise é de que dirigentes do partido, principalmente Pinho Moreira, notaram que Mariani era o nome da vez. Inclusive deputados disseram isso. Além disso, o fato de Gelson Merisio e Esperidião Amin, pré-candidatos ao governo, comandarem seus partidos, teria influenciado na decisão do PMDB.

Leia outras colunas de Jefferson Saavedra

Joinville

Escolhido presidente do PMDB/SC e, com isso, encaminhado como candidato ao governo do Estado, Mauro Mariani vai priorizar ainda mais a eleição municipal de Joinville em 2016. Afinal, trata-se da cidade onde mora. Se já estava mais próximo de Udo, agora então...

Absolvição

O Supremo Tribunal Federal absolveu ontem Marco Tebaldi da acusação de ter descumprido decisão judicial. Em 2007, quando o deputado era prefeito de Joinville, a Justiça determinou a suspensão do slogan “Joinville Sempre Mais”, criado para a divulgação de ações da Prefeitura. Meses depois, apareceu o slogan “Joinville é Bom Demais”. Não ficou comprovado que Tebaldi foi intimado da decisão judicial.

Vice liberado

Fora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico desde sexta, o vice-prefeito de Araquari está mais à vontade para elevar o tom das críticas ao governo municipal. “A infraestrutura não acompanhou o desenvolvimento da cidade”, diz Clenilton Pereira, evidentemente afastado do prefeito João Pedro Woitexem (PMDB).

Quem concorre

Secretário desde 2009, Clenilton relata ter deixado a pasta por sua vontade. Ele será o candidato a prefeito pelo PSDB, e o PMDB deverá indicar o vereador Marco da Maia Vicente como concorrente. O vice do peemedebista será o também vereador Fabiano Garcia (PSD).

Para o arquivo

O Tribunal de Justiça determinou o arquivamento de inquérito policial feito a pedido do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte) de Joinville para apurar eventual uso irregular de verbas do Fundeb entre 2003 e 2010. O repasse teria sido usado pelo Estado em outras finalidades que não as previstas pelo Fundo.

Sem comprovação

Baseado também no TCE, o inquérito alegou que não há como comprovar eventuais irregularidades. O TJ seguiu o entendimento, também sugerido pelo Ministério Público. Além disso, supostos delitos cometidos até 2010 (o que não foi comprovado) estariam prescritos nesse caso específico.

Queixa ao lado do rio

A drenagem do rio Morro Alto, concluída há dois anos após a construção de galerias ao longo da rua Timbó, está provocando queixa de pelo menos um morador do entorno: a interferência da obra no rio teria provocado danos ao seu muro. A queixa já chegou à Prefeitura de Joinville.

Educação financeira

A partir das 19h30 de hoje, haverá painel na Câmara de Joinville sobre educação financeira familiar. A iniciativa partiu do juiz Yhon Tostes, alarmado com o endividamento. Além dele, Claudio Loetz, de “AN”, e o advogado Walter Baracho vão falar sobre o tema.

Talvez...

O presidente do Sindicato dos Servidores de Joinville, Ulrich Beathalter, deixou o PT e se filiou ao PSOL. O sindicalista é cotado para concorrer a vereador. Mas se houver entendimento e necessidade, Ulrich aceita concorrer a prefeito. “Estou à disposição do partido”.

Retorno

Vande Batistti já está de volta um cargo na Câmara de Joinville. Ele havia entrado pelas mãos de Levi Rioschi, mas logo foi exonerado. Agora, por meio de Odir Nunes, retornou.

Fila dos copos

Exibir 5 mil copos descartáveis nas rampas foi a forma de o Hospital Regional de Joinville mostrar a quantidade de unidades consumidas. Os servidores receberam copos reutilizáveis.

Comparação

Em Joinville, 85% da população se disseram brancos no Censo de 2010. Na pesquisa do pessoal dos recicláveis, caiu para 66%. No universo pesquisado, uma amostra de 601 pessoas, quase 65% têm dois filhos ou mais. O estudo apontou que quem trabalha nos galpões tem renda maior do que quem coleta na rua.

A crise

Na manhã de ontem, a reunião do secretariado de Udo abordou a situação econômica “complicada” da Prefeitura de Joinville. À tarde, o prefeito ouviu perguntas do sindicato sobre pagamento dos salários e do 13º. Udo respondeu que é prioridade, afastando a possibilidade de atrasos.

Filiações

Larissa Brandão e Marcos Krelling estão se filiando ao PMDB. Larissa deixou a Saúde e está em uma diretoria da Águas de Joinville. Krelling comanda a Amae.

Missão

Ex-PSDB, Elton Guerra assumiu o comando do DEM de Joinville com a missão de preparar o partido para as eleições municipais. Ele continua na assessoria do deputado Vicente Caropreso (PSDB).

Enfim

Na manhã de hoje, dando tudo certo, começa a instalação das primeiras câmeras digitais de vigilância da PM de Joinvile.

A NOTÍCIA

Notícias Relacionadas

AN Portal 05/10/2015 | 09h03

Jefferson Saavedra: Educação infantil terá mudanças em 2016 em Joinville

Turno integral vai acabar na faixa de 4 e 5 anos na rede municipal

AN Portal 12/08/2015 | 08h07

Jefferson Saavedra: Exportações têm queda de 16% em Joinville

Nos últimos 12 meses, as indústrias responsáveis pelas exportações demitiram 5,1 mil

AN Portal 11/08/2015 | 08h27

Jefferson Saavedra: Joinville terá mais dez radares até setembro

Primeiros quatro aparelhos do novo lote serão ligados no próximo dia 23

AN Portal  22/06/2015 | 07h29

Jefferson Saavedra: MP aumenta pressão sobre ações judiciais envolvendo saúde de Joinville

Investigação é para apurar se não houve descumprimento de decisões judiciais em cinco ações

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaÍndice de Confiança do Empresário Industrial de SC cai pela terceira vez em 2019 https://t.co/cRKe9vWPq4há 1 horaRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaPrefeitura de Joinville diz não ter dinheiro para reforma de elevador da passarela da JK https://t.co/roeYRykQcnhá 1 horaRetweet
A Notícia
Busca