Versão mobile

Requalificação05/07/2012 | 06h55

Rua das Palmeiras é reinaugurada nesta quinta-feira em Joinville

Cerimônia de abertura terá apresentações, e no sábado o espaço recebe pela primeira vez o Mercado de Pulgas

Enviar para um amigo
Rua das Palmeiras é reinaugurada nesta quinta-feira em Joinville Pena Filho/Agencia RBS
Últimos ajustes no cartão postal foram feitos nesta quarta-feira Foto: Pena Filho / Agencia RBS

Depois de dois adiamentos, a rua das Palmeiras será devolvida aos joinvilenses em cerimônia de reinauguração hoje, às 19 horas. Ainda na véspera, o trabalho era intenso para deixar o ponto turístico conforme previa o projeto de requalificação apresentado em março deste ano. Parte do calçamento estava sendo finalizado e os jardins, que há meses tinham sido retirados para as obras, voltavam pouco a pouco a colorir as curvas da antiga Alameda Brüstlein.

GALERIA: confira imagens da escavações

Com a estrutura modificada, o espaço passa a permitir a passagem de pedestres no centro da rua, entre as palmeiras, único elemento da paisagem que não sofreu alterações. O modelo, na verdade, é o mesmo do projeto anterior à década de 1970. Depois, o local teve nova configuração assinada pelo artista Juarez Machado.

Além da mudança estratégica para a acessibilidade de mais pessoas ao cartão-postal, há restrição na circulação de veículos. Os moradores e comerciantes da região só poderão passar com os carros na lateral esquerda da rua das Palmeiras - entrando pela rua do Príncipe e saindo pela Rio Branco. A outra lateral do ponto turístico será usada em eventos, como o Mercado de Pulgas, que terá a primeira edição no local neste sábado, a partir das 9 horas.

Os canteiros foram os últimos a estarem finalizados. Na quarta-feira, com a ajuda de alunos da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), parte das 200 mudas de mini "amor perfeito" foram plantadas, marginando todo o trajeto. Entre as palmeiras, a paisagista Ivana F. Borba optou pelo plantio de uma espécie de grama conhecida como "amendoim".

— É uma variedade que não possui raiz que compete com a da palmeira. Além disso, cresce com menor frequência, o que facilita a manutenção — afirma a profissional.

Já as flores têm tempo de vida menor, e precisarão ser replantadas de três a quatro meses.

O destaque entre as plantas são dois canteiros com mudas de Hemerocallis batizada de "Joinville". A variedade, desenvolvida por Dario Bergemann, proprietário da Agrícola da Ilha, foi conseguida em 2003, e deverá desabrochar em novembro, durante a Festa das Flores. O canteiro terá detalhes que irão diferenciar as plantas genuinamente joinvilenses das demais, e uma placa que contará a sua origem.

O Museu Nacional de Imigração e Colonização também reabre nesta quinta-feira, às 19 horas, no momento da cerimônia de reinauguração, e no sábado, durante o evento na rua das Palmeiras, abrirá em horário especial, às 9 horas.

Depois de interditado pela Vigilância Sanitária, o local não recebeu o tratamento externo previsto no projeto de requalificação do entorno. Segundo a paisagista, as modificações devem iniciar na sexta-feira e ter continuidade na próxima semana. Por enquanto, a área externa do museu já conta com pó de brita no lugar da tradicional brita.

— É um elemento permite maior acessibilidade de cadeirantes — afirma Charles Narloch, diretor executivo da Fundação Cultural de Joinville.

A reinauguração contará com a abertura a público das placas que contarão a história da Alameda Brüstlein e o passo a passo da sua requalificação. O busto em homenagem à Dona Francisca, obra do artista alemão Fritz Alt, também volta à cena depois de ser restaurado.

O monumento passará a ficar localizado no centro do cartão-postal. Estão previstas também apresentações da Adej (Associação Deficientes Físicos Joinville), fanfarra do Corpo de Bombeiros Mirins, música com um grupo formado por apenados, entre outras atrações.

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaPrefeitura busca soluções para superlotação nos cemitérios de Joinville http://t.co/j8ljtQA8kh http://t.co/57AtAqzKMFhá 8 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaCampanha de vacinação contra a gripe é prorrogada em mais duas semanas http://t.co/ALjkbCLOIy http://t.co/2uNcWmBYofhá 10 horas Retweet
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros