Döhler assume autoria por mancha no Rio Cachoeira em Joinville - A Notícia

Versão mobile

Crime ambiental07/07/2012 | 21h06

Döhler assume autoria por mancha no Rio Cachoeira em Joinville

Empresa afirma que houve rompimento num dos canos da rede de descarte de efluentes

Döhler assume autoria por mancha no Rio Cachoeira em Joinville Rodrigo Philipps/Agencia RBS
Mancha vermelha começou a se alastrar por volta das 7 horas da manhã. Foto: Rodrigo Philipps / Agencia RBS

A empresa Döhler, de Joinville, emitiu uma nota oficial neste sábado assumindo a autoria da mancha vermelha que apareceu no Rio Cachoeira. Segundo a empresa, ocorreu o rompimento parcial de um dos canos da rede de descarte de efluentes da fábrica, resultando no vazamento de corante no rio. Segundo o comunicado, a empresa já tomou as medidas necessárias para corrigir a falha.

Amostras do resíduo no rio foram coletadas por equipes da Fundação do Meio Ambiente (Fundema) da Polícia Militar Ambiental, assim como na estação de tratamento da Döhler, na saída pela rede pluvial e numa galeria próxima. O resultado do primeiro laudo deve sair em dez dias e o segundo, mais detalhado, em um mês.

Se for confirmado, por laudo, a autoria da empresa, pode haver multa de R$ 50 a R$ 50 milhões. O valor, segundo o policial Dario Aires Martins Júnior, vai depender da substância que caiu no rio e do impacto ambiental causado pelo produto. Segundo Dario, o fato de a empresa ter assumido pode reduzir a pena. 

Cor do rio surpreende moradores

A Fundema e a Polícia Militar Ambiental foram pegos de surpresa na manhã deste sábado quando receberam inúmeros telefonemas de moradores relatando a mancha vermelha no Rio Cachoeira. O rastro começava no bairro Santo Antônio, na divisa com o Distrito Industrial, e seguia até a Câmara de Vereadores.

Conforme o policial Dario, a subida de maré no meio da tarde conteve a mancha, que pode ter se alastrado ainda mais após as 16 horas.

O policial descreve o produto no Cachoeira como algo quente, que na avaliação da Fundema estava com 29°C no começo da tarde, quando o normal, para o rio, seria no máximo 19°C.

A NOTÍCIA

Notícias Relacionadas

Meio Ambiente 07/07/2012 | 16h41

Fundema investiga mancha vermelha em rio de Joinville

Órgão colheu amostras da água para análise

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJEC empata com o Volta Redonda e continua fora do G4 da Série C https://t.co/m5vvQMksGL #LeianoANhá 7 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaPalestrantes com renome mundial passam por Blumenau durante evento de negócios https://t.co/mcKqxYdgnj #LeianoANhá 7 horas Retweet
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros