Versão mobile

Requalificação05/07/2012 | 06h55

Rua das Palmeiras é reinaugurada nesta quinta-feira em Joinville

Cerimônia de abertura terá apresentações, e no sábado o espaço recebe pela primeira vez o Mercado de Pulgas

Enviar para um amigo
Rua das Palmeiras é reinaugurada nesta quinta-feira em Joinville Pena Filho/Agencia RBS
Últimos ajustes no cartão postal foram feitos nesta quarta-feira Foto: Pena Filho / Agencia RBS

Depois de dois adiamentos, a rua das Palmeiras será devolvida aos joinvilenses em cerimônia de reinauguração hoje, às 19 horas. Ainda na véspera, o trabalho era intenso para deixar o ponto turístico conforme previa o projeto de requalificação apresentado em março deste ano. Parte do calçamento estava sendo finalizado e os jardins, que há meses tinham sido retirados para as obras, voltavam pouco a pouco a colorir as curvas da antiga Alameda Brüstlein.

GALERIA: confira imagens da escavações

Com a estrutura modificada, o espaço passa a permitir a passagem de pedestres no centro da rua, entre as palmeiras, único elemento da paisagem que não sofreu alterações. O modelo, na verdade, é o mesmo do projeto anterior à década de 1970. Depois, o local teve nova configuração assinada pelo artista Juarez Machado.

Além da mudança estratégica para a acessibilidade de mais pessoas ao cartão-postal, há restrição na circulação de veículos. Os moradores e comerciantes da região só poderão passar com os carros na lateral esquerda da rua das Palmeiras - entrando pela rua do Príncipe e saindo pela Rio Branco. A outra lateral do ponto turístico será usada em eventos, como o Mercado de Pulgas, que terá a primeira edição no local neste sábado, a partir das 9 horas.

Os canteiros foram os últimos a estarem finalizados. Na quarta-feira, com a ajuda de alunos da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), parte das 200 mudas de mini "amor perfeito" foram plantadas, marginando todo o trajeto. Entre as palmeiras, a paisagista Ivana F. Borba optou pelo plantio de uma espécie de grama conhecida como "amendoim".

— É uma variedade que não possui raiz que compete com a da palmeira. Além disso, cresce com menor frequência, o que facilita a manutenção — afirma a profissional.

Já as flores têm tempo de vida menor, e precisarão ser replantadas de três a quatro meses.

O destaque entre as plantas são dois canteiros com mudas de Hemerocallis batizada de "Joinville". A variedade, desenvolvida por Dario Bergemann, proprietário da Agrícola da Ilha, foi conseguida em 2003, e deverá desabrochar em novembro, durante a Festa das Flores. O canteiro terá detalhes que irão diferenciar as plantas genuinamente joinvilenses das demais, e uma placa que contará a sua origem.

O Museu Nacional de Imigração e Colonização também reabre nesta quinta-feira, às 19 horas, no momento da cerimônia de reinauguração, e no sábado, durante o evento na rua das Palmeiras, abrirá em horário especial, às 9 horas.

Depois de interditado pela Vigilância Sanitária, o local não recebeu o tratamento externo previsto no projeto de requalificação do entorno. Segundo a paisagista, as modificações devem iniciar na sexta-feira e ter continuidade na próxima semana. Por enquanto, a área externa do museu já conta com pó de brita no lugar da tradicional brita.

— É um elemento permite maior acessibilidade de cadeirantes — afirma Charles Narloch, diretor executivo da Fundação Cultural de Joinville.

A reinauguração contará com a abertura a público das placas que contarão a história da Alameda Brüstlein e o passo a passo da sua requalificação. O busto em homenagem à Dona Francisca, obra do artista alemão Fritz Alt, também volta à cena depois de ser restaurado.

O monumento passará a ficar localizado no centro do cartão-postal. Estão previstas também apresentações da Adej (Associação Deficientes Físicos Joinville), fanfarra do Corpo de Bombeiros Mirins, música com um grupo formado por apenados, entre outras atrações.

Comentar esta matéria Comentários (1)

Augusto

Mas e a praça vai continuar cheia de viciados ???

05/07/2012 | 09h39 Denunciar

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaFantick terá paixão pelo Joinville e Avaí dividida na tarde deste sábado http://t.co/7cR2o6Gcajhá 8 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaDupla rouba carro e mata vítima a tiros na zona Norte de Joinville http://t.co/f0jCRnaFrQhá 8 horas Retweet
clicRBS
Nova busca - outros