Versão mobile

Educação 05/03/2013 | 09h21

MP investiga fechamento do Colégio Estadual Alberto Bauer, em Jaraguá do Sul

Governo do Estado determinou a proibição gradativa de matrículas para alunos do ensino médio

Enviar para um amigo
MP investiga fechamento do Colégio Estadual Alberto Bauer, em Jaraguá do Sul  Leo Munhoz/Agencia RBS
Governo do Estado determinou que o colégio está proibido de abrir matrículas para estudantes do ensino médio Foto: Leo Munhoz / Agencia RBS
Daiana Constantino@an.com.br

daiana.constantino@an.com.br

A luta da comunidade pela permanência do ensino médio no Colégio Estadual Alberto Bauer, em Jaraguá do Sul, teve novo capítulo. Proposta pelas associações de moradores Amizade e Czerniewicz, a representação que denuncia o governo do Estado por decretar o fechamento da unidade foi aceita pelo Ministério Público.

Já instaurado, o inquérito civil público investigará quais são os motivos do governo estadual para determinar o fechamento do ensino médio e se a medida prejudicará os alunos. Segundo a assessoria da promotoria da infância e juventude, a Gerência de Educação da Secretaria de Desenvolvimento Regional será notificada para apresentar defesa no caso.

O governo do Estado determinou que o colégio está proibido de abrir matrículas para estudantes do primeiro ano do ensino médio, assim como fazer inscrições de alunos do segundo ano. Em 2014, haverá apenas o terceirão. A previsão é que até 2015 as matrículas sejam feitas em outra unidades.

O presidente da associação do Czerniewicz, Laercio Atayde Machado, comemorou a decisão do MP.

— Estamos esperançosos para que uma solução seja tomada a favor dos alunos —, diz.

Neste ano, 150 alunos do primeiro ano do ensino médio tiveram de buscar matrículas em outras escolas. Cerca de 250 estudantes estão matriculados na Alberto Bauer, que atende também os bairros Três Rios do Norte, Nereu Ramos e Santo Antônio.

A gerente regional de Educação, Lorita Karsten, foi procurada pela reportagem, mas não foi encontrada na SDR e o celular dela estava desligado. No começo do ano, uma reunião foi realizada entre associações e a SDR para tratar do assunto. Porém, nenhuma alternativa foi apresentada.

Gerência de Educação terá de explicar os motivos da medida para a Promotoria

O fechamento da unidade teria sido determinado porque existem duas escolas estaduais próximas. A decisão não estaria relacionada a cortes de custos do governo.

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaMarcas que compraram leite de empresas suspeitas de adulteração podem ser vítimas e não respondem a processo criminal http://t.co/4CUejVHMCjhá 8 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaAcusada de torturar deficiente mental em Rio Negrinho é condenada http://t.co/3sC16Dsglnhá 9 horas Retweet
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros