IBGE mostra que Joinville saltou de 526.338 pessoas no ano passado para 546.981 neste ano - A Notícia

Vers?o mobile

 
 

Cidade30/08/2013 | 08h26

IBGE mostra que Joinville saltou de 526.338 pessoas no ano passado para 546.981 neste ano

A cidade permanece como a mais populosa de SC

IBGE mostra que Joinville saltou de 526.338 pessoas no ano passado para 546.981 neste ano Diorgenes Pandini/Agencia RBS
3,9% foi a taxa de crescimento de Joinville Foto: Diorgenes Pandini / Agencia RBS

Joinville está prestes a chegar a 550 mil habitantes. Estimativa da população divulgada nesta quinta pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que a cidade saltou de 526.338 pessoas no ano passado para 546.981 neste ano, um crescimento de 3,92%, acima das taxas observadas de ano a ano nas décadas recentes.

A cidade permanece como a mais populosa de SC – embora entre as maiores do Estado todas tenham tido crescimento acima de 4% – e continua como a terceira maior do Sul do Brasil, atrás de Curitiba e de Porto Alegre. Entre as 20 cidades de cerca de 400 mil a 600 mil habitantes, Joinville subiu uma posição, ultrapassando Juiz de Fora (MG).

A estimativa é calculada pelo IBGE levando-se em conta projeções feitas a partir do último censo (neste caso, o de 2010) e o número de nascidos vivos e de óbitos nos municípios. Os números atualizados servem para o cálculo do repasse de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que o governo federal distribui às cidades. O impacto é maior entre cidades pequenas, e Joinville não muda de faixa em relação a esta transferência.

Na prática, porém, o aumento da população tem consequências. Ao mesmo tempo em que tem mais mão de obra para alavancar o desenvolvimento, o crescimento significa também mais demanda sobre os serviços públicos, isto é, necessidade de mais escolas, postos de saúde e infraestrutura habitacional e viária.

O prefeito Udo Döhler (PMDB) diz que não é supressa que a cidade continue crescendo a taxas elevadas para seu tamanho e afirma que a saída é planejamento a longo prazo, já que o cenário tende a ser de uma cidade entre 750 mil e um milhão de habitantes nas próximas décadas.

— Os maiores investimentos vão passar por mobilidade, com projeto de veículo leve sobre trilhos ou outros modais que estamos estudando, além da solução do déficit habitacional e outras demandas, para que não tenhamos um crescimento desestruturado, o que causaria mais problemas ao município — afirma.

As estimativas para outros municípios da região Norte mostram que a população no entorno de Joinville também está em franca expansão. Araquari é a cidade do Estado que mais cresceu nos últimos anos, com Schroeder e Itapoá entre as cinco primeiras

A Notícia

Notícias Relacionadas

Norte Catarinense 29/08/2013 | 17h37

Araquari é a cidade que mais cresceu em população nos dois últimos anos em SC

Outras cidades da região Norte também aparecem entre as cerca de 30 que mais cresceram

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaAcidente é registrado na SC-418 em Campo Alegre https://t.co/4pCZ4Yn1HRhá 27 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaNovo técnico diz que jogadores têm todo o mérito por vitória do JEC contra a Chapecoense https://t.co/rFUdNVqMafhá 27 minutosRetweet
A Notícia
Busca
Imprimir