Tendências na marcenaria - A Notícia

Versão mobile

 

Conheça tendências em ferragens e MDF para inovar no design do seu projeto

Necessidade de equilibrar beleza, dinamismo e funcionalidade mostra que o trabalho com marcenaria vai muito além da estética

Cores, tons, texturas e tecnologias surgem a todo instante no competitivo mercado de marcenaria. Os móveis são instrumentos usados para definir a personalidade do ambiente e o tornar funcional. Casar estilo e usabilidade é uma tarefa para especialistas e, por isso, o trabalho de marceneiros, arquitetos e designers de interiores está cada vez mais valorizado.

Para conhecer o que há de mais novo e moderno em marcenaria, separamos sete tendências em ferragens e chapas MDF que podem deixar o design de qualquer projeto mais moderno e atrativo.

Tendências em ferragens

A escolha das ferragens que irão compor o móvel é uma etapa muito importante quando se está mobiliando ou reformando a casa. Além de estilo, elementos como corrediças, dobradiças, puxadores e trilhos são responsáveis pela sustentação e acabamento dos móveis.

Atualmente, as empresas que produzem ferragens oferecem uma grande variedade de opções, o que faz da escolha dos itens um processo ainda mais difícil. É importante pensar na estética, mas não deixar de lado a funcionalidade. Se as ferragens não forem instaladas corretamente, o móvel terá sua função comprometida.

Confira as tendências em ferragens que estão dominando o mercado em 2018:

1 - Use cores contrastantes
Usar cores distintas entre o móvel e as peças da ferragem pode deixar a mobília mais moderna. A técnica funciona bem para armários de cozinha e banheiros. Por exemplo: escolha alças pretas para um armário branco ou diferentes tonalidades de madeira com puxadores escuros. Ferragens nas cores rose gold, cobreado, preto fosco e puxadores em couro estão em alta no mercado.

Móveis claros com puxadores escuros é tendência em 2018

2 - Aposte no aço
Ele é o favorito dos arquitetos, designers e marceneiros em questão de estilo e funcionalidade. O material é perfeito para acompanhar estilos modernos e contemporâneos e também um dos mais funcionais, já que é durável e resistente à corrosão. Para ficar cada vez mais atrativo, os fabricantes estão repaginando o design de peças em aço e tornando-as ainda mais bonitas.

3 - Escolha corrediças ocultas
As corrediças ocultas são a opção mais discreta. Instaladas embaixo da gaveta, não aparecem nas laterais ao abrir o móvel. É preciso, porém, uma certa altura entre as gavetas. Se elas ficarem muito próximas umas das outras, vão colidir ao abrir. É recomendado que a instalação seja feita por um profissional, pois o processo é um pouco mais complexo do que o das corrediças simples ou telescópicas.

4 - Sistema de amortecimento
Ferragens discretas e automatizadas são o foco do setor. Uma porta ou gaveta fechando de forma suave e leve faz muito diferença no dia a dia e, por isso, sistemas de amortecimento ganham cada vez mais destaque no mundo da marcenaria. O amortecimento também aumenta a durabilidade do item, já que evita pancadas e batidas.

O sistema funciona para corrediças e dobradiças. Nelas, o ângulo de abertura é o que aciona o sistema de amortecimento, fazendo com que, ao fechar a porta de um armário, a velocidade seja controlada e o movimento suavizado.

Sistemas de amortecimento em gavetas aumentam a durabilidade do móvel

Tendências em MDF

A placa de fibra de média densidade, popularmente conhecida como MDF, é um material de boa qualidade e de superfície lisa em que se pode aplicar revestimentos ou acabamentos como textura e pinturas. É uma das matérias-primas mais utilizadas para a construção de móveis. O custo reduzido com relação à madeira maciça e benefícios para o meio ambiente fazem desse material um dos mais populares do momento.

Com o uso amplamente disseminado, novas tendências surgem a cada ano. Confira o que existe de mais atual no segmento de chapas de madeira.

1 - Cores em alta
Usar cores é uma das principais formas de dar personalidade aos projetos arquitetônicos e de design de interiores. Ao serem aplicadas em móveis de cozinha, banheiros e outros ambientes de um imóvel, as tonalidades criam uma atmosfera única e especial.

- Se desejamos um ambiente mais acolhedor, devemos apostar em cores quentes como o vermelho, o laranja e o amarelo, que são estimulantes, ativas e alegres. Nos lançamentos de 2018, os tons terrosos estão em alta. Eles trazem sutileza e elegância ao ambiente. Se pretendemos criar um ambiente mais sofisticado e moderno, optamos pelas cores frias, como o azul e o verde, que são mais tranquilas, mas muito utilizadas pela personalidade que oferecem ao mobiliário ou espaço. É o caso, por exemplo, do azul petróleo, muito usado em cozinhas, dormitórios e ambientes corporativos - comenta Anna Kingeski, arquiteta da GMAD.

Optar por cores neutras é recomendado em projetos que buscam sobriedade. O branco é utilizado em espaços pequenos para destacar a luminosidade do local e dar sensação de amplitude. O cinza e o preto combinam com padrões madeirados e decorações minimalistas.

2 - Uso de texturas
Replicar a textura de materiais naturais nas chapas de MDF é uma tendências em alta que confere qualidade ao ambiente e o deixa mais contemporâneo, sofisticado e personalizado.

- Os MDFs que apresentam texturas são de fácil uso, manutenção e menor custo do que os materiais naturais. Por isso, podem ser colocados em frente de móveis de cozinhas, banheiros, mesas, revestimento de paredes, etc. A textura cria uma sensação de movimento, trazendo mais originalidade ao ambiente. Além de combinar muito bem com outros padrões madeirados e unicolores, trazem sobriedade e um toque rústico, mas ao mesmo tempo elegante ao projeto - destaca Anna.

3 - Chapa de madeira com metalon
A combinação de madeira e metalon (material metálico composto de aço carbono) é perfeita para quem busca um estilo minimalista e harmônico. Os dois materiais conversam entre si e o resultado é a sintonia entre a simplicidade, o aconchego e a brutalidade industrial da matéria prima.

- A utilização de chapas de madeira com metalon está em alta nas tendências decorativas atuais. Pode ser acompanhada de cores como preto, branco, marrom, cromado ou cobre e orna perfeitamente com os padrões madeirados. O melaton é utilizado habitualmente como reforço de estruturas e oferece infinitas possibilidades na criação de qualquer tipo de móvel - afirma Anna.

Acesse o site e confira a linha de chapas em MDF, acessórios para móveis e dispositivos de montagem da Madville. A empresa é abastecida pelos melhores fornecedores do segmento e garante uma grande oferta de mercadorias. A loja faz parte do Grupo Madcompen (GMAD).

A Notícia
Busca