Produtos únicos e preços acessíveis conquistam adeptos às cervejas artesanais  - A Notícia

Versão mobile

Tradição 14/07/2017 | 19h43Atualizada em 14/07/2017 | 19h43

Produtos únicos e preços acessíveis conquistam adeptos às cervejas artesanais 

Público é formado, principalmente, por pessoas que desejam produzir cervejas únicas e com especiarias diversas

Produtos únicos e preços acessíveis conquistam adeptos às cervejas artesanais  Salmo Duarte/Agencia RBS
Jorge Luis da Costa Junior é mestre cervejeiro  Foto: Salmo Duarte / Agencia RBS

A perspectiva de manter o mercado aquecido também é apontada pelo mestre-cervejeiro Jorge Luis da Costa Junior. Conforme ele, na medida em que os consumidores se tornam mais exigentes e buscam por alternativas ao mercado tradicional, as cervejas artesanais e caseiras ampliam seu número de adeptos.

Mercado de cervejas artesanais ganha espaço em Joinville 
Mercado das cervejas artesanais triplicou em Santa Catarina   

– Costumo dizer que todo mundo gosta de cerveja, até quem não sabe que gosta. Isso porque as pessoas que normalmente não gostam conhecem apenas uma qualidade da bebida. No mundo existem mais de 400 estilos de cerveja, e essa curiosidade se dá quando a pessoa experimenta algum estilo que foge do que ela já conhece. Aí experimentou um sabor, um estilo novo, é um caminho sem volta, porque ela vai querer experimentar outros e é nesse sentido que está acontecendo esse crescimento – destaca o especialista.

Formado em biologia, foi a busca por novos sabores que fez com que ele começasse a produzir cerveja caseira e se tornasse especialista no tema. Hoje, além de dar aulas sobre a história, produção e os tipos de cerveja, ele é um dos exemplos de quem decidiu investir no setor.

Dentro de uma casa na rua Timbó, no bairro América, Jorge mantém a Hoppy Haus, loja especializada na venda de insumos e equipamentos cervejeiros para a produção caseira da bebida.Prestes a completar dois anos, a loja já conta com uma média mensal de mais de 400 clientes de todo o Brasil.

O público é formado, principalmente, por pessoas que desejam produzir cervejas únicas e com especiarias diversas. O crescimento no número de consumidores desde a abertura do local foi de quase 40%.

Segundo ele, a explicação para o aumento no número de pessoas que produzem a bebida em casa está na facilidade de acesso a informações de receitas, práticas e benefícios. Uma produção artesanal simples, por exemplo, leva como ingredientes malte, água, levedura e lúpulo e tem custo médio de R$ 2 a R$ 7 por litro.

A possibilidade de escolher sabor, aroma e características específicas à bebida, sem a adição de conservantes também é vista como diferencial.Além de trazer um produto de alto valor agregado, ele é um produto que traz saúde. As cervejas naturais feitas com qualidade têm uma quantidade de nutrientes tão grande que acaba sendo positiva para a saúde, se não exagerar. Tanto que, na Europa, a bebida é tratada como um pão líquido – aponta Jorge.

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaDeap mobilizará 700 agentes em reforço das cadeias de SC no fim do ano https://t.co/mCV40NwD2V #LeianoANhá 2 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaProcon Joinville orienta sobre cuidados com as compras na Black Friday https://t.co/BpoNefT9S5 #LeianoANhá 10 horas Retweet
A Notícia
Busca