Metronorte sustentabilidade - A Notícia

Versão mobile

 

Concessionária de Joinville é referência em sustentabilidade

Premiada por suas ações, a Metronorte Chevrolet se posiciona como agente transformador por meio de iniciativas socioambientais

Desenvolvimento sustentável se tornou comum no vocabulário das empresas. Na Metronorte Chevrolet, concessionária de Joinville (SC), o termo é mais que um jargão ¿ trata-se de um compromisso firmado com a comunidade que é posto em prática diariamente. Com uma série de projetos que visa espalhar ações positivas de cunho socioambiental, a unidade caminha para se tornar um agente de transformação perante a sociedade.

Ao construir essa reputação com esforços sólidos nos últimos anos, a Metronorte Chevrolet começa a colher os frutos do sucesso de suas iniciativas. Em 2018, a empresa venceu o Prêmio GM de Sustentabilidade, na disputa com outras 600 concessionárias da rede Chevrolet. Trata-se de um evento para valorizar projetos que prezam pelo avanço econômico responsável, que preservam recursos naturais e que beneficiam os habitantes em torno das empresas GM. Os critérios incluem inovação e relevância para o negócio, avaliados pelo júri do Comitê de Sustentabilidade da GM Mercosul.

Impulsionada pelo reconhecimento, a concessionária encerra o ano de 2018 com mais uma ação bem-sucedida: o projeto Gota D'Água, que visa aproveitar os altos índices de chuva característicos de Joinville para reutilizar a água na lavação dos pisos, hortas e jardins. Em longo prazo, a proposta é desenvolver um sistema para captar e conduzir a água das pias até um reservatório, aplicando o tratamento necessário para posteriormente usá-la nas bacias sanitárias.

A iniciativa tem como objetivo não apenas suprir a demanda por esse recurso na própria concessionária, como também incentivar colaboradores, clientes e visitantes a adotar essa prática corretamente em casa. Com isso, é possível minimizar o escoamento do alto volume de água nas redes pluviais durante as chuvas fortes na região. Assim como o senso de consciência ambiental que esse exercício promove, outro forte incentivo é a economia que pode trazer na conta de água dos praticantes. Para ilustrar esse ponto, a Metronorte Chevrolet criará um aplicativo com os resultados do projeto, apresentando os índices de economia possíveis com a ação.

De olho no meio ambiente

Além de Gota D'Água, a empresa mantém os projetos que iniciou nos anos anteriores. Um exemplo é a Horta Comunitária Garantia MV (Manutenção Do Verde) GM. Idealizada pelo gerente de pós-vendas Luiz Mazutti, o espaço anexo à concessionária é aberto para a comunidade cultivar verduras orgânicas e fazer uso dos frutos, promovendo uma alimentação mais saudável.

- A nossa maior apreensão é a qualidade de vida para toda comunidade, - explica o diretor da filial, Feres Nabhan.

Já Mazutti exalta o contato com a natureza como fator positivo da ação.

- Se alguém estiver estressado, trabalha na horta, pensa um pouco, olha para as plantas, e quando voltar está com a cabeça pronta para ideias novas - assegura o gerente.

Reciclagem também é um tema recorrente na empresa. Com o projeto Óleando, os tambores de óleo e outras peças de sobra na oficina mecânica são transformadas em móveis para a decoração da concessionária. A meta é despertar a criatividade nos visitantes ao mostrar como o reaproveitamento de materiais pode dar vida a belos trabalhos.

Inclusão social

Preocupada com a qualidade de vida de todos que a cercam, a unidade se empenha em questões como a inclusão de pessoas com deficiência nos variados setores da sociedade. Por meio da Conexão Ônix Pela Inclusão, a empresa leva informações para diversas entidades do município sobre a isenção de IPI, ICMS e IOF na compra de veículos e as etapas necessárias para garantir esse direito.

Trazer os colaboradores para o centro das ações faz parte da missão da Metronorte Chevrolet. Assim surgiu o S10 Ideias Sustentáveis, que selecionou dez funcionários para atuar como ¿orientadores sustentáveis¿ dentro da concessionária, fomentando a troca de conhecimento para propor novas iniciativas. Fora da empresa, há o apoio ao projeto Um Polvo de Amor, que une artesãs para entregar polvos em crochê para os bebês prematuros das UTIs NEO, em Joinville.

A empresa segue com a missão de construir novas ações em parceria com a comunidade. Para conhecer mais sobre as propostas sustentáveis da concessionária e compartilhar as suas ideias para transformar a cidade de Joinville, visite a Metronorte Chevrolet.

 
A Notícia
Busca