10 anos do Orkut: relembre comunidades e fatos que marcaram a rede social - A Notícia

Versão mobile

 

Nostalgia23/01/2014 | 16h38

10 anos do Orkut: relembre comunidades e fatos que marcaram a rede social

Site que já foi o terceiro mais visitado do Brasil completa uma década nesta sexta-feira

10 anos do Orkut: relembre comunidades e fatos que marcaram a rede social Orkut/Reprodução
Orkut: apesar da popularidade em queda, rede ainda possui milhões de usuários cativos Foto: Orkut / Reprodução

Já faz alguns anos que a frase "me adiciona no Orkut" deixou de ser a mais usada pelos brasileiros na hora de levar os relacionamentos interpessoais para o universo virtual.

Mesmo ultrapassada pelo Facebook – que em fevereiro também completará 10 anos – e pelo Twitter na preferência popular, o Orkut deixou sua marca entre os internautas e foi a primeira rede social com sistema de perfis a contar com a adesão massiva dos brasileiros, chegando a contar com 32 milhões de usuários.

Nesta sexta-feira, 24 de janeiro, o site completa 10 anos de lançamento. Relembre alguns fatos e comunidades que marcaram a ascensão e o declínio da rede social entre os internautas brasileiros.

2004
O Orkut é lançado no dia 24 de janeiro pelo Google. Batizado com o nome do chefe da equipe do projeto, o turco Orkut Büyükkökten, o site tem como foco os usuários dos Estados Unidos. No dia 5 de abril, aparece a versão em português.

2005
Em abril é lançada a verão em português. Testimonials viram depoimentos e scraps passam a ser recados. Era o que faltava para os brasileiros aderirem de vez à rede. Em entrevista à Folha de São Paulo, o criador do site afirma não entender o sucesso do Orkut no Brasil.

2008
O Google anuncia que o Orkut passará a ser administrado pela filial brasileira da companhia.

2010
O Orkut tem 32 milhões de usuários no Brasil e é o terceiro site mais visitado pelos internautas no país, atrás apenas do Google Brasil e do Google.

2011
Os brasileiros são a metade dos usuários do Orkut no mundo todo. Em segundo lugar fica a Índia, com 20%, e em terceiro os Estados Unidos, com 17%. A popularidade do Facebook começa a aumentar e, em outubro deste ano, o número de acessos ao Orkut começa a declinar.

2012
O Facebook ultrapassa o Orkut em número de usuários, chegando aos 36 milhões de visitantes em janeiro. A rede social azul e rosa começa a cair em desuso.

2013
O número de acessos ao Orkut fica em 6 milhões no mês de dezembro – número que, embora pequeno se comparado ao auge da rede social, revela que o site ainda possui usuários ativos e cativos. De acordo o site eMarketer, a rede social é quinta mais utilizada no país, atrás do Facebook, Youtube, Badoo e Google+.

AS 10 MAIORES COMUNIDADES DO ORKUT HOJE

Mesmo com o número de visitantes reduzido atualmente, o Orkut ainda conta com comunidades com até 6 milhões de membros – isso porque muitos usuários nunca chegaram a deletar seus perfis na rede. Confira a lista dos 10 fóruns com maior número de participantes.

1- Eu Odeio Acordar Cedo - 6,1 milhões de membros



2 - Eu amo a minha MÃE! - 4,5 milhões de membros




3 - Te incomodo?? Que peeena!!! - 4,3 milhões de membros




4 - Eu amo chocolate! - 3,6 milhões de membros




5 - Deus me disse: desce e arrasa! - 3,5 milhões de membros




6 - Amigos também dizem "eu te amo" - 3,3 milhões de membros




7 - Mulher não se pega, conquista! - 2,9 milhões de membros




8 - Tenho ciúmes de quem amo - 2,6 milhões de membros




9 - Amo ouvir música alta - 2,6 milhões de membros




10 - Eu amo o meu pai! - 2,4 milhões de membros

VARIEDADES DC

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaPolícia apreende 288 quilos de maconha em Balneário Piçarras https://t.co/lK7JiiWRe5 #LeianoANhá 2 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaMudanças no trânsito da rua Ottokar Doerffel começam neste sábado em Joinville https://t.co/BftrfS3xOY #LeianoANhá 3 horas Retweet
A Notícia
Busca