Versão mobile

É a vez delas02/05/2012 | 12h02

Audax representa Joinville no Campeonato Catarinense de Futebol Feminino

Competição começa no próximo domingo e tem seis equipes disputando o título

Enviar para um amigo
Audax representa Joinville no Campeonato Catarinense de Futebol Feminino Rodrigo Philipps/Agencia RBS
Equipe do Audax em um dos encontros para treinar na quadra de areia do Parque da Cidade, às vésperas de encarar o Campeonato Estadual Foto: Rodrigo Philipps / Agencia RBS

Audaciosa, corajosa e ousada. Assim se define a equipe do Audax Esporte Clube Joinvilense, que neste ano dará um passo importante e participará, pela primeira vez, do Campeonato Catarinense de Futebol Feminino.

O time está longe de ser o mais estruturado da competição, mas quer mostrar que chegou para ficar.

Em 2006, foi brincando que algumas amigas se reuniam para praticar o esporte que é dominado pelos homens. José Ferreira, também conhecido como Zé Bruxo, é o técnico da equipe e marido de Graziela Santana, presidente do clube.

Ele foi o primeiro a incentivar as garotas, chegando a abandonar a carreira de atleta no futebol amador para se dedicar exclusivamente a ser treinador das meninas.

Confira quais são as equipes participantes

Os resultados foram aparecendo com o tempo. Até que o sonho de participar da principal competição no Estado pudesse ser vislumbrado como uma realidade.

— Desde o começo, o nosso sonho era fazer futebol de campo. Fomos evoluindo até ver que isso era possível—, afirma Zé Bruxo.

O começo não foi fácil. Em 2007, a eliminação na primeira fase dos Jogos Interbairros de Joinville (futebol de areia) foi um duro golpe. Mas o time honrou o nome – Audax, em latim, significa audácia e coragem – e continuou lutando. No ano passado, o título da Copa Norte mudou a história e foi a última página escrita antes do novo começo.

As conquistas dentro de campo são sempre acompanhadas de muita luta nos bastidores. O time conta com dez patrocínios, mas o número ainda não dá conta de todas as despesas para manter a equipe em funcionamento. Zé Bruxo estima que serão necessários R$ 25 mil para o Estadual.

Os apoiadores podem contribuir com parcelas de R$ 300 por mês para estampar sua marca no uniforme. Os treinos ocorreram basicamente em campos de futebol de areia e futsal, antes de iniciar a fase em gramado, recentemente.

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaAcompanhe o minuto a minuto de JEC x ABC http://t.co/yMp8C88ILvhá 12 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaÔnibus é incendiado no bairro Saco Grande, em Florianópolis http://t.co/3UF99em7qFhá 29 minutosRetweet
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros