Prazo para entrega do contorno viário da BR-101 em Florianópolis é adiado para 2020 - A Notícia

Versão mobile

Moacir Pereira12/10/2017 | 02h20Atualizada em 12/10/2017 | 02h20

Prazo para entrega do contorno viário da BR-101 em Florianópolis é adiado para 2020

O prazo inicial fixado no contrato de concessão previa a conclusão da obra em 2012

Prazo para entrega do contorno viário da BR-101 em Florianópolis é adiado para 2020 Betina Humeres/DC
Foto: Betina Humeres / DC

A reunião realizada na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília, com o Fórum Parlamentar Catarinense e representantes da Auto Pista Litoral Sul e Assembleia Legislativa, foi marcada por uma péssima notícia: o prazo para conclusão do contorno da BR-101 em Florianópolis foi prorrogado para dezembro de 2020.

O prazo inicial fixado no contrato de concessão previa entrega da obra em 2012. Problemas de desapropriação e atraso na liberação de licença ambientes e até interferência política em relação ao traçado resultaram em duas prorrogações. Depois de muita ação do Fórum Parlamentar Catarinense foi fixada a data de inauguração para 2018.

A Auto Pista Litoral Sul até agora não se manifestou sobre as causas deste novo e calamitoso atraso. Em Brasília, informa-se que ele se deve à falta de licença ambiental para a interseção sul – Palhoça – da BR-101, que sofreu modificações e retornou ao traçado original. O processo está sendo examinado pelo Ibama, em Brasília.

A Justiça Federal agilizou de forma inédita as desapropriações para viabilizar o início da construção, mas ainda faltam várias áreas. Além disso, o contorno prevê a construção de seis túneis.

Durante a reunião na ANTT foi revelado que o contorno da BR-101 é hoje a obras mais cara para em execução no Brasil.

O atraso representa uma calamidade para a mobilidade na Capital e na Grande Florianópolis. O tráfego pesado na BR-101 trava todo o transito dos acessos e saídas da Ilha de Santa Catarina.

Tucanos unidos
Executiva estadual do PSDB homologou, em reunião com os senadores e deputados, proposta de chapa única para concorrer ao diretório regional. Decidiu promover uma convenção festiva no dia 11 de novembro, em Florianópolis, sem lançamento de candidaturas. A definição oficial vai ocorrer só em dezembro. O senador Paulo Bauer comunicou à bancada que sua pré-candidatura é definitiva e irreversível.

Na calada
Audiência pública para debater a situação dos acessos ao município de Tijucas, a partir da BR-101, está marcada para o dia 27 de outubro. A ANTT, na calada da noite, assinou a portaria 339, no final de 2016, fechando as duas saídas da BR-101, na cabeceiras da ponte sobre o rio Tijucas. O fechamento beneficiará diretamente um outlet que está sendo construído perto do centro de distribuição do grupo Angeloni na BR-101.

É contra
Prefeito, vereadores e a esmagadora população de Tijucas têm posição contrária ao fechamento. A ANTT adotou a medida atendendo a pedidos do senador Dário Berger (PMDB), segundo informações de Brasília. A Cerâmica Portobello, que tem a matriz em Tijucas com 2,4 mil empregados, também sofreu prejuízos com o fechamento para beneficiar um empreendimento comercial.

Colégios Militares
Laguna está duplamente em festa com a decisão do governador Raimundo Colombo de autorizar a instalação de mais três colégios da Policia Militar: Joinville, Blumenau e Laguna. A cidade ganha uma unidade militar e terá restaurado o histórico Grupo Escolar Jerônimo Coelho, construído há mais de 100 anos no governo Vidal Ramos.

Ponte polêmica
Presidente da Fatma, Alexandre Waltrick, garante que todos os tramites legais foram respeitados no licenciamento da polêmica ponte do canal da Lagoa, que o juiz Marcelo Borges mandou demolir. Diz: "O licenciamento da ponte da Barra da Lagoa seguiu rigorosamente as determinações do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema). Como o próprio nome diz, estudos ambientais analisam questões relacionadas com o meio ambiente, e não projeto executivo e questões de segurança."

Curtas

* Governador Colombo assiste nesta quinta ao desfile da Oktoberfest, em Itapiranga, e à noite abre a Expolages, na Serra catarinense.

* Deputado Mauro Mariani (PMDB) receberá no dia 19 de outubro o título de Cidadão Honorário de Joinville.

* Maquete do monumento do centenário de Chapecó, do artista Eduardo Dutra,  iniciativa da Unochapecó, foi apresentado na Efapi. Deverá ser inaugurado em 2018.

Acompanhe as publicações de Moacir Pereira

Ministério Público envia lista sêxtupla para escolha de novo desembargador do TJ-SC

STJ tem decisões sobre o caso Samuca

Julgamento do mérito da decisão para demolir os beach clubs será em outubro


Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaConfira nova lista de ruas que receberão obras de pavimentação em Joinville https://t.co/0FAp2eWmD8 #LeianoANhá 51 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaMulher morre após ser atropelada por carreta na BR-280, em Guaramirim  https://t.co/c2QIshIrXe #LeianoANhá 1 horaRetweet
A Notícia
Busca